quinta-feira, 28 de junho de 2007

Mundial Sub-20 - Canadá 2007 [parte 3 de 6]

Grupo C

México

O México é um dos times mais falados deste Mundial Sub-20. A equipe é basicamente a mesma que conquistou o Sub-17 dois anos atrás no Peru. O técnico, Jesus Ramirez, “subiu” de categoria junto com a garotada e a geração, considerada a mais promissora da história, foi apelidada de “ninos heroes”. A classificação foi tranqüila e o trabalho é sólido. Resta saber como esses jovens talentos vão lidar com a pressão por um bom resultado, afinal qualquer coisa pior que um lugar entre os semifinalistas vai ser vista como decepção.
Olho nele: Giovanni dos Santos (1,73m, 77kg, 18 anos) Filho de brasileiro, Giovanni é um exemplo da nova ordem do futebol: assim como Messi e outros, surgiu já fora do país de origem, nas categorias de base do Barcelona. Eleito segundo melhor jogador do Mundial Sub-17, é extremamente habilidoso e já foi comparado a Ronaldinho Gaúcho (graças, também, ao porte físico parecido). Mesmo dois anos mais novo que a maioria dos jogadores, é uma das boas apostas a estrela da competição.

Portugal
Apesar de ter revelado uma safra nova de bons jogadores nos últimos anos, como Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida e outros, Portugal ficou de fora dos últimos três Mundiais Sub-20. Em que pese a eterna comparação de cada nova geração com aquela do final da década de 80 que revelou Figo, Rui Costa & cia., a equipe possui razoável experiência internacional em jogadores como Bruno Gama, Hélder Barbosa e João Pedro. A campanha no europeu sub-19 que garantiu a classificação ao Mundial não foi muito brilhante, mas os jogadores ganharam rodagem nesta temporada e podem render mais do que na Polônia no ano passado.
Olho nele: Bruno Gama (1,77m, 72kg, 19 anos) Remanescente do time que conquistou o Europeu sub-17 em 2003, Bruno Gama é bastante técnico e possui um ritmo interessante de jogo. Arma muito bem as jogadas, embora também possa ser utilizado na faixa direita do campo. No Braga, já pôde mostrar que possui um bom chute (pega bem com os dois pés).

Gâmbia
Pouca gente conhece esse time de Gâmbia, mas não devia ser assim. Caso você não se lembre, os africanos derrotaram o Brasil na primeira fase do Mundial Sub-17 do Peru em 2005 (respeitáveis 3 a 1) e só não foi para as quartas-de-final por causa do saldo de gols. O aporte financeiro é grande de diversas autoridades do país, tudo para fazer com que os escorpiões disputem sua primeira Copa do Mundo em 2010, na África do Sul. A base é a mesma de dois anos atrás e a classificação não chegou a ser uma surpresa, por mais que Costa do Marfim fosse considerada favorita no grupo do qualificatório. Trocadilhos à parte, se um africano pode pintar como zebra, esse é Gâmbia.
Olho nele: Ousman Jallow (1,81m, 72 kg, 18 anos) Artilheiro do Africano Sub-20 com três gols em cinco jogos, marcou de pênalti o terceiro da vitória de Gâmbia sobre o Brasil em 2005. É forte, possui boa presença de área e é o único a jogar fora do país, no Raja Casablanca, do Marrocos.

Nova Zelândia
A Nova Zelândia estréia em Mundiais Sub-20 e deve ser, a partir de agora, uma presença constante. Isso porque, ao contrário do que acontece na Copa do Mundo, a Oceania tem uma vaga garantida e, com a mudança da Austrália para a AFC, neo-zelandeses devem reinar soberanos na região. A classificação veio sem tropeços, mas qualquer coisa além da primera fase parece um sonho distante para os comandados de Stu Jacobs. As esperanças de ao menos alguma alegria serão depositadas no meia Chris James, único a jogar fora do país.
Olho nele: Chris James (1,69m, 68kg, 19 anos) Apesar de meia, James foi o artilheiro da Nova Zelândia no qualificatório e já foi convocado quatro vezes para a seleção principal, tendo inclusive jogado no amistoso pré-Copa contra o Brasil no ano passado. Nascido na Nova Zelândia, mudou-se para a Inglaterra com os pais quando criança e é contratado do Fulham, embora ainda não tenha jogado no time principal.

Palpite do Grupo C: México e Portugal, mas Gâmbia pode pegar uma vaga de terceiro lugar.

2 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Esse Giovanni dos Santos é comparado ao Ronaldinho Gaúcho e foi o nome do título sub-17 do México. Sem dúvida os mexicanos serão fortes candidatos ao título do mundial.

Anônimo disse...

Será que o México vai, como sempre, frustrar as expectativas que surgem e ficar pelo caminho, igual ao time principal? É esperar para ver.