segunda-feira, 4 de junho de 2007

Balanço da temporada - Campeonato Alemão


Os campeonatos europeus começaram suas temporadas com poucas perspectivas de mudança: Barcelona, Bayern de Munique e Chelsea vinham de bicampeonatos e dificilmente o quadro mudaria em 2006/07. Entretanto, muito mudou, principalmente na Alemanha.

Pode parecer pouca coisa o quarto lugar dos bávaros, mas é uma verdadeira revolução. A última vez que ficaram de fora da Champions League foi na temporada 1994/95, conquistada pelo Borussia Dortmund, quando amargaram a sexta posição. Talvez essa revolução impetrada pela má campanha do Bayern sirva até de metáfora para o próprio processo de reformulação por que passa o futebol alemão como um todo, com o surgimento de uma nova safra de bons jogadores - coisa que parecia difícil de acontecer tempos atrás. O boom da Copa do Mundo fez com que a Bundesliga se tornasse o campeonato com maior média de público do mundo (cerca de 40 mil pessoas por jogo).

O Werder Bremen foi quem contratou mais e melhor, trazendo o bom camaronês Womé da Inter de Milão, dando uma chance a Diego, encostado no Porto, e reforçando a defesa com Mertesacker, titular do Nationalelf na Copa. Diego brilhou desde o início, o time começou muito bem e não fosse um gol de Messi nos acréscimos, teria avançado às oitavas da UCL em um grupo dificílimo, que tinha Barcelona e Chelsea. Mas as contusões de Klasnic, Baumman e Boowski, aliadas aos problemas pessoais de Klose e às ofertas que pipocaram por toda a Europa fizeram o desempenho da equipe despencar, culminando com a eliminação na semifinal da Copa da Uefa perante o Espanyol e o terceiro lugar na Bundesliga.

Já o Bayern de Munique sofreu com a perda de seu astro, Michael Ballack, para o Chelsea. Embora com dinheiro em caixa, os bávaros não conseguiram atrair jogadores de ponta para uma equipe recheada de medalhões e sucumbiu cedo no campeonato nacional, apostando suas fichas na Liga dos Campeões. Mas Podolski e Schweinsteiger não renderam o que deles se esperava, Felix Maggath caiu e Ottmar Hitzfeld assumiu. Embora tenha feito o Bayern melhorar o futebol apresentado, foi tarde demais. Para evitar o vexame, os cofres foram abertos para trazer Luca Toni, da Fiorentina e Jensen, do Borussia Mönchengladbach e da seleção. Sem contar que Zé Roberto pode voltar.

Parecia que seria dessa vez que o Schalke desencantaria e levaria novamente o prato pra casa após 50 anos. A equipe foi quem mais liderou a competição ao longo da temporada, graças à volta de Kuranyi à boa fase. Mas uma suspensão de Lincoln e a irregularidade do brasileiro-panamenho-alemão fizeram com que os azuis reais caíssem de produção e fossem ultrapassados na penúltima rodada justamente após uma derrota para os arqui-rivais do Borussia Dortmund no Westfalenstadion.

E por fim, o Stuttgart apareceu como quem não queria nada e acabou faturando. O técnico Armin Veh, que assumiu após uma atrapalhada passagem de Giovanni Trappatoni, apostou em jovens valores como Hitzlspeger, Mario Gomez e Lauth e contou com a estrela do brasileiro Cacau para, com um futebol eficiente, alcançar a liderança há apenas duas rodadas do fim. Foi o primeiro título desde a temporada 1991/92, quando o time chegou a ser treinado por um técnico pouco conhecido: Joachim Löw, hoje meister da seleção.

Hamburgo, Herta Berlim, Borussia Dortmund e Bayern Leverkusen decepcionaram mais uma vez. Nenhuma surpresa entre os rebaixados (Mainz, Alemania Aachen e Borussia M'Gladbach), mas vale ressaltar a boa campanha do recém-promovido Bochum, que terminou em oitavo. O artilheiro foi novamente um desconhecido, o grego Theofanis Gekas do Bochum, que se aproveitou da seca por que passaram Klose, Makaay e Kuranyi. Enfim, uma temporada de renovação na Bundesliga. E que venha agosto!

2 comentários:

Dassler Marques disse...

quase nada a acrescentar hein cara :)

já projetando a próxima, acho o Bayern favoritíssimo pelo time que tá montando e por entrar focadíssimo na prox Bundesliga.

no Stuttgart, só teria citado o Hilbert tbm, bom jogador.

abração!

Dassler Marques disse...

quanto íssimo O.o