sexta-feira, 29 de junho de 2007

Mundial Sub-20 - Canadá 2007 [parte 5 de 6]

Grupo E

Argentina

Atual campeã, maior vencedora da competição com cinco títulos e vitoriosa em quatro das últimas seis edições. Com esse histórico, é desnecessário dizer que a Argentina chega para, no mínimo, disputar a final. Essa geração não disputou o Sub-17 do Peru em 2005, mas não se engane: jogadores como Insua, Banega, Zárate e Escudero já são conhecidos internacionalmente e representam mais uma talentosíssima nova safra de hermanos. O futebol apresentado no Sul-Americano Sub-20 não foi dos melhores, mas a equipe estava desfalcada e, mesmo assim, conseguiu ficar em segundo para abocanhar uma vaga nas Olimpíadas. É bom secar desde já.
Olho nele: Sergio Aguero (1,70m, 69kg, 19 anos) Assim como Alexandre Pato, Sergio “Kun” Aguero dispensa muitas apresentações. Cotado para compor o grupo argentino que disputa a Copa América, acabou sendo chamado para seu segundo Sub-20 e não reclama. Surgiu no Independiente e, aos 15 anos, se tornou o jogador mais jovem a estrear profissionalmente no Campeonato Argentino. Sua transferência para o Atlético de Madri foi a mais cara do futebol argentino e já marcou gols decisivos em sua primeira temporada.

República Tcheca
Uma muralha intransponível. Assim se apresenta o time da República Tcheca, que tem na maior média de altura do Mundial (1,83m) e na sua forte defesa a chave para tentar ir longe na competição. A equipe de Miroslav Soukup chegou às semifinais do Europeu Sub-19 e só não disputou a final com a Espanha graças à uma derrota na semifinal para os surpreendentes escoceses por 1 a 0. Presentes nos Mundiais de 2001 e 2003, mas ausentes na última edição, os tchecos querem provar que têm capacidade de revelar outra geração como a de Nedved e Poborsky, que está se aposentando.
Olho nele: Marek Strestik (1,88m, 76kg, 20 anos) As principais (senão todas) as jogadas ofensivas dos tchecos passarão pelos pés de Strestik, praticamente a única gota de talento em um mar de jogadores defensivos. Strestik é um meia-atacante talentoso que sabe tanto armar quanto finalizar e joga pelo modesto Brno, em sua terra natal.


Coréia do Norte
Não se deixe levar pela falta de tradição do país no futebol: a Coréia do Norte é, talvez, a maior candidata a zebra da competição. Esta geração quer reeditar aquela de 1966, que derrotou os italianos na maior surpresa da história das Copas do Mundo. O time não é de todo desconhecido: surpreendeu chegando às quartas-de-final do Mundial Sub-15 do Peru há dois anos e foi derrotada pelo Brasil apenas na prorrogação. E quem achava que era golpe de sorte, os norte-coreanos foram simplesmente campeões asiáticos Sub-20, batendo o Japão nos pênaltis. Tudo isso com uma das menores médias de idade do torneio. É bom abrir os olhos pra eles.
Olho nele: Kum-Il Kim (19 anos) Uma das revelações do Asiático Sub-20, o meia é capitão da equipe e marcou quatro gols em seis jogos, tendo recebido o prêmio de melhor jogador da competição. Outro destaque é o atacante Chol-Myong Ri, apelidado no país de “Ronaldo coreano”.

Panamá
O Panamá tem investido bastante no futebol nos últimos anos, especialmente em infra-estrutura, e o trabalho já começa a colher frutos: os panamenhos chegam ao seu terceiro Mundial Sub-20 consecutivo. Sede do qualificatório, ficaram em segundo em seu grupo, atrás dos poderosos estadunidenses. Talvez a maior estrela esteja no banco :o lendário Julio Dely Valdez, maior jogador da história do país. Apesar de ser seu primeiro trabalho importante como técnico, Dely Valdez promete empenho na busca do primeiro ponto do Panamá na história do Mundial Sub-20. Promete também uma equipe ofensiva e alegre, exatamente como ele gostava de jogar.
Olho nele: Josue Jafeth Brown (1,86m, 77kg, 19 anos) O atacante do Atletico Veraguense é veloz, apesar do porte físico avantajado. Os “caneleros” apostam em seu faro de gol (marcou dois dos três tentos panamenhos no qualificatório) para marcar seu primeiro ponto na história da competição.

Palpite Grupo E: Argentina e República Tcheca, mas a Coréia do Norte pode aprontar

3 comentários:

Dassler Marques disse...

Mais que qqer coisa, surpreende é sua predileção pela Coréia do Norte.

Estou ansioso para ver Brasil e Argentina, que me parecem, superiores aos candidatos europeus.

abraço!

Anônimo disse...

Seria muito interessante ver um Brasil e Argentina em algum momento da competição. De preferência, na final.

Gerson Sicca disse...

Não sabia que a Coréia do Norte estava tão bem assim. Vamos ver se vai aprontar.
Abraço