sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Os grupos da Copa 2010

Veja como ficaram os grupos da Copa 2010:

Estes serão os grupos da Copa de 2010. O Brasil pegou um grupo mais difícil que nas últimas Copas, que pode ser considerado o da morte, ou ainda o segundo mais difícil, atrás apenas do Grupo D, único com três times que avançaram às oitavas-de-final em 2006.

Grupo A

A África do Sul fará milagre se conseguir se classificar para as oitavas de final. Pegou México, o segundo time mais forte do Pote 2, o Uruguai e a França. Uruguaios e franceses se enfrentaram em 2002, e ficaram de fora já na primeira fase - caíram para Dinamarca e Senegal. Já França e México se enfrentaram em três oportunidades: 1930, 1954 e 1966. Em 98, quando a França foi sede, também pegou a África do Sul na fase de grupos e goleou por 4 a 0. E Uruguai e México empataram sem gols na Copa de 66. Outra curiosidade: o Grupo A é idêntico ao Grupo 1 da Copa de 1966. A mudança é a África do Sul, que no caso em 66 era a Inglaterra - também o dono da casa. A França desponta como favorita ao primeiro lugar, apesar das dificuldades demonstradas pelo time nas Eliminatórias. Inicialmente, o Uruguai briga pela segunda vaga com o México, mas como anfitriões, os sul-africanos podem, por que não, surpreender.
Palpite: França e Uruguai

Grupo B

Penalizada com o grupo da morte nas duas últimas Copas, a Argentina pegou adversários bem mais fáceis desta vez. A Nigéria não é de longe a seleção que encantou o mundo na década de 90, contando agora com um futebol mais de força que de habilidade. A Coreia do Sul só teve força em 2002, quando foi sede, e a Grécia é uma equipe de defesa forte, mas pouca qualidade. Curioso é que, em 1994, a Argentina de Maradona teve grupo semelhante, ao cair com Nigéria e Grécia. Os hermanos enfrentaram os sul-coreanos em 1986, na campanha do bicampeonato, e os nigerianos em 2002, no Grupo da Morte: vitória argentina por 1 a 0.
Palpite: Argentina e Grécia

Grupo C

A Inglaterra deu sorte novamente, assim como em 2006, quando enfrentou Paraguai, Suécia e Trinidad & Tobago. O English Team enfrenta dois dos piores times de seus continentes: a Argélia, de volta a um Mundial após 24 anos (o pior dos africanos) e a Eslovênia, europeia pior classificada no Ranking da Fifa que chega apenas à sua segunda Copa do Mundo. O outro integrante são os Estados Unidos, que têm grande chance de voltar a se classificar e são os favoritos ao segundo posto. Ingleses e norte-americanos fizeram um duelo histórico em 1950: amadores, os jogadores estadunidenses derrotaram os assoberbados adversários, inventores do futebol.
Palpite: Inglaterra e Estados Unidos

Grupo D


Considerado por alguns o verdadeiro grupo da morte, apesar de não possuir seleções de tanto nome. É, na verdade, o único a reunir três equipes que se classificaram para as oitavas de final em 2006: a Alemanha foi terceiro lugar em casa, e Gana e Austrália surpreenderam ao avançar em seus grupos em suas primeiras participações. A Sérvia chega com o retrospecto de uma das melhores campanhas da Europa e excelentes jogadores. Por ser uma Copa na África, Gana deve levar certa vantagem na briga pela segunda vaga. Entretanto, é uma chave aberta e a Alemanha pode muito bem acabar em segundo lugar. Não há histórico de confrontos entre essas seleções - a não ser que a Sérvia seja considerada herdeira dos resultados da antiga Iugoslávia. Aí, foram cinco jogos (o último na fase de grupos da Copa de 98: 2 a 2). Os alemães, pode não parecer, são supersticiosos: as três vezes em que foram campeões, eles enfrentaram os iugoslavos, em 54, 74 e 90.
Palpite: Alemanha e Gana

Grupo E

O Grupo E foi o menos comentado do sorteio, pelo fato de ter um cabeça de chave menos tradicional - a Holanda. Dentro de seus continentes, as quatro equipes são grandes potências, mas na Copa eram consideradas forças medianas. A Holanda chega com moral de ser terceira lugar no Ranking da Fifa e ter conquistado 100% de aproveitamentonas eliminatórias, mas aparentemente mais fraca que, por exemplo, em 1998. A Dinamarca venceu um grupo difícil, que tinha Portugal e Suécia, e é considerada surpresa, afinal viveu fase boa também em 98 e na década de 80. E Camarões, da mesma forma, não está no melhor momento: depende demais de Samuel Eto'o, estrela da Inter de Milão, e sequer lembra a seleção que encantou o mundo em 90. Finalmente, o Japão já foi a melhor seleção da Ásia, mas possui um elenco envelechido e poucos jogadores jovens de qualidade. Deve, assim como em 2006, brigar muito mas terminar na última posição. Não houve confronto entre essas equipes na história dos Mundiais.
Palpite: Holanda e Dinamarca

Grupo F

Se os constantes tropeços da Itália nas fases de grupos se repetirem em 2010, será a prova final de que não é coincidência: o Grupo D é o mais fácil das últimas Copas, mais tranquilo até que a chave brasileira em 2002, que tinha Turquia, China e Costa Rica. Os italianos pegam paraguaios, neozelandeses e eslovacos - grupo para conquistar 100% de aproveitamento. Neste grupo, o único confronto que já aconteceu anteriormente foi Itália e Paraguai, na longínqua Copa de 50, no Brasil: 2x0 para a Itália, pela primeira fase, no Pacaembu. Inicialmente, imagina-se que o Paraguai saia na frente pela segunda vaga, mas a Eslováquia venceu um grupo equilibrado nas eliminatórias europeias e tem jogadores com experiência em clubes de ponta na Europa. A Nova Zelândia, com um futebol ainda semi-amador, corre por fora.
Palpite: Itália e Paraguai

Grupo G

O Grupo da Morte, segundo muitos - afinal tem a melhor seleção, a melhor europeia não-cabeça de chave e a melhor africana. Duas vagas para três seleções...e mais a Coreia do Norte. Qualquer resultado que três goleadas será surpresa, ainda que os norte-coreanos tenham alcançado a classficação através de uma defesa forte. Mas, ainda assim, deve ser como em 2002, quando o Brasil pegou a estreante China. O Brasil, normalmente com grupos fáceis, só teve chaves mais difíceis em 1958 (União Soviética, Inglaterra e Áustria, três potências europeias à época) e em 1966 (Hungria, Portugal e Bulgária, todas seleções fortes então - e a única vez que o Brasil caiu nas oitavas. A Copa de 66, aliás, traz também dois confrontos anteriores entre essas seleções: o Brasil foi eliminado por Portugal, ao perder por 3 a 1, e Portugal bateu a surpreendente Coreia do Norte, que havia despachado a Itália na primeira fase.
Palpite: Brasil e Costa do Marfim

Grupo H

O privilégio dos grupos fáceis passou do Brasil para a Espanha: pegou África do Sul, Paraguai e Eslovênia em 2002; Ucrânia, Arábia Saudita e Tunísia em 2006; e agora Suíça, Honduras e Chile. A Espanha já pegou os três adversários em Copas: na outra participação de Honduras, em 82, quando foi sede, a Fúria também enfrentou os Catrachos e empataram em 1 a 1; em 50, vitória espanhola sobre o Chile por 2 a 0, em Curitiba; em 66, vitória por 2 a 1 sobre a Suíça. O Chile é uma seleção emergente, de futebol absurdamente ofensivo, e comandada pelo argentino Marcelo "El Loco" Bielsa. A Suíça, por outro lado, é forte na defesa - tanto que foi eliminada em 2006 sem sofrer um gol sequer, algo histórico. Os dois já se pegaram na Copa do Chile, em 62, e os donos da casa venceram por 3 a 1. E Honduras é uma seleção parecida com a Costa Rica: muita velocidade e habilidade, mas pouca força física, disciplina tática e consistência defensiva. O Chile desponta como favorito à segunda vaga, mas é uma disputa aberta.
Palpite: Espanha e Chile

Um comentário:

O autor disse...

Legal sua análise dos grupos. Foi muito parecida com a minha. passa lá no meu: http:diarioesportivogolaco.blogspot.com


Abraços