segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Brasileirão: 80%

Briga pelo título segue embolada e sete lutam pela quarta vaga na Libertadores

O campeonato brasileiro pega fogo em sua reta final. Chegamos à 31ª rodada, com 80% da competição já concluída, e três equipes permanecem emboladas na frente (veja os números ao final do post). Com sete rodadas por jogar, 21 pontos em disputa e um equilíbrio muito grande, sem ninguém em grande fase, a reta final promete ser emocionante!

Mesmo sem vencer há cinco rodadas, o Fluminense segue na liderança graças ao empate com o Atlético-PR na Arena da Baixada e a derrota do Cruzeiro no clássico mineiro. O Corinthians, que vinha em péssima fase e teve até troca de técnico, venceu o clássico contra o Palmeiras na estreia de Tite e embolou novamente a briga: Flu e Cruzeiro têm 54, o Corinthians 53. A se julgar pelo desempenho atual, poderemos ter o campeão com menor número de pontos da era dos pontos corridos.

Destaques: Recuperação de Atlético-MG, Atlético-GO e São Paulo, seis gols de Jonas em quatro rodadas

Perebas: Série de empates do Botafogo, insistência do Vasco em abrir o placar e ceder empates, más fases de Avaí e Guarani

Curiosamente, Muricy Ramalho também liderava o Brasileirão no ano passado na 31ª rodada com 54 pontos, mas na reta final o Palmeiras somou apenas oito pontos e ficou fora até mesmo da Libertadores. Dado o retrospecto recente do Flu, não será surpresa se acontecer o mesmo.

A julgar pelos confrontos, também é difícil prever quem tem mais chances de ser campeão: Corinthians e Cruzeiro se enfrentam na 35ª rodada no Pacaembu, e o Fluminense também tem tabela complicada: recebe o Grêmio na próxima rodada, tem o clássico contra o Vasco e joga fora de casa contra Inter, São Paulo e Palmeiras. O Corinthians joga com três equipes que lutam contra o rebaixamento (Avaí em casa, Vitória e Goiás fora), mas ainda visita o Flamengo e tem o clássico contra o São Paulo. Já o Cruzeiro tem três jogos em casa e quatro fora, um deles contra o Flamengo.

Mas, além do trio, será que ninguém mais pode ser campeão? Afinal, no ano passado, o Flamengo tinha 51 pontos na 31ª rodada e ocupava a quinta colocação.

Pois bem, os principais perseguidores do segundo pelotão são Santos, Internacional e Botafogo, mas além da diferença maior de pontos (são seis para o líder), pesam os seguintes fatos: o Internacional deve, nas próximas rodadas, iniciar o trabalho de preparação para o Mundial de Clubes, e pode acabar tirando o pé; da mesma forma, o Santos, já garantido na Libertadores, pode antecipar férias a seus jogadores mais utilizados, como Neymar, e abdicar do título – tudo depende se Abel Braga virá mesmo ainda este ano ou não; no caso destas duas equipes, elas se enfrentam na próxima rodada, e apenas o vencedor continuará na disputa (ou mesmo nenhum dos dois, na ocasião de um empate); e finalmente, o Botafogo, sem quatro titulares até o final do ano – Fábio Ferreira, Maicosuel, Marcelo Mattos e Herrera), não parece ter elenco para aguentar a maratona decisiva.

Sobe e desce

Marcadas pela instabilidade, as últimas quatro rodadas tiveram uma troca de posições menos intensa que no restante do campeonato: quem mais subiu foi o Atlético-GO, revigorado por Renê Simões e por vitórias antes impensáveis - contra o Corinthians no Pacaembu (responsável pela queda de Adilson Baptista), contra o Vasco em casa e contra o Guarani fora. Com isso, o Dragão finalmente deixou a zona de rebaixamento pela primeira vez no campeonato, assumindo a 14ª colocação.

Com isso, o Vitória foi empurrado para a zona da degola pela primeira vez na competição. Agora com Antônio Lopes, o rubro negro somou apenas três pontos no período e caiu outras três posições, chegando ao 17º lugar. Além do Leão, outras três equipes também caíram quatro postos nas últimas semanas: o Vasco (9º para 12º), que teve três empates e uma derrota; o Guarani (12º para 15º), o pior pontuador do período; e o Avaí (16ª para 19º), lanterna do segundo turno com apenas sete pontos conquistados em doze partidas. O time de Florianópolis teve um ótimo começo de Brasileirão, mas após a pausa da Copa do Mundo se perdeu - já foram três trocas de técnico, com Vagner Benazzi assumindo na 29ª rodada.

Com relação aos pontos conquistados, a melhor equipe das últimas quatro rodadas foi o Ceará, que após um início de returno muito ruim se recuperou nas mãos de Dimas Filgueiras, inicialmente apenas interino. A tabela favoreceu, com três partidas em casa, mas o Vozão conquistou três vitórias importantes no Castelão, contra Internacional, Guarani e São Paulo. Além disso, arrancou empates fora de casa contra Palmeiras e Corinthians e praticamente assegurou sua permanência na Série A por mais uma temporada. O time deixou de ser o detentor da marca de mais jogos sem vencer (eram seis na última análise) para ter a segunda maior série invicta (seis jogos), atrás apenas do Botafogo, que está a nove sem perder, mas que acumulou incríveis oito empates seguidos.

Também foram bem os Atléticos Mineiro e Goianiense, que somaram nove pontos e saíram da zona de rebaixamento. O São Paulo reagiu com Carpegiani e também venceu três , voltando a sonhar com a Libertadores. Por outro lado, a fase do Avaí continua péssima, e o Leão da Ilha somou apenas um ponto nas últimas quatro rodadas. E apesar de líder, o Fluminense conquistou dois de doze pontos possíveis, mesmo retrospecto do Guarani, que já se preocupa fortemente com o rebaixamento. Estas foram as piores equipes das últimas semanas.

Segundo turno: Grêmio disparado, Grêmio quase rebaixado

Com doze rodadas do segundo turno já disputadas, acompanhar o desempenho recente das equipes pode ser crucial na reta decisiva, por mais que nos momentos de definição muitas surpresas possam ocorrer, como é o caso das equipes que lutam contra o rebaixamento e tentam um último esforço.

Ainda disparado com a melhor campanha do returno, o Grêmio de Renato Gaúcho somou 27 pontos em 36 possíveis, num aproveitamento incrível de 75% dos pontos. Se mantiver o ritmo e ainda cair ligeiramente de produção, acumulando 66% dos pontos a serem disputados nas sete rodadas restantes, o tricolor chegaria aos 61 pontos, número certamente suficiente para se classificar à Libertadores, levando em consideração que Santos e Internacional também devam ocupar as primeiras posições.

Dono da segunda melhor campanha do returno, com 23 pontos, o Cruzeiro perdeu as duas últimas partidas, em que teria chance de se distanciar na liderança, mas acabou ultrapassado novamente pelo Fluminense, apesar da fraca campanha do tricolor, apenas o 15º do returno, com 16 pontos. O Corinthians também somou apenas 16 no período, e por essas características é que o campeonato segue embolado. A cinco pontos dos líderes, Santos, Internacional e Botafogo parecem ainda distantes da briga pelo título, mas se os ponteiros continuarem tropeçando (a última vez que os três venceram foi na 24ª rodada), a disputa poderá ficar ainda mais aberta.

Na outra ponta da tabela, após várias rodadas sem mudanças na zona de rebaixamento, os Atléticos respiraram e jogaram para o Z-4 Avaí e Vitória. O time catarinense, como já comentamos, tem a pior campanha do returno, com apenas uma vitória e sete pontos. Vice-lanterna, com oito pontos, o Grêmio Prudente fincou com gosto as garras na última posição geral da tabela e, com 24 pontos, precisa de um milagre similar ao do Fluminense em 2009 para escapar. Se ganhar os sete jogos, chegará aos 45 pontos, considerado número mágico pelos estatísticos. Com uma sequência complicada, em que enfrentará Cruzeiro, Vasco, Atlético-PR, Botafogo e Internacional, é difícil imaginar que, em duas rodadas, a queda já não esteja concretizada.

Brasileirão 2010 - 31ªrodada

Melhor ataque
2010 – Corinthians, Santos (53)
2009 – Grêmio (55)
2008 - Flamengo e São Paulo (51)
2007 - Cruzeiro (65)

Melhor defesa
2010 – Ceará (30)
2009 – São Paulo (34)
2008 - Grêmio (25)
2007 - São Paulo (12)

Pior ataque
2010 – Ceará (27)
2009 – Santo André (31)
2008 - Atlético-PR e Ipatinga (30)
2007 - América-RN (23)

Pior defesa
2010 – Atlético-MG (54)
2009 – Náutico (54)
2008 - Vasco (62)
2007 - América-RN (64)

Artilheiros
2010 – Jonas (GRE): 20 gols
2009 - Adriano (FLA), Diego Tardelli (ATM) : 16 gols
2008 - Kléber Pereira (SAN): 20 gols
2007 - Josiel (PAR): 18 gols

Séries
Série de vitórias atual: Grêmio (3)
Série invicta atual: Botafogo (9)
Série de derrotas atual: Avaí, Corinthians, Santos (2)
Série sem vencer: Avaí, Guarani (6)

Nenhum comentário: