quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Paulistão 2011 - bom para os pequenos, ótimo para os grandes

Nova fórmula aumenta interesse, mas limita surpresas

Não houve clube que não comemorasse a nova fórmula de disputa do Paulistão 2011 - após um primeiro turno de todos contra todos em jogos apenas de ida, serão oito, e não mais quatro, os classificados para a segunda fase.

Afinal, em um campeonato com 19 rodadas e diferença tão grande entre os fortes e os fracos, a briga por apenas quatro vagas havia deixado o Paulistão insosso e desmotivado nos últimos anos.

Apenas como exemplo: no regulamento atual, em 2010 foram quatro times envolvidos na disputa por três vagas à semifinal na última rodada. Fosse já o novo formato, teríamos cinco equipes disputando a última vaga, envolvendo doze times na parte de cima da tabela e os oito restantes na luta contra o rebaixamento.

Com exceção dos que tiverem melhor campanha e assegurarem a classificação antecipada, o número de times que ainda buscam algo no campeonato até o fim será bem maior.

Isso incentiva os pequenos a sonharem com o título ou mesmo uma participação na decisão. Afinal, em jogos únicos a chance de uma surpresa em um dia ruim do time grande é boa.

Por outro lado, também aumenta as possibilidades dos grandes predominarem nas semifinais e final. O motivo é simples: com calendários completo, os grandes normalmente abrem mão das primeiras rodadas do estadual, que teve sua data de início adiantada nos últimos anos, em nome da pré-temporada. Isso permite recuperar, no mês de abril, quando a primeira fase chega à reta final, os pontos perdidos em janeiro e fevereiro, quando equipes menores, que iniciaram os trabalhos em dezembro, tinham vantagem.

Desta maneira, por exemplo, o Corinthians - que ficou de fora das semifinais em 2010 e 2008 - poderia ter se classificado para a segunda fase, quando a camisa pesa e o time já está mais entrosado, seja pela disputa da Libertadores ou pela sequência de partidas.

Fazendo uma rápida brincadeira, simulamos como teriam sido os últimos quatro Paulistas sob o novo formato, aplicando o resultado do confronto no primeiro turno ao duelo fictício de quartas e semis.

Neste exercício, veríamos que Santos e Santo André repetiriam a final deste ano, mas em 2009, em vez de Santos e Corinthians na decisão, teríamos Palmeiras e São Paulo. Da mesma forma, em 2008, o Corinthians seria o adversário do Palmeiras na final, e não a Ponte Preta. Em 2007, primeiro ano do retorno das semifinais, o resultado seria o mesmo: Santos campeão em cima do São Caetano.

Vale lembrar que, agora, o número mágico para a classificação é 28. Esta é a média das pontuações dos oitavos colocados nos últimos quatro anos: São Caetano (27) em 2010, Grêmio Prudente (27) em 2009, Noroeste (29) em 2008 e Ponte Preta (30) em 2007. Perceba, também, que este número vem caindo a cada ano.

Apesar de elogiada pelos clubes, a nova fórmula abre espaço às chamadas injustiças do futebol - em 2010, a Ponte Preta, oitava colocada com 30 pontos, poderia ter eliminado o Santos, primeiro lugar com 50. Mas com o Brasileirão por pontos corridos, os Estaduais perderam sua importância e devem, por isso, buscar fórmulas diferentes para estimular a competitividade e a emoção do torcedor - além de que grande parte da graça do futebol reside no fato de ele nunca ter sido justo.

E você, gostou da nova fórmula do campeonato paulista?

Confira como teriam sido os confrontos da segunda fase nos últimos anos, sob a nova regra (placares utilizados correspondem aos jogos da primeira fase, com vantagem hipotética do empate para o time de melhor campanha):

2010
Santos 3x1 São Caetano
Santo André 4x1 Botafogo
Grêmio Prudente 2x1 Portuguesa
São Paulo 3x4 Corinthians

Santos 2x1 Corinthians
Santo André 3x1 Grêmio Prudente

Santos 2x1 Santo André

2009
Palmeiras 3x0 Grêmio Prudente
São Paulo 5x0 Mirassol
Corinthians 0x0 Santo André
Santos 1x0 Portuguesa

Palmeiras 4x1 Santos
São Paulo 1x1 Corinthians

Palmeiras 0x1 São Paulo

2008
Guaratinguetá 3x1 Mirassol
Palmeiras 0x0 Santos
São Paulo 2x1 Grêmio Barueri
Ponte Preta 0x1 Corinthians

Guaratinguetá 0x2 Corinthians
Palmeiras 4x1 São Paulo

Palmeiras 1x0 Corinthians

2007
Santos 4x2 Ponte Preta
São Paulo 1x1 Noroeste
São Caetano 2x2 Paulista
Bragantino 1x1 Palmeiras

Santos 3x2 Bragantino
São Paulo 0x1 São Caetano

Santos 3x0 São Caetano

Nenhum comentário: