quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Futebol americano: a corrida rumo aos playoffs na NFC

Continuamos hoje com a análise do cenário da NFL e a corrida pelos playoffs. Estamos chegando na semana 8 e as equipes já sabem o que precisam fazer ou evitar para sobreviverem à temporada regular.

No post anterior, falamos sobre o panorama da Conferência Americana. Hoje falamos sobre o cenário na NFC. Confira:

NFC

Tudo embolado. Esta é a melhor maneira de resumir a NFC, que tem nove de suas 16 equipes separadas por apenas uma vitória: enquanto os líderes New York Giants e Atlanta Falcons têm uma campanha de cinco vitórias e duas derrotas, cinco equipes (Chicago Bears, Washington Redskins, New Orleans Saints, Green Bay Packers e Philadelphia Eagles) aparecem com quatro vitórias e três derrotas.

Sim, o cenário está embolado porque ainda estamos chegando à metade da temporada, mas também porque os principais favoritos têm falhado em alcançar campanhas mais consistentes – com sete rodadas e nenhum time só com uma vitória, parte da imprensa americana tem chamado a NFC de “medíocre” em 2010.

Atual campeão, o New Orleans Saints tem estado muito aquém do ótimo jogo da temporada passada e já perdeu três, incluindo uma surpreendente derrota em casa para o Cleveland Browns (que havia vencido apenas uma em seis) por 30 a 17, graças a quatro interceptações de Drew Brees – duas delas convertidas em touchdown. Sem Reggie Bush e Pierre Thomas, machucados, o ataque terrestre é um dos piores da liga. O Sunday Night Football deste domingo promete ser imperdível, pois os Saints recebem o Pittsburgh Steelers e uma vitória é fundamental para não acender a luz vermelha na Louisiana.

O cenário é deveras preocupante para os campeões do Superbowl XLIV, já que as coisas estão emboladas na NFC South. O Atlanta Falcons (5-2) tem um dos melhores jogos terrestres da liga e, não bastasse isso, Roddy White é o líder em jardas de passe – já completou 54 recepções para 747 jardas e 5 touchdowns, numa incrível média de 13,8 jardas por recepção. Com Mat Ryan inspirado e uma tabela favorável (ainda enfrenta o Carolina Panthers duas vezes), é candidatíssimo aos playoffs. Além disso, o Tampa Bay Buccaneers (4-2), sempre baseado na defesa, corre por fora.

Dono da melhor campanha da conferência até o momento, o New York Giants (5-2) deu uma demonstração de força no último Monday Night Football ao vencer o problemático Dallas Cowboys (1-5) em um duelo da divisão leste, graças a quatro passes para TD de Eli Manning (seu recorde pessoal) e 126 jardas corridas por Ahmad Bradshaw, líder da NFL em jardas até aqui (foram 708). Mesmo com duas interceptações e um retorno de punt para touchdown no primeiro quarto, os Giants mesclaram uma forte defesa (Osi Umenyiora já tem 8 sacks) com um ataque intenso para reviver o time que surpreendeu a todos na temporada de 2007. Pior para os Cowboys, que perderam o quarterback Tony Romo com uma fratura na clavícula, e que dificilmente jogará de novo este ano.

Com isso, o caminho ficou livre para Washington Redksins e Philadelphia Eagles (ambos 4-3) sonharem com os playoffs. Os Eagles vêm crescendo a cara rodada e dão-se ao luxo de escolher qual o QB titular, já que tanto Kevin Kolb quanto Michael Vick têm jogado muito bem. A defesa continua dando sustos na torcida, mas como Jeremy Maclin já anotou seis TDs em recepções e LeSean McCoy cinco em corridas, dá para sonhar com a pós-temporada. O time descansa no final de semana e depois tem uma sequência duríssima: recebe os Colts, enfrenta os Redskins em Washington num confronto direto, e depois recebe os Giants.

O Washington, por sua vez, começou a temporada com certa expectativa por conta do trio McNabb-Portis-Moss, mas a defesa continuou sendo a mesma mãe de sempre (levou 170 jardas terrestres do Colts, o time que menos corre com a bola). Entretanto, a vitória sobre os Bears em Chicago no último domingo, graças a incríveis quatro interceptações de DeAngelo Hall (recorde da liga) e quatro sacks sobr Jay Cutler, acendeu uma luz de esperança na capital.

Na divisão norte, moram as grandes decepções desta temporada. Do Detroit Lions (1-5) nunca se espera nada, mas o Minnesota Vikings (2-4), após a grande campanha de seu ataque no ano passado, vem muito mal. Nem mesmo o retorno de Randy Moss foi suficiente para impulsionar os números da equipe, que tem sofrido com as contusões que assolam Brett Favre, interceptado e sacado constantemente - com dores no cotovelo, ele jogou no sacrifício em Green Bay e acabou machucando o tornozelo, devendo ficar fora por um ou dois jogos.

Também sofrendo com contusões, o Green Bay Packers (4-3) tem em Clay Matthews um dos melhores defensores da temporada, mas o ataque simplesmente não produz – Aaron Rodgers só conseguiu converter 31 de 80 terceiras descidas. Com uma tabela bem complicada (jogos fora contra Jets, Patriots, Falcons e Vikings), os cabeças de queijo podem acabar ralados ao final da temporada. Isso abre espaço para o Chicago Bears (4-3), mesmo com um cada vez mais atrapalhado e arrogante Jay Cutler, vislumbrar uma pós-temporada. Para isto, basta a linha ofensiva parar de conceder sacks aos adversários (Cutler já foi sacado 31 vezes), e assim o bom jogo terrestre voltará a produzir. Na defesa, o time de Brian Urlacher se garante – a tabela é razoável, já que os adversários mais fortes jogarão no Soldier Field.

Finalmente, falamos da divisão mais fraca desta conferência – a NFC West. Aliás, os times do oeste precisam se benzer, pois a AFC West também não assusta ninguém. O San Francisco 49ers (1-6) é o pior time da NFC e o segundo pior da NFL, ficando á frente apenas do Buffalo Bills. Some um ataque inoperante à uma defesa de filme de terror e você terá um time que dificilmente vencerá outra partida no ano (bom, eles ainda recebem os Rams). O St. Louis Rams (3-4), aliás, já pode dar férias aos jogadores e comemorar: com três vitórias, já tem o número de triunfos que acumulou nas últimas três temporadas. Como ainda recebem Carolina Panthers e os 49ers em casa, podem terminam o ano com honrosas cinco vitórias – agradeçam a Sam Bradford, calouro que tem mostrado potencial para levar o time mais além no futuro.

O Arizona Cardinals (3-3), por sua vez, mostra a cada ano que será difícil voltar a disputar um Superbowl como fez em 2009. O QB novato Max Hall ainda tem muito o que aprender e a defesa tem sido tétrica contra o jogo terrestre, e como um Larry Fitzgerald só não faz um verão, este não deverá ser o ano dos cardeais. Portanto, a NFC West deve sobrar, por eliminação, ao Seattle Seahawks (4-2), que vem subindo de produção a cada rodada, graças à uma fortíssima defesa contra o jogo terrestre e a bons jogos de Matt Hasselbeck. Ainda assim, muito pouco para passar da primeira rodada dos playoffs.

Cenário dos playoffs

NY Giants, Chicago, Atlanta e Seattle. Os atuais líderes de divisão devem avançar aos playoffs, e sinceramente hoje é difícil imaginar algum time, a não ser os Giants, que possa ameaçar o campeão da AFC (seja ele quem for) no Superbowl XL. New Orleans irá se recuperar e pode ser o principal candidato a este posto, ao passo que o Philadelphia é minha aposta para a sexta vaga. Green Bay, Minnesota, Arizona e Washington correm por fora. O que rolar além disso será tema para o comeback team of the year.

2 comentários:

Net Esportes disse...

Uma pena o Favre machucado, mesmo sendo torcedor do Packers ainda torço por sucesso do veterano. Espero que o Packers chegue nos playoffs, Rodgers já provou ao longo das últimos temporadas que pode substituir Favre por um longo tempo, quem sabe até ganhar um Super Bowl um dia.

Anônimo disse...

It's remarkable to pay a visit this site and reading the views of all colleagues regarding this post, while I am also eager of getting experience.

Feel free to visit my website :: User talk:SonjaDye - Opentaps Wiki