quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Coordenador técnico Ricardo Navajas critica prefeitura de Guaratinguetá e cita força política na escolha por Americana

O coordenador técnico de futebol do Guaratinguetá, Ricardo Navajas, culpou a prefeitura da cidade pela mudança de sede da equipe, que a partir de 2011 irá se chamar Americana Futebol e ficará baseada na cidade de mesmo nome, a 120km de São Paulo.

Para ele, a cidade de Guaratinguetá não acompanhou o crescimento do time, fundado em 1998 e que conquistou acessos seguidos nos campeonatos paulista e nacional. Sem falar em números, Navajas desmentiu as declarações de que a diretoria do clube havia pedido investimentos de aproximadamente R$ 600 mil mensais aos empresários de Guaratinguetá para permanecer na cidade, e citou o "acesso facilitado" aos governos estadual e federal como um dos fatores que pesaram na escolha por Americana.

Confira a íntegra da entrevista concedida nesta segunda-feira, durante o evento de lançamento oficial do Americana Futebol Ltda.

Qual o motivo de o Guaratinguetá ter escolhido Americana para sua nova sede?

O grande trunfo pelo qual nós mudamos de sede é exatamente economizarmos na estrutura para investirmos na equipe profissional. Queremos ter um elenco de 20 a 25 jogadores e completar com o trabalho de base, porque hoje é muito caro manter um elenco de 30 a 45 jogadores no profissional.

Como está o processo de transferência na federação? Já foi paga a taxa exigida?

Na federação está tudo resolvido. O problema maior pra nós é que a partir de hoje nós não vamos saber como vai ser a reação de Guaratinguetá. O fato de ter mudado, hoje é oficial, então pode haver problemas. A idéia é podermos terminar o campeonato da Série B em Guará mesmo e terminada a competição, transferir toda a estrutura para Americana.

O técnico Roberto Fonseca, após sua saída neste final de semana, disse que o processo de mudança de cidade atrapalhou o desempenho do time dentro de campo. Você concorda?

Concordo. Atrapalhou, vem atrapalhando, mas teria que ser feito agora, não havia outra solução. Agora, se você tem como treinar, se você tem alimentação em ordem, se já foi apresentado o novo técnico, não muda nada. O que muda é que mês passado você morava em Guará e agora vai morar em Americana. Se for se importar em ter 400, 500 pessoas torcendo contra você, então não temos realmente condição de pensar em jogar Série A, porque Série A você joga com 25, 30 mil contra. Se hoje nós temos 400 pessoas torcendo contra, vamos parar? Qual o problema de jogar em Americana? Quem tem contrato vai ser cumprido. Então, o jogador não pode se apegar nisso pra dizer que está atrapalhando. Afeta, não é saudável, mas o atleta tem que ser inteligente pra saber que ele está indo para uma situação melhor e não pode agir com a emoção nessa hora. O atleta é peça fundamental do processo. Se ele agir só com a emoção, estamos perdido. O torcedor é pura emoção, mas nós temos que agir com a razão. Ele tem que pensar no futuro promissor, esta é a região que nos deu a melhor condição, há a possibilidade de crescer, então estamos trazendo a empresa para uma situação melhor.

Falou-se em R$ 600 mil por mês para investir na infra-estrutura. Você confirma esse valor? O que ele representa de aporte financeiro e de melhorias para o clube dentro da situação atual?

Normalmente não se fala em valores, não falarei neste momento. Não existe um valor fixo, ninguém falou em valor fixo, não sei de onde tiraram esses números, acredito que seja o fato de estar perdendo a equipe, então estipulou-se um valor por mês que não seria possível segurar a equipe por lá. Ninguém falou esses números, quem estipulou esses números foi o prefeito de Guará e isso está totalmente fora da realidade de qualquer prefeitura do Brasil, ninguém jamais teria como investir esse valor em qualquer modalidade que seja, ainda mais numa empresa de futebol limitada. Isso não existe e é uma coisa fora da realidade. Se trouxer o Corinthians pra cá, ninguém vai colocar 600 mil por mês.

Quais são as garantias então que a cidade ofereceu?

É um acesso melhor ao poder público, ao governo do estado, ao governo federal, isso facilita...a região, o aeroporto a 25 km daqui, há empresas de porte grande, há o acesso a São Paulo, a transmissão da TV facilitada... Tudo é mais fácil, tudo é melhor quando você está próximo a um aeroporto, à capital. Pessoas influentes que tenham acesso ao governo do estado e ao governo federal facilitam. [nota: o prefeito de Americana, Diego de Nadai, é do PSDB, mesmo partido do governador do estado, Geraldo Alckmin. Já o prefeito de Guaratinguetá, Antônio Gilberto Filippo Fernandes Júnior, é filiado ao DEM. Além disso, Americana elegeu três deputados estaduais nas eleições de 3 de outubro]

Mas de que forma o acesso ao governo estadual irá beneficiar o clube? Qual a ligação?

Boa vontade, disposição, interesse em querer que a cidade cresça. Você não acha que, tendo uma equipe na primeira divisão, na série A do campeonato paulista e na Série B do Brasileiro, Qual é o prefeito que não gostaria de ter em sua cidade uma equipe na primeira divisão do campeonato paulista e na Série B do Brasileiro? Que não gostaria de ter sua cidade comentada no Brasil todo?

Se daqui a um ou dois anos não houver mais essas condições favoráveis, pode haver uma nova mudança de sede?

Não, o contrato é de dez anos. Primeiramente é preciso dizer que o Guaratinguetá Ftebol cresceu, mas a cidade de Guaratinguetá não acompanhou esse crescimento. Consequentemente, a empresa para poder realizar suas atividades precisa de garantias financeiras e estruturais. Posto isso, Americana nos ofereceu condições de desenvolvermos nosso trabaho que Guará não nos oferece hoje. Aqui, teremos mais condição de nos preocuparmos com o time e não nos preocuparmos tanto com questões estruturais e administrativas.

Um comentário:

Anônimo disse...

A empresa do Senhor Sony está equivocada ao contratar uma pessoa derrotada como o Senhor Navajas, que nunca passou de uma pessoa destemperada a beira da quadra, que nunca alcançou carreira vitoriosa como Bernardinho e Zé Roberto por exemplo. Quem é você Senhor Ricardo para falar de Guaratinguetá, os seus argumentos são típicos de um oportunista, está pegando uma carona na mídia para se aparecer? Triste o seu fim Senhor Navajas... Quanto a grande empresa do Senhor Sony... Tem dias contados