terça-feira, 5 de outubro de 2010

Brasileirão: 70%

Grêmio e Palmeiras sobem, enquanto Fla e Galo se desesperam


O Brasileirão anda a passos largos rumo à sua conclusão com rodadas seguidas no finais e meios de semana. Por isso, já chegamos aos 70% do campeonato, nos aproximando do último quarto, onde tudo se define. Vejamos a quantas anda o desempenho das equipes para tentarmos identificar o que pode acontecer nas próximas rodadas.

Destaques: recuperação palmeirense, campanha gremista e Jonas, que disparou na artilharia

Perebas: Defesas de Ceará e Guarani, campanha do Atlético-MG

A incrível ascensão gremista do segundo turno continuou nas últimas quatro rodadas, e o time de Renato Gaúcho foi novamente quem mais pontuou - foram três vitórias e um empate. O Grêmio, que aparecia na 16ª colocação ao final do primeiro turno, é agora o oitavo colocado, tendo somado 19 pontos de 24 possíveis nas oito rodadas deste segundo turno.

Quem também pontuou bem no período foi o Fluminense, que voltou a jogar bem e encontrar os resultados, somando os mesmos dez pontos e retomando a liderança do Corinthians, que empatou em casa com o Botafogo. O Flu poderia ter aberto vantagem ainda maior se não tivesse deixado a vitória sobre o lanterna Grêmio Prudente escapar no final de semana.

Mas o dono desta segunda parte do returno é o Palmeiras: o time de Felipão finalmente engrenou, também somou dez pontos graças a vitórias convincentes sobre Flamengo e Internacional e foi quem mais subiu posições no período, indo de 13º para 9ºlugar. Os gols de falta de Marcos Assunção e as boas atuações de Kleber foram fundamentais na recuperação alviverde, que ainda sonha com Libertadores, mas é algo difícil.

G-4 ou G-3?

Nas últimas semanas, talvez a maior polêmica do Brasileirão tenha sido a mudança anunciada pela Conmebol na classificação à Libertadores, em que o país campeão NÃO tem uma vaga extra, e sim o campeão assume uma das vagas já existentes. Com isso, o G-4 virou G-3. Os clubes protestaram, a CBF enviou ofício formal pedindo reconsideração e a entidade máxima do futebol sul-americano irá debater o assunto, mas a reversão parece pouco provável, já que a vaga teria de ser retirada de outro país (por que não os mexicanos?).

Por isso, a briga pela Libertadores parece, neste momento, polarizada entre Fluminense, Corinthians e Cruzeiro, que se encontram com boa vantagem sobre os principais concorrentes (Atlético-PR e Botafogo). Como a maioria duvida que o título deixe de ficar com uma dessas três equipes, a tendência natural é que as três vagas restantes para o continental de 2011 fiquem, de fato, com cariocas, paulistas e mineiros.

O Cruzeiro, aliás, é outro que vem bem no período e somou sete pontos, sendo o vice-líder do segundo turno com 17 pontos conquistados. A grande fase de Montillo coloca em xeque a função desempenhada pelos meio-campistas brasileiros, já que o chileno é, ao lado do argentino Conca, do Fluminense, o melhor jogador do campeonato.

Entretanto, a briga por estas vagas ainda não está definida, já que o Atlético-PR também vem muito bem. O Furacão tem a terceira melhor campanha do returno com 15 pontos e somou oito nas últimas quatro rodadas, fazendo o manual de pontos corridos: vitória em casa, empate fora. Contudo, a (até certo ponto surpreendente) saída de Carpegiani para o São Paulo pode minar a arrancada paranaense, que contará agora com Sérgio Soares.

De mal a pior

Se há gente que vai bem, obrigatoriamente alguém vai mal. E a turma de baixo da tabela não se emenda: Atlético-GO, Atlético-MG, Goiás e Grêmio Prudente não largam da zona de rebaixamento há dez rodadas. A dupla goiana até que vem fazendo um returno razoável, mas o déficit de pontos da primeira metade do campeonato ainda não os permite respirar aliviados. O Atlético-GO é quem vive melhor momento, tendo conquistado duas vitórias recentes e aparecendo a três pontos do Avaí.

O Leão da Ilha é um caso à parte: após ótima campanha no início, o time só fez cair de produção e é o vice-lanterna do segundo turno, tendo somado míseros seis pontos em 24 disputados - foram três empates, uma vitória e quatro derrotas. Curiosamente, a vitória foi a segunda maior goleada do campeonato até aqui, nos 5 a 0 sobre o Ceará. A maior tinha sido também avaiana, nos 6 a 1 sobre o Prudente.

Ceará que precisa se cuidar, pois teve o pior desempenho do período: apenas dois pontos, nove gols sofridos e queda de quatro posições, chegando ao 13ºlugar. Curiosamente, a melhor partida do time foi justamente contra o Corinthians, melhor mandante, no Pacaembu. Mas, após abrir 2 a 0, o time cearense permitiu o empate e escancarou as deficiências da outrora melhor defesa.

Destaques também para a má fase do Vitória, que acumula três derrotas seguidas, e do Flamengo, que teve a saída de Zico, a demissão de Silas e o retorno de Luxemburgo, para colocar mais fogo na panela de pressão que se transformou o clube. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

27ª rodada

Melhor ataque
2010: Corinthians (49 gols)
2009: Grêmio (52)
2008: Flamengo, Palmeiras, São Paulo (43)
2007: Cruzeiro (63)
2006: Grêmio (47)

Melhor defesa
2010: Cruzeiro, Internacional (26)
2009: Palmeiras, São Paulo (26)
2008: Grêmio (22)
2007: São Paulo (8)
2006: Santos(24)

Pior ataque
2010: Ceará (21)
2009: Fluminense (26)
2008: Atlético-PR (27)
2007: América-RN (20)
2006: Corinthians (25)

Pior defesa
2010: Atlético-MG (49)
2009: Sport (49)
2008: Figueirense (55)
2007: América-RN (54)
2006: Ponte Preta (50)

Gols e média
2010: 744 (2,77 em 268 jogos)
2009: 769 (2,84)
2008: 721 (2,67)
2007: 759 (2,82)
2006: 712 (2,63)

Artilheiros
2010: Jonas (Grêmio) - 14 gols
2009: Adriano (Flamengo) - 15 gols
2008: Kléber Pereira (Santos) - 19 gols
2007: Josiel (Paraná) - 17 gols
2006: Souza (Goiás) - 14 gols

Série de vitórias atual: Grêmio (3)
Série invicta atual: Atlético-PR (6)
Série de derrotas atual: Vitória (3)
Série sem vencer: Ceará (6)

Um comentário:

Opinião do Carvalho disse...

Oi, bom dia.

Meu nome é Rodrigo Carvalho, sou jornalista, tenho um blog sobre futebol e gostaria de saber se estaria interessado em fazer uma parceria.

Entrei no seu blog agora, e achei bacana, inteligente.

A linha do meu blog é crítica.

Faço também uma entrevista por semana, sempre publicada aos sábados.

Se quiser, dê uma olhada nas realizadas, com Edmundo, Washington Rodrigues e outros.

Bom, minha proposta é essa, eu colocaria um banner do seu blog na minha página e vice-versa.

Só fiz uma parceria até o momento pois meu intuito não é de puramente fazer por fazer, mas sim de me associar com blogs que eu goste e veja qualidade.

Um grande abraço.



Rodrigo Carvalho



http://opiniaodocarvalho.blogspot.com/