segunda-feira, 2 de julho de 2007

Brasileirão: 20%


Perto da metade do primeiro turno, é hora da segunda análise do Campeonato Brasileiro. Há cerca de um mês, quando a competição chegava à sua quarta rodada (10%), Botafogo, Corinthians e Vasco eram os únicos invictos e, junto do Paraná, formavam o quarteto da zona de classificação para a Libertadores. Agora, apenas o alvinegro mantém seu aproveitamento de pontos (83,3%), continua na liderança e é o único invicto. O Paraná também permanece no pelotão da frente, em terceiro, enquanto Corinthians e Vasco já foram derrotados e estão mais pra baixo.

Quem mais subiu foi o Goiás, que era o 18º lugar e, com quatro vitórias seguidas, é o vice-líder. O São Paulo, que passava por um momento complicado, aos poucos vai se achando e já está em quarto. O Cruzeiro vem se recuperando com um bom trabalho de reformulação imposto por Dorival Junior, e o Fluminense não diminuiu o ritmo após a conquista da Copa do Brasil. Quem mais caiu foi o Vasco: de 4º para 11º, mas Palmeiras, Grêmio, Sport e Atlético-PR também pioraram.

O América-RN continua segurando a lanterna, mas seu aproveitamento caiu de 25% para 17%. Com quatro pontos em oito rodadas, o Mecão já trocou de técnico e é o mais sério candidato ao rebaixamento. E por falar em trocas de técnico, sete times já mudaram de treinador: Juventude, Atlético-MG, Paraná, Atlético-PR, Sport, Náutico e América-RN.

Santos e Internacional continuam surpreendendo na parte de baixo da tabela. O Peixe permanece na 16ª posição, a primeira fora da zona de rebaixamento, e o Colorado subiu de 19º para 15º. O Flamengo também está embaixo, mas com dois jogos a menos.

Saindo dos números e analisando o futebol apresentado pelas equipes, o Botafogo segue como favorito ao título. Apenas São Paulo e Fluminense aparecem como postulantes a roubar essa primeira colocação alvinegra, mas sempre é bom lembrar que ainda é muito cedo para qualquer coisa. Até por isso, é bom esperar pra ver até onde Goiás e Paraná podem chegar.

Vale lembrar que a partir de agora os elencos serão testados ao máximo, com duas rodadas por semana e com a abertura do mercado europeu. Até o final de agosto, algumas equipes sofrerão mudanças drásticas. Esta é, portanto, a etapa mais complicada do campeonato.

A próxima análise acontece daqui a quinze dias. Teremos, portanto, quatro rodadas no espaço de duas semanas. Hora de confirmar - ou não - algumas verdades do campeonato, que (repito) ainda está muito no começo.

3 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Por mais que tenhamos apenas 20% dos pontos corridos, acredito que seja muito difícil América e Naútico sairem dessa situação. Desde já aponto meu campeão, aliás, campeão não, bicampeão, São Paulo Futebol Clube.

Anônimo disse...

Mauricio eu aposto no Botafogo e também acho que Nautico e America não escapam!Abraço

Dassler Marques disse...

Não contesto nada.
Apenas vejo potencial em Cruzeiro e Internacional pra, daqui um tempo, brigar mais acima. O GrÊmio é outro que deve subir. No Santos eu não acredito.

Parabéns pelo post, excelente.

abraço cara!