sexta-feira, 20 de julho de 2007

Brasileirão: 30%


A concorrência com Copa América, Mundial Sub-20 e Jogos Pan-Americanos tirou quase todos os holofotes do Campeonato Brasileiro. De fato, tem sido difícil acompanhar tudo, mas o Brasileirão já passou de seu primeiro quarto e lá vamos nós para a terceira análise. Vale lembrar que nem todos os times têm o mesmo número de jogos, então algumas posições na tabela podem não refletir a verdadeira campanha das equipes.

O Botafogo segue na liderança, mas perdeu a invencibilidade na 11ª rodada após um sonoro 3x0 para o Santos. Foi a primeira partida sem Dodô, pego no anti-doping. Ainda assim, o Fogão continua na liderança por ao menos mais uma rodada, mas é preciso ver como o time vai ficar após as recentes paradas e a ausência de Dodô.

O time mais interessante da quinzena é o Cruzeiro: se isolou na estatística do melhor ataque (27), mas é também a segunda pior defesa (24). Nos últimos quatro jogos do time celeste, saíram 16 gols, uma incrível média de quatro por partida. Doriva Júnior tem problemas na defesa desde o início do campeonato, mas o ataque parece ter se acertado com as chegadas de Wagner e Roni.

Por outro lado, o São Paulo é o time mais chato do BR-07. Tem a melhor defesa (incríveis quatro gols) e o pior ataque, ao lado do América-RN (9). Em doze jogos do time no campeonato, foram marcados 13 gols. Muricy tem a defesa sob controle, mas o ataque é um problema crônico.

Valem ser destacadas também as recuperações de Palmeiras e Santos. O time de Caio Junior ronda a zona da Libertadores e possui uma estatística interessante: é a melhor equipe fora de casa e a quarta pior em seus domínios. O de Wanderley Luxemburgo aos poucos vai resolvendo seus problemas no ataque. O Inter também vai subindo aos poucos, e foi muito interessante a estratégia adotada por Gallo na vitória sobre o Corinthians: meio que copiou o esquema do Botafogo, e deu certo.

O Goiás se mantém na segunda colocação há quatro rodadas, mas ainda é preciso mais tempo para analisar o trabalho de Bonamigo. O Paraná teve uma queda, mas venceu na saída de Pintado (vai para o futebol árabe) e voltou às primeiras posições.

Na parte de baixo, o Corinthians agoniza e a lua-de-mel com a torcida parece ter acabado. Os adversários aprenderam como a equipe joga e Carpegiani terá que se desdobrar, pois reforços não devem vir. A presença do Flamengo na zona de rebaixamento pode ou não ser circunstancial: jogou apenas nove vezes, mas nas últimas quatro que jogou não venceu. E América-RN e Náutico já se consolidam como favoritos ao rebaixamento.

Em quatro rodadas, mais uma análise. Até breve!

2 comentários:

Gerson Sicca disse...

Maurício, só deus sabe o que vai dar neste campeonato, tamanha a mediocridade. Inter e Cruzeiro ganharam alguns pontinhos, mas são equipes inconsistentes. A defesa do Cruzeiro é insegura e o meio-campo parece não conseguir controlar bem o jogo.
O Palmeiras mostrou contra o Grêmio q é um time sem objetividade, e o santos está muito aquém do q se esperava.
Pra mim, o time mais organizado taticamente do campeonato é o Grêmio.

Dassler Marques disse...

gosto mto destes teus posts cara!

dá pra gente notar o rumo dos times no campeonato

como o corinthians, descendo a ladeira total...

abraço!