segunda-feira, 2 de julho de 2007

Copa América + Sub-20


Final-de-semana mais cheio que ônibus às seis da tarde. Humanamente impossível assistir a tudo, afinal se tentasse ainda estaria vendo algum jogo e não aqui postando. Mas falemos do que se passou na Copa América e no pontapé do Mundial Sub-20. Do Brasileirão, faço um post à parte mais à noite.

No Grupo A, o Peru mostrou que realmente tem uma defesa fraca, tanto que sucumbiu à pressão venezuelana. As duas equipes devem avançar, deixando a bomba para o Uruguai, que precisa vencer os donos da casa para passar. Mas a Celeste está um nível abaixo dos venezuelanos e se arrancar um empate, deve dar-se por satisfeita. De qualquer forma, se passar não deve ir longe.

México e Equador derrubaram a maioria dos prognósticos, que apontavam um lado equatoriano forte e um México fragilizado pelos desfalques. Mexicanos são os primeiros classificados e equatorianos precisam vencer o Brasil. Tarefa dura, mas não impossível.

Não impossível porque o Brasil mais uma vez não jogou bem. O problema não são os jogadores, mas o esquema. E nessas horas percebe-se como o nível é baixo: esses jogadores têm se limitado a cumprir as ordens de Dunga. Isto é ruim 1º porque jogar como ele quer não rende, e 2º porque nem isso alguns têm conseguido fazer: seguir as ordens do treinador.

E o nível é baixo exatamente porque alguns jogadores não têm inteligência (ou peito mesmo) pra perceber os defeitos do time e jogar da maneira que tem que se jogar, não como o técnico quer. Se não rende, muda o posicionamento, vai pra outra faixa do campo...e só o Robinho tem se movimentado assim. Elano e Mineiro ficam presos às orientações burras do Dunga. E se o cara jogar certo e fizer gol, o tecnico vai tirá-lo do time porque não ta seguindo as ordens? Vai nada. E Dunga já mostrou outra vez que não tem capacidade, dizendo que o Chile jogou com duas linhas de quatro quando claramente não foi assim.

Já no Sub-20, a estréia ruim do Brasil foi circunstancial, pois se a Polônia não tivesse um jogador expulso, não teria se fechado tanto. Acredito que o Brasil deva vencer a Coréia, pois a diferença de qualidade é inegável e o futebol coreano é diferente do polonês em questões defensivas. Mas discordo de Carlos Eduardo e William no banco.

A Argentina também sucumbiu à forte defesa do leste europeu, representada pela República Tcheca. Gostei demais de Espanha e Uruguai, que fizeram o melhor jogo até aqui. Mesmo com dois gols de desvantagem, os espanhóis tocaram a bola com calma, pois sabiam que tinham qualidade para empatar. Essas duas equipes não terão dificuldades para passar por Zâmbia e Jordânia e devem ir longe na competição. Restam agora as estréias de México e Portugal, que acontecem nesta segunda. Vejamos se o nível melhora, pois as partidas do Sub-20 até aqui têm sido tão sonolentas quanto as da última Copa do Mundo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Se encontrar, na programação de algum canal, o reprise de Cruzeiro e Vasco, assista! Foi um jogaço. Daqueles cheios de chances de gol, com milagres do Silvio Luiz e golaços do Cruzeiro.

Arthur Virgílio disse...

Estive acompanhando hoje a estréia de Portugal no sub20. Gostei demais. Os lusos tem Zequinha, Pererinha e até Pelé.

Dassler Marques disse...

Poio, não há nada mais incrível que os nomes dos portugueses no sub-20.

Fábio Coentrão, olho nele!
tem até o Pelé
hahahaha

abraço!

Gerson Sicca disse...

A Copa América tem sido um torneio interessante. Acho bom para o futebol do continente um evento desses.
Mesmo com todos os problemas do Brasil, acho que temos condições de chegar bem na final e encarar os argentinos. E aí, com é clássico, não se pode apontar favorito. Hoje os argentinos tiveram dificuldades no segundo tempo.

Sidarta Martins disse...

Quase perdi o jogo do corinthians por ter ficado assistindo o não jogo do brasil sub-20 sábado.