sexta-feira, 13 de julho de 2007

Pagamos o pato


Era uma das melhores gerações do futebol brasileiro. Perdemos Lucas por contusão e Anderson para o banco da seleção principal da Copa América, mas tínhamos Pato, Carlos Eduardo, Renato Augusto, os dois David e Cássio. Um bom grupo, mas nunca um bom time. E a culpa cai sobre somente um nome: Nelson Rodrigues.

O famoso jornalista, que apelidou a seleção nacional de "pátria de chuteiras", deve estar revirando-se no túmulo ao ver que seu nome foi tão maltratado por seu homônimo, que responde pelo cargo de técnico do time sub-20. Faltou ao "comandante" exatamente isto: comando. Faltou dar um padrão tático à equipe, ou ao menos variações do já esfarrapado 4-2-2-2.

Faltou perceber que Leandro Lima não poderia ser titular, que David deveria jogar no lugar de Luizão e que, se Jô tivesse mesmo que ser mantido, deveria atuar de forma diferente. Mas, acima de qualquer coisa, faltou o que um grupo de garotos mais precisa encontrar quando olha para o técnico: liderança.

Nelson Rodrigues não passa nenhuma confiança a seus comandados. De fato, sua postura à beira do gramado denuncia que nem ele confia em si mesmo. Assim, sem um trabalho psicólógico forte, os garotos se perdem. As jogadas não saem, Pato tenta resolver sozinho e não consegue, Cássio toma um gol bobo - ainda que irregular - por desatenção

Era uma das melhores gerações do futebol brasileiro. Foi a pior campanha do Brasil em um Mundial Sub-20. A CBF bancou Nelson Rodrigues, e nós pagamos o pato.

5 comentários:

Anônimo disse...

Mauricio primeiro venho te cobrar vc sumiu rapaz to sentindo sua falta la no meu blog!Só para ter uma base esse Nelson Rodrigues conseguiu escalar o Renato Augusto de volante!Vai entender e o Fla estava precisando dele!Vai entender!Abraço

Arthur Virgílio disse...

Concordo contigo. Faltou comando a seleção. Ele tinha um bom grupo na mão, apesar dos desfalques que você citou e não soube dar padrão ao time. É sem dúvida, o grande culpado pela precoce desclassifacação. E, dificilmente voltará a dirigir outor time.

Dassler Marques disse...

irretocável!

abraço poiovski

Gerson Sicca disse...

A CBF tinha q levar uma lambada. Só quer saber de fazer jogo de empresário.
Pra mim, quem estava pagando o pato eram os times que tinham q liberar os guris. Vivem na pindaíba, não conseguem ficar mais de uma temporada com o jogador e ainda tem q liberar pra seleção. É demais.
Hoje foi só o Pato entrar em campo que o Inter melhorou o suficiente pra ganhar.
Por mim, o Nelson Rodrigues tinha q continuar.
Grande abraço

André Rocha disse...

Meu comentário trazido do Blag do Beting:

Grande Nelson "Forrest Gump" Rodrigues! Nem sabe o que foi fazer no Canadá e ainda tinha 12 títulos e quatro vices na carreira. Um currículo de Bernardinho para um talento de PC Gusmão. Como pôde estragar uma geração tão boa? Era só não atrapalhar, fazer simples como um João Saldanha: convocar e escalar os melhores. Será que isso é tão difícil assim? Um dia a casa cai para os incompetentes sortudos. Mas que hora, hein!

Abraço, Maurício!