segunda-feira, 16 de julho de 2007

O Pan no país do futebol


Dá pena ver como os esportes chamados "amadores" sofrem no Brasil. E sofrem porque o chamado "profissional" é detentor da esmagadora maioria da atenção da mídia. E este blog também é prova disso. Basta ver em que porcentagem cada esporte foi abordado aqui.
Entretanto, o que mais me chama a atenção é um processo de "futebolização" dos outros esportes. Explico.

Diariamente, a mídia joga todos os holofotes no futebol e solta uma notinha aqui de vôlei, outra notinha ali do basquete, mas só quando algum brasileiro chega à alguma decisão. Agora, do futebol, fala-se até do campeonato da quarta divisão de São Paulo. Vai procurar mesa-redonda sobre basquete pra ver se você acha. É claro que os canais fechados dão mais espaço para esses esportes, por serem exatamente canais de esporte 24 horas. Ainda assim, pude presenciar duas cenas intrigantes em apenas três dias de transmissão do Pan.

Na primeira, em uma matéria que falava sobre a derrota de 14 a 2 que o Brasil sofreu para a República Dominicana no baseball, foi utilizada a expressão "derrota de goleada". Mas peraí. No baseball não existe gol. Cada ponto recebe o nome de "corrida". Então, no máximo, deveria ser derrota de maratona, sei lá. Mas de goleada???

Na segunda cena, o narrador explica as regras do handball: "o toque da bola nos pés, seja voluntário ou não, é considerado falta, DA MESMA FORMA DA MÃO NO FUTEBOL". Comparação desnecessária e incorreta, afinal a regra diz que se a bola bater na mão involuntariamente, não é falta.

Ou seja, a competição é feroz. A cultura do futebol parece enraizada no jornalismo esportivo e teremos que aguentar mais e mais comentários infelizes. E aí vêm os especialistas nas modalidades para explicar como cada uma funciona. E é um mundo de informação que vai ser repetida nas olimpíadas, afinal não se cria uma cultura de acompanhamento destes esportes.

Esporte amador? A imprensa, sim, deveria ser chamada de amadora.

4 comentários:

Felipe Moraes disse...

Interessante a sua observação sobre os outros esportes e a futebolização dos mesmos. Realmente, são tratados como amadores e só são observados quando um brasileiro consegue um grande feito, isso em uma competição de nível mundial. No jornalismo esportivo, dá pra notar a falta de especialização dos profissionais. Os únicos esportes que possuem comentários e análises mais profundas são, depois do futebol, F1 e vôlei. Até o basquete, que nos rendeu tantas glórias na última década, é mal tratado pela imprensa.

Abraço, Felipe Leonardo

Anônimo disse...

Por isso, tem espaço para nós nesse mundo do jornalismo esportivo, cara. Tenho certeza disso. O mínimo de pesquisa antes de uma competição, como costuma fazer, por exemplo, o Everaldo Marques, ajuda demais.

Anônimo disse...

Concordo com você Mauricio, e ainda me ponho como imprensa amadora, pois também falo 99% de futebol no meu blog,mas estou tentando falar mais sobre outros esportes!Grande Abraço

Dassler Marques disse...

Sei lá viu cara..
tenho me deparado com cada coisa aqui que nem vou criticar ninguém

hahahaha

ontem escrevi Xana ao invés de Chana

pior só se colocasse Vagina né

hahahaha

abraço cara!