domingo, 8 de julho de 2007

Mundial Sub-20: segunda fase

Hora de rever a primeira fase do Mundial Sub-20 e analisar os confrontos das oitavas em diante. Já adianto que, baseando-me nas últimas análises de Copa América e Mundial Sub-20, minhas habilidades de futurologia não estão lá muito apuradas. Mas talvez isso signifique que estou no caminho certo, afinal prever zebras é algo meio complicado e a gente sempre analisa pelo ângulo que parece mais correto. Ou então realmente não sirvo pra coisa. Mas vamos lá:

O México foi o melhor time da primeira fase, o único a conseguir três vitórias. Teve o terceiro melhor ataque, com sete gols, e jogou de maneira bastante ofensiva, muitas vezes até com três atacantes de ofício, como na estréia contra Gâmbia. Giovanni dos Santos mostrou que é diferenciado e brilhou nos dois primeiros jogos, marcando dois gols. Na última rodada, descansou. Os mexicanos são amplamente favoritos contra a seleção do Congo, que ficou em terceiro no mediano grupo A.

Dos poucos jogos que vi na íntegra (nem metade das 36 partidas desta primeira fase foram televisionadas), a seleção da Espanha foi a que mais me agradou. Possui um toque de bola extremamente refinado, e não é apenas um toque sem objetividade: os jogadores sabem o que fazer com a bola e buscam a todo momento o gol. Os espanhóis tiveram o segundo melhor ataque da primeira fase, com 8 gols, e o artilheiro até aqui: Adrian Lopez, do La Coruña, com quatro gols. Destaque também para Juan Mata e Sunny Stephens. O Brasil vai ter muito, MUITO trabalho para vencer uma das quatro favoritas ao título.

Outra grande cotada é a Argentina, que comandada por Agüero (três gols e três assistências) teve outra campanha excelente, sem tomar gols (feito alcançado também por Chile e Nigéria). Os argentinos sofreram na estréia contra a forte defesa tcheca, golearam o Panamá por 6 a 0 e agora terão outro desafio europeu pela frente: a violenta Polônia, que levou 11 cartões em três jogos, sendo um vermelho. Resta saber se os poloneses se defenderão da mesma maneira do jogo contra o Brasil ou da goleada sofrida para os Estados Unidos.

E por falar nos yankees, aí vêm eles, com Freddy Adu e tudo. A eterna promessa fez uma jogadaça digna de futebol brasileiro na vitória contra o Brasil e marcou três vezes para ajudar os Estados Unidos a alcançarem o melhor ataque da primeira fase: nove gols, seis deles na goleada de 6 a 1 sobre a Polônia. Szetela e Altidore também fizeram três gols cada. Os estadunidenses são, sim, favoritos ao título. Mas tudo pode acontecer contra um Uruguai que, apesar de um tropeço inesperado diante de Zâmbia, tem capacidade para vencer.

Chile e Portugal se enfrentam com duas dúvidas diferentes: os chilenos terão que provar que a excelente forma da primeira fase não foi apenas graças a um grupo fraco; os portugueses terão de se virar sem sua estrela, Bruno Gama, que se machucou, e fazer sumir a má impressão da derrota para Gâmbia.

E por falar em africanos, os quatro avançaram às oitavas, um feito até certo ponto surpreendente. A Nigéria não empolgou em nenhum momento e Congo me pareceu uma equipe muito frágil que deu sorte. Mas Zâmbia e Gâmbia surpreenderam e podem ir mais longe: zambianos enfrentam exatamente a Nigéria, enquanto gambianos pegam o burocrático time austríaco.

Por fim, o Japão salvou a honra do continente asiático ao vencer um Grupo F que parecia não ter favoritos. E enfrenta a República Tcheca que deve levar vantagem na força, mas fica atrás na velocidade e talvez até na qualidade técnica. Confira abaixo a chave da segunda fase:

Tudo bem, vou dar a cara à tapa. Meus palpites para as quartas: Gâmbia x EUA, Brasil x Japão, Portugal x Zâmbia, Argentina x México (a famosa final antecipada?). Deixo claro que são apenas palpites, afinal alguns times sequer tive a oportunidade de assistir uma partida sequer. E se serve de consolo para o Brasil, pelo menos pegou a chave mais fácil.
<

6 comentários:

Anônimo disse...

Não tenho assistido ao sub-20, mas tenho escutado muito sobre os EUA. Não seria cedo para imaginar que Argentina e México fariam uma final antecipada?

Anônimo disse...

O Brasil sub-20 esta em sincronia com a seleção da copa america, nenhuma esta jogando nada, apesar que no ultimo jogo contra o chile o brasil evoluiu, eu também aposto minhas fichas nos EUA!Abraço e vc sumiu do blog vai la quando der, alias vc esta caindo para a zona de rebaixamento da Bola de cristal, rsrs.

Anônimo disse...

DOS JOGOS Q EU ACOMPANHEI GOSTEI DA ESPANHA E PORTUGAL...POREM SEI DESSE JOGADOR DO MEXICO, Q JOGA NO BARCELONA...E NAO ESQUEÇAM BRASIL É SEMPRE BRASIL!

Arthur Virgílio disse...

Gostei demais da Gambia, Espanha e de Portugal. Mas, não vi todos jogos, por isso não posso apostar nelas como as favoritas. Apesar de uma primeira fase pífia, ainda confio na individualidade dos nossos garotos, em especial Alexandre Pato e Renato Augusto. E o William não vai ser titular desse time?

HEnio disse...

um momento

HEnio disse...

Bom, as zebras acontecem com maior frequencia na primeira fase de torneios assim. Por isso, respeitando é claro as opiniões de todos, acredito que Gambia perde o próximo jogo devido à sua inexperiência internacional. Uruguai ganha dos USA na malangragem, tipo cotoveladas e cusparadas em um amargo 1x0. Torço pro Alexandre Pato jogar muuiiito bem e o Brasil passar. Mas a previsão é penaltys, porque o tal do Jô é de jogar fora. É o pior jogador sub20 que eu ví em toda a minha vida, perde até pro Dadá maravilha. República tcheca atropela Japão. Portugal e Chile, está mais pra Portugal. Nigéria ganha de Zambia fácil, uns 2x0. Argentina e Polonia é jogo pra 4 cartoes vermelhos e vaga decidida nos penaltys, acho que dá Polonia pq os argentinos amarelam. México e Congo, tá pro Congo, pq africanos sempre aprontam encima dos latinos. Tirando Brasil e Argentina, as opiniões sobre os outros jogos não tem um pingo de parcialidade. E torçamos para o Brasil, e pra substituirem o Jô.