quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

20 datas que farão o ano esportivo de 10

2010 estará repleto de eventos esportivos que marcarão história. Ano de Copa, a volta de Schumacher às pistas, o centenário corintiano - esta e uma série de datas serão aguardadas com expectativa. Por isso, nada melhor que o fim de ano para organizar a agenda esportiva, com os 20 eventos mais importantes do ano 10:

Quando / O quê / Por quê

10 a 31/01 - Copa das Nações Africanas: A competição de seleções da África cresce em importância a cada edição e a de 2010 será especial. Não só pelo fato de ser ano de Copa do Mundo e o torneio servir de preparação para os times que estarão no Mundial, como também pelo fato de ser sediada em Angola, país lusófono que ainda luta para sair da guerra civil e se desenvolver. Os olhos brasileiros estarão voltados para o Grupo B, onde a Costa do Marfim de Dider Drogba enfrenta a ascendente Burkina Faso, a forte seleção de Gana (que briga com os marfinenses pelo posto de melhor time do continente) e Togo, presente em 2006. Novamente, os elefantes caíram no grupo da morte e veremos como eles se saem. O Egito, atual bicampeão, busca o terceiro título consecutivo como consolo pela desclassificação dramática nas eliminatórias.

07/02 - Superbowl XLIV: Não dá mais para ignorar a maior data do esporte estadunidense. Miami será a sede do Superbowl pela décima vez, um recorde na NFL. A última nem faz tanto tempo assim - foi em 2007, quando o Indianapolis Colts derrotou o Chicago Bears por 29 a 17. Com uma campanha quase perfeita na temporada regular, de 14 vitórias e duas derrotas, os Colts, impulsionados por Peyton Manning, parecem ainda melhores e favoritíssimos ao título. Antes, deverão passar por um irregular New England Patriots de Tom Brady e pelos fortes San Diego Chargers (13-3). Do outro lado da chave, a NFC nunca teve tantos times bons nos últimos anos, como o New Orleans Saints (13-3) e Minnesota Vikings do incrível quarentão Bret Favre (12-4).

12-28/02 - Olimpíadas de Inverno: Os jogos de Vancouver serão a 21ª edição de inverno da Olimpíada. Será a segunda vez que o Canadá receberá o evento - em 88, Calgary foi sede, além de Montreal ter sediado as Olimpíadas de 76. E acredite ou não, o Brasil estará representado. Isabel Clark Ribeiro (Snowboard), Jaqueline Mourão (Cross-Country), Leandro Ribela (Cross-Country), Maya Harrison (Esqui Alpino, principal promessa) e Jhonathan Longhi (Esqui Alpino) são os cinco esportistas brasileiros que participarão da competição.

14/03 - GP do Bahrein: Abertura da temporada 2010 da Fórmula 1. Não bastassem as grandes mudanças, com o fim dos reabastecimentos e a entrada de novas equipes, o anúncio do retorno de Michael Schumacher às pistas agitou até mesmo aqueles que não acompanhavam o circuito desde a morte de Senna.

12/05 - Final da UEFA Europa League: A primeira decisão da repaginada Copa da Uefa acontecerá em Hamburgo, na Alemanha, no moderno HSH Nordbank Arena. Com equipes de tradição no futebol europeu, como Liverpool, Juventus, Ajax, Roma, Benfica, PSV, Valencia e Olympique Marseille ainda na disputa, a Europa League tem tudo para pegar nos próximos anos.

22/05 - Final da UEFA Champions League: A decisão da 55ª Liga dos Campeões chega ao palco com o qual está mais acostumada. O Santiago Bernabéu recebeu as finais de 57, 69 e 80 e é a casa do maior campeão europeu, o Real Madrid, que já a conquistou nove vezes. Outra novidade: será a primeira finalíssima jogada num sábado, para aumentar a audiência. Na temporada 2008/09, mais de 100 milhões de pessoas assistiram pela televisão apenas na Europa.

11/06 - Abertura da Copa do Mundo: A Copa é um evento único e merece três menções na nossa lista. A primeira delas é obviamente a abertura, no belíssimo estádio Soccer City, em Joanesburgo. África do Sul, anfitriã, e México se enfrentam diante de 90 mil espectadores ao vivo e mais centenas de milhões pela TV no início do primeiro Mundial em solo africano.

15/06 - Estreia do Brasil na Copa: Quatro dias após a abertura, o Brasil entra em campo no Ellis Park, também em Joanesburgo, para enfrentar a Coreia do Norte em seu jogo de estreia. O estádio traz boas lembranças, já que foi lá que a seleção brasileira conquistou a Copa das Confederações sobre os Estados Unidos.

21/06 a 04/07 - Torneio de Wimbledon: A 124ª edição do Torneio de Wimbledon vai dividir as atenções com a disputa da Copa do Mundo, mas pode ser palco de mais um recorde histórico de Roger Federer. O suíço que já é o maior vencedor de Grand Slams de todos os tempos (15, contra 14 de Pete Sampras) pode igualar o número de vitórias na grama inglesa do estadunidense. Se for campeão, Federere chegará ao seu sétimo título, igualando a marca de Sampras. Considerando que seus seis títulos foram nos últimos sete anos e que, no ano em que não venceu, foi vice-campeão, as chances são grandes.

11/07 - Final da Copa do Mundo: Se a África é logo ali, todos os caminhos levam a Joanesburgo no dia 11 de julho, quando duas seleções se enfrentarão para se tornarem a campeã do mundo. Enquanto Espanha, Brasil e Inglaterra são apontadas como as principais favoritas neste momento, muitos apostam em um campeonato cheio de surpresas como foi em 2002, também um cenário exótico, em que nem europeus, nem sul-americanos levam vantagem por jogarem em casa. Os brasileiros esperam comemorar o hexa, para não terem de se consolar com a constatação de que faltam quatro anos e que "o Brasil é bem aqui".

18/08 - Final da Libertadores: Será só depois da Copa do Mundo que conheceremos o novo campeão do continente. A Libertadores 2010 será disputada até às quartas de final, e será interrompida para o Mundial, voltando com as semifinais e finais em julho e agosto. Com Flamengo e Corinthians (no ano do Centenário) disputando, e sem as presenças de Boca Juniors, River Plate e LDU, a expectativa é até mesmo de uma possível decisão brasileira.

28/08 a 12/09 - Mundial de Basquete masculino: O Mundial acontecerá na Turquia e o Brasil caiu no grupo dos Estados Unidos. Mas apesar disso, as chances de classificação para a segunda fase são boas - Croácia e Eslovênia, apesar de boas equipes, não são as mais fortes da Europa, e Irã e Tunísia são acessíveis. É quase impossível imaginar o Brasil na final, mas ao menos o desempenho deverá ser melhor em 2006t no Japão, quando caiu na primeira fase.

01/09 - Centenário do Corinthians: A data é autoexplicativa. O centenário do clube mais popular de São Paulo e o de segunda maior torcida do país gera expectativa já desde 2007, quando o time caiu para a Série B. Com Ronaldo, Roberto Carlos e a contratação de vários jogadores de nome, a expectativa é de uma temporada vitoriosa e de sonho. Mas os centenários dos outros clubes - exceto o Vasco - não dão muitos exemplos positivos. Recentemente, cogitou-se a possibilidade de o Timão participar em agosto de um torneio amistoso em Madri, como parte das comemorações do aniversário.

04/09 - Início das Eliminatórias para a Eurocopa: As seleções europeias não param e, apenas dois meses após a final da Copa do Mundo, elas já entram em campo na briga pelas 14 vagas à Euro 2012, que será realizada na Polônia e na Ucrânia. Será a primeira participação dos ucranianos, e os anfitriões obviamente estão classificados automaticamente. A preparação tem sido cercada por problemas, atrasos nas obras e polêmicas. Algumas cidades que seriam sede, como Dnipropetrosvk, na Ucrânia, e Cracóvia, na Polônia (ambas cidades importantes em seus países) não foram aprovadas pela Uefa e ficaram de fora. O sorteio dos grupos das eliminatórias acontecerá em Varsóvia, no dia 7 de fevereiro.

23/09 a 03/10 - Mundial de Basquete feminino: O Brasil sofre desde a aposentadoria de Janete, mas ainda assim as perspectivas são boas. O grupo inicial é razoavelmente fácil e pode ajudar as meninas a se prepararem para a segunda fase. Estadunidenses, australianas, russas e chinesas são novamente as favoritas.

24/09 a 10/10 - Mundial de Vôlei masculino: A impressão que se tem é que nenhum esporte possui mais competições entre seleções nacionais que o vôlei, o que não deixa de ser verdade. Como a Liga Mundial acontece todo ano, o Mundial de Vôlei acaba parecendo mais um campeonato, mas é na verdade a Copa do Mundo do esporte, com sede fixa e mais equipes - são 24 no total. O regulamento é confuso: avançam 18 à segunda fase, em que seis grupos de três classificam mais 12 à terceira etapa, onde aí sim apenas os quatro campeões de chave vão às semifinais. No total, o campeão jogará nove partidas. o Brasil, atual bicampeão, está na chave B, ao lado de Espanha, Cuba e Tunísia. Mas a Itália, que venceu três vezes seguidas anteriormente, joga em casa e é favorita. A Rússia herdou os seis títulos da União Soviética e é a maior campeã da história.

29/10 a 14/11 - Mundial de Vôlei feminino: As meninas do Brasil tentam o feito inédito de conquistar o Mundial: em 2006, no Japão, passaram raspando e perderam a decisão para a Rússia num jogo inesquecível - 3 sets a 2 e derrota de 15 a 13 no tiebreak. Na ocasião, Jaque foi eleita a melhor recebedora do torneio e agora ela lidera a equipe que pretende, novamente no Japão, mudar a história. As campeãs olímpicas chegam como favoritas e estão em um grupo balanceado, que tem Itália, Holanda, Quênia, Porto Rico e República Tcheca. O regulamento é diferente: são quatro grupos de seis times, e os 16 melhores avançam para duas chaves de oito. Daí, as duas melhores de cada lado vão às semifinais. A Rússia, atual campeã, é também a maior vencedora, tenho conquistado cinco vezes na época da União Soviética.

02/12 - Anúncio das sedes das Copas de 2018 e 2022: Haverá muita expectativa pela chegada do final do ano, quando a Fifa anunciará as sedes das Copas de 2018 e 2022. Será a primeira vez que duas sedes seguidas serão anunciadas simultaneamente, aumentando o prazo de preparação dos países escolhidos - mudança feita em grande parte devido aos atrasos na África do Sul e Brasil. O rodízio de continentes mudou e, para a Copa de 2018, países africanos e sul-americanos não poderão participar. Para 2022, países sul-americanos e do continente escolhido para 2018. As favoritas são a Inglaterra para a Copa de 2018 e a Austrália para 2022.

05/12 - Última rodada do campeonato brasileiro: Serão 38 rodadas de agonia, êxtase, desespero e busca pela recuperação nesta que será a 30ª edição do Brasileirão. 19 clubes tentarão tirar do Flamengo o posto de campeão nacional, querendo impedir o Rubro-Negro e também o São Paulo de se distanciarem ainda mais no ranking dos maiores campeões.

15 a 19/12 - Mundial de Piscina Curta: A décima edição do Mundial de Piscina Curta (25m) acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e pode estender os feitos de César Cielo como já consagrado maior nadador brasileiro de todos os tempos.

Nenhum comentário: