sábado, 9 de janeiro de 2010

Xerém, safra 2010

Obter um bom aproveitamento das categorias de base e conseguir formar um elenco mesclado de revelações e contratações é o objetivo declarado de todos os clubes. A diretoria do Grêmio, por exemplo, anunciou recentemente que pretende aumentar nos próximos anos o número de jogadores do elenco oriundos da base, chegando a 75% - uma estruturação semelhante à de muitos clubes europeus famosos pela revelação de talentos.

Após um 2009 que terminou de maneira dramática, porém positiva, o Fluminense aposta exatamente nesta fórmula para ir longe em 2010. O sucesso de Digão, Dalton, João Paulo, Dieguinho, Maicon e Alan - garotos que seguraram o rojão no momento mais complicado da temporada - incentivou a comissão técnica a seguir confiando na garotada, ao ponto de subir mais quatro promessas já antes do Estadual.

No processo de formação do elenco para 2010, Cuca abriu mão definitivamente de jogadores mais experientes como Luiz Alberto, Fabinho, Wellington Monteiro e Leandro Amaral. Mostrando confiança no grupo vice-campeão da Sul-Americana, mandou trazer mais quatro de Xerém e reduziu a média de idade do elenco que faz pré-temporada no Espírito Santo para incríveis 22,8 anos (em 2009, era de 25). Ricardo Berna, goleiro reserva, é o mais velho, com 30 anos.

Dori, Bruno Veiga, Ferreira e Neves. As novidades de 2010 vêm referendadas pelo selo de qualidade de Xerém e credenciadas por ótimos resultados. “Nosso trabalho é muito mais de preparar os jogadores para o elenco profissional do que sermos campeões. Sempre trabalhamos a cabeça dos meninos para que quando eles cheguem em cima, mantenham sempre os pés no chão”, afirma Mário Marques, técnico da equipe júnior.

Dori e Bruno Veiga foram destaques da campanha na Copinha de 2009, quando o Flu foi eliminado nas quartas de final pelo Corinthians. Com bom porte físico (semelhante ao de Maicon), facilidade para atuar no papel de pivô e finalização competente, Dori marcou cinco gols na Copa SP do ano passado e é o mais “experiente” dos quatro: estreou pelos profissionais em 2008, no Brasileirão, mas voltou aos juniores no ano passado.

Bruno Veiga, companheiro de Maicon desde o pré-mirim e passagens com pela seleção brasileira sub-15, é quem mais desperta expectativa. Atacante de mais velocidade e condução de bola, costuma cair pelas pontas e também pode ser escalado no meio. Poder ter pouco espaço se Cuca decidir manter o 3-4-1-2- do final de 2009, mas é ótima opção caso o treinador decida escalar o time com Conca mais centralizado e dois meias abertos.

Na campanha do Brasileiro Sub-20 em que o Flu parou na semifinal, Veiga foi o principal jogador ao lado de Wellington. “A expectativa para 2010 é a melhor possível. O Fluminense lança os jogadores na hora certa. Espero aproveitar minha oportunidade”, disse o empolgado atacante no embarque para Vitória, esta semana.

E para oferecer suporte aos times sempre ofensivos de Cuca, dois novos nomes deverão rivalizar com Diguinho e Diogo na retaguarda do meio-campo. Os volantes Ferreira e Neves chamaram a atenção recentemente – o primeiro no Brasileiro Sub-20, e o segundo desde a Copinha de 2009. Xerifão, Ferreira atua mais recuado e é mais limpa-trilho que Neves, que sai mais com a bola e chuta bem de fora da área.

Outro que também deve ter algumas chances durante a temporada é Raphael Augusto, que está na disputa da Copinha deste ano. O meia, ao lado de Wellington, são vistos como grandes promessas e podem ter seu processo de integração ao profissional adiados por questão de cautela.

Por outro lado, a diretoria não demonstra força alguma para manter Tartá no elenco. O meia teve para muitos um ano decepcionante perto das outras revelações e pode parar no rival Vasco, em um processo parecido com o que aconteceu com Toró, que hoje é titular no Flamengo. Isso mostra que, por melhor que tenha sido o aproveitamento de Xerém em 2009, reduzir drasticamente a média de idade do elenco e apostar somente na garotada é, acima de tudo, uma atitude bastante arriscada. Se o Flu irá colher os frutos ou a safra apodrecerá, só o tempo vai dizer.

* Coluna publicada originalmente no Olheiros

Um comentário:

O autor disse...

O Fluminense pode - e tem - que usar seus jovens da base. Com um patrocinador de nome, investiu em Xerém, e agora colhe os frutos. Não é à toa que Xerém é uma das melhores abses do Rio e, até mesmo do Brasil.

Passa la no meu blog depois, Abraços: http://diarioesportivogolaco.blogspot.com