quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ranking Olheiros - Julho/2010

Inter amplia vantagem, Cruzeiro assume segundo lugar e Corinthians sobe


O Internacional continua soberano na liderança; o Cruzeiro ultrapassou São Paulo e Grêmio e retomou a segunda colocação; o Corinthians, campeão mundial sub-18 na Espanha, subiu à sétima posição; Coritiba, campeão da Taça BH 2010, e Vitória, campeão da Copa Brasil Sub-15 de Londrina, são os novos integrantes do Top 10. Estas são as principais novidades da atualização de julho do Ranking Olheiros das categorias de base, que chega a sua segunda edição neste ano com 135 integrantes, a inclusão da Copa 2 de Julho e o maior levantamento realizado no Brasil sobre o desempenho dos clubes nos campeonatos de base do país.

>>> Clique aqui para ver o Ranking e veja como está o seu clube
>>> Comente no blog

>> Entenda o Ranking (critérios de pontuação e mais informações)
>> Veja todas as competições e os pontos distribuídos no Guia de competições de base

Após cinco meses de competições e muitos títulos em disputa, o Colorado rompeu a barreira dos 400 pontos, abriu mais de 150 de vantagem para o novo vice-líder Cruzeiro e tem sua ponta virtualmente intocável. Apesar de não ter ido tão longe na Taça BH (caiu nas quartas de final), o Inter conquistou o bicampeonato da Copa Brasil Sub-17, no Espírito Santo e teve acrescentados os pontos do título de 2008 e da semifinal do ano passado na Copa 2 de Julho, novidade no Ranking. No total, foram 42 pontos somados, subindo de 370 para 412 e aumentando de 107 para 159 a vantagem para o Cruzeiro, novo segundo colocado.

Movimentação intensa no Top 10

A Raposa retomou a vice-liderança das primeiras edições do Ranking impulsionada pela semifinal da Taça BH e o título da importante Dallas Cup, batendo times como Tottenham e Hoffenheim, ultrapassando o Grêmio. O que prejudicou o tricolor gaúcho foi a péssima participação na Taça BH: de semifinalista no ano passado, sequer passou da primeira fase e viu os pontos dos anos anteriores sofrerem depreciação. Nem mesmo o vice-campeonato na Copa Brasil Sub-15 de Votorantim ajudou, e o clube perdeu nove pontos no total.

A campanha cruzeirense foi prejudicial ao São Paulo, um dos times que mais perdeu pontos nesta atualização, apesar do vice-campeonato da Copa 2 de Julho. Com a depreciação dos resultados e a exclusão das pontuações conquistadas em 2007, já que o Ranking engloba um período de três anos, o Tricolor perdeu os pontos dos títulos da Dallas Cup e do Mundialito Sub-17 de 2007, resultando num recuo total de 41 pontos. Isso anima o Fluminense, que se aproximou um pouco mais graças aos vice-campeonatos estadual e da Copa Sub-15 de Londrina. Enquanto isso, o Atlético-MG manteve-se em sexto e o Santos desceu uma posição.

Quem tem muito que comemorar são as torcidas de Corinthians, Vitória e Coritiba. As três equipes conquistaram títulos importantes no período e alavancaram posições, entrando de vez no Top 10. Após o vexame de 2009, em que a eliminação terminou em briga, o Timãozinho faturou o Mundial Sub-18 na Espanha, derrotando o Chivas Guadalajara na final. O Vitória, por sua vez, subiu seis degraus e chegou ao nono lugar com o título da Copa Sub-15 de Londrinae a semifinal na Copa 2 de Julho. A escalada só não foi maior porque o Rubro-Negro perdeu a semifinal do Estadual, o que acabou com as chances do tricampeonato.

Finalmente, o Coritiba é a novidade no Top 10 após subir onze posições graças a maior pontuação acumulada do período: foram 50 pontos do surpreendente título da Taça BH e mais 15 por ter chegado à semifinal da Copa Brasil Sub-17. Um total de 65 pontos que quase dobraram a pontuação anterior do Coxa.

O de cima sobe, e o de baixo desce

Muitos jogos em disputa, muitas mudanças nas posições. Dos 129 integrantes do Ranking que estavam presentes na edição anterior, apenas 13 permaneceram no mesmo posto. Abaixo do Top 10, as trocas foram intensas: a simples perda de 3,5 pontos da Taça BH de 2007 fez o Figueirense cair para o 11º lugar, muito próximo do Atlético-PR, que galgou quatro postos graças ao vice-campeonato da Taça BH 2010 e a inclusão dos pontos da Copa 2 de Julho, onde foi vice em 2008 – foram 27,2 pontos somados no total.

O torcedor vascaíno que comemorou o título estadual de juniores após quase dez anos pode estar decepcionado. Como é possível o time receber 40 pontos por ser campeão e ainda cair três posições no Ranking, somando afinal apenas dez pontos a mais no geral? Simples: foram 40 pontos a mais, mas 10 a menos do Estadual de 2007, que saiu do Ranking; 8,4 a menos do Estadual do ano passado, que depreciaram; 7 a menos da Copa Sub-15 de Londrina de 2007, que também não fazem mais parte do cálculo; e os pontos depreciados da Taça BH, que de 7,5 passaram para 3,5. É só fazer as contas.

Devido à depreciação de pontuações anteriores e eliminação de pontuações de 2007, também caíram Goiás, América-MG, Palmeiras e Flamengo. Isso prova a necessidade de continuar alcançando bons resultados, sob a pena de ficar para trás no Ranking em uma faixa de pontuação muito próxima.

Por outro lado, os campeões estaduais recentes comemoram: o Bahia subiu dez posições e atingiu sua melhor marca até agora, com o 21º lugar e 75 pontos. O Atlético-GO subiu ainda mais – 13 – e aparece na 27ª colocação. Sport e Confiança-SE, apesar de terem sido campeões, sofreram com a desvalorização de seus estaduais, que explicamos logo abaixo.

Temos, ainda, seis estreantes: o Itabuna, vice-campeão baiano junior, já começou bem, com 28 pontos e a 44ª posição; Vitória-PE (52º, 21), Futebol Arte-GO, Guarani-PB (54º, 20 cada) e CRAC-GO (69º, 16) também se beneficiaram de boas campanhas nos estaduais para aparecerem pela primeira vez. E os mineiros do Uberlândia debutam no Ranking graças às quartas de final da Taça BH.

A Portuguesa foi o segundo time a subir mais no período: antes em 99º lugar, graças aos dez pontos das quartas de final da Copa São Paulo, a Lusa foi a maior beneficiada pela inclusão da Copa 2 de Julho no Ranking, recebendo 14,7 pontos pelo vice-campeonato do ano passado e subindo incríveis 58 postos, chegando à 41ª colocação.

Nenhum comentário: