domingo, 1 de agosto de 2010

Clube dos cinco


Inter, Cruzeiro, Grêmio, SP e Flu dominam Ranking Olheiros desde sua primeira edição

Publicado no Olheiros

Todo ranking é polêmico e sujeito a discordâncias, interpretações e questionamentos dos mais variados. Entretanto, em um aspecto o Ranking Olheiros das categorias de base é unânime: por mais constante que seja a troca de posições e as variações nas pontuações, existe um seleto grupo que se mantém incólume aos fatores externos, bem acima do restante na confortável liderança do levantamento.

>>> Confira a edição de julho do Ranking Olheiros das categorias de base
>>> Croácia faz bonito no Europeu Sub-19

Internacional, Cruzeiro, Grêmio, São Paulo e Fluminense gozam de reputação diferenciada no que tange os resultados nos campeonatos de base e formam o clube dos cinco do Ranking Olheiros. São as equipes que dividem a ponta desde nossa primeira edição, ainda que com uma ou outra mudança dentro do próprio grupo, como a que aconteceu agora, com o Cruzeiro reassumindo a vice-liderança às custas de Grêmio e São Paulo. Há até outros grandes que sempre permeiam as posições inferiores, como o Santos, que já foi sexto, sétimo e agora ocupa o oitavo lugar, mas o que chama a atenção é a diferença de pontuação entre os cinco primeiros.

Somados, os ponteiros acumulam 1.326,6 pontos, quase o mesmo que a soma de todos os 97 clubes que aparecem a partir da 39ª posição: 1.317,5. Não se pode querer comparar, obviamente, a estrutura de um São Paulo com a de um Atlético-RO ou um Jaguaré-RS, mas quando olhamos para outros grandes do futebol nacional, como Palmeiras, Bahia e Botafogo, a diferença salta aos olhos – principalmente pelo sistema de pontuação do Ranking, que premia praticamente apenas os campeões ou quem for bastante à frente nas competições.

É talvez aí que residam as principais críticas a este (e qualquer outro) ranking: o fato de analisar friamente resultados, sem se importar com o contexto das equipes e competições. Argumento agravado pelo fato de estarmos falando de futebol de base, onde nem sempre ser campeão, mas revelar, é que mais importa.

Contudo, excetuando-se hoje, talvez, exatamente o São Paulo, que pouco espaço tem dado aos seus garotos em comparação com os rivais e se levarmos em conta os resultados que seus meninos alcançam, todos os outros integrantes deste clube aproveitam e muito bem, obrigado, os frutos que a base lhes dá. Alguma dúvida? Basta ver quem foi o autor do gol do Inter na primeira partida semifinal da Libertadores, contra o mesmo São Paulo: Giuliano, uma autêntica cria colorada.

O que dizer então do Fluminense, atualmente talvez o que mais possua, no elenco principal, garotos revelados em casa: são 13, sem contar Dalton, que deixou as Laranjeiras em litígio, e Wellington Silva, que já se adapta ao Arsenal. E tudo isso ganhando título, que é o mais importante, pois aumenta a experiência em jogos decisivos e de nível elevado, logo cedo na vida dos meninos.

Aliás, falando em Libertadores, uma pergunta rápida: nos últimos quatro anos, quais equipes brasileiras disputaram a final da Libertadores? Exatamente Inter, São Paulo, Grêmio, Fluminense e Cruzeiro. Outra constatação da veracidade do ranking. E alguém critica ou questiona, hoje, a força e a infraestrutura destes cinco clubes? E mais: nos últimos três anos, todos os cinco já apareceram, ao menos uma vez, entre os quatro primeiros no Campeonato Brasileiro.

Por isso, mais do que avaliar o desempenho das equipes amadoras nas competições, o Ranking Olheiros ajuda a traçar um panorama tanto da base, quanto do próprio futebol brasileiro, servindo de guia para dirigentes, treinadores, empresários e torcedores analisarem o que está certo ou errado no trabalho de seus clubes. É conferir e mãos à obra.

Nenhum comentário: