terça-feira, 31 de agosto de 2010

Brasileirão - 40%


Após um pequeno atraso, retornamos com a quarta análise do Brasileirão 2010, chegando ao final do primeiro turno. No post de hoje, relembraremos as rodadas de 13 a 16, que pouco alteraram as posições na tabela, mas foram responsáveis por mais algumas trocas de técnicos.

Destaques: Atuação individual de Elias na vitória do Atlético-GO sobre o Palmeiras, sequência de Emerson e Washington no Fluminense e ascensão do Botafogo

Perebas: Atacantes do Flamengo, sem marcar há seis rodadas, e defesa do Avaí, que tomou oito gols em quatro jogos

Cariocas comandando a festa

A ascensão do Fluminense no pós-Copa se concretizou como a melhor forma do país no momento, transformando o time de Muricy Ramalho no de melhor campanha da história dos pontos corridos. A invencibilidade permanece desde a quarta rodada, um recorde na história do clube. Na última rodada, Emerson e Washington marcaram 3 e 2 gols respectivamente, fazendo o líder abrir cinco pontos de vantagem para o Corinthians, que apesar de manter os 100% de aproveitamento como mandante em um passeio sobre o São Paulo no clássico, segue penando fora de casa, como mostrou nas derrotas para Avaí e Cruzeiro.

Os 10 pontos conquistados pelo líder só não foram a melhor campanha do período porque o irresistível Botafogo de Joel Santana conquistou 100% de aproveitamento e subiu sete posições, com triunfos sobre Ceará, Avaí, Atlético-MG e Atlético-GO, sendo três deles no Engenhão. Jóbson, que retornou em ótima forma, e Maicosuel, que estreou muito bem, deram mais mobilidade a um ataque que sofria com a cadência de Lúcio Flávio, eliminando a dependência de Loco Abreu nas bolas altas. O uruguaio, aliás, ainda não voltou ao time titular, mas a tendência é que Herrera perca a vaga em pouco tempo.

A terceira melhor campanha do período foi de outro carioca, provando o ótimo momento do futebol do estado: o Vasco de PC Gusmão também ainda não perdeu depois da pausa da Copa do Mundo, porém é um time que empata muito - foram 7 até aqui, menos apenas que São Paulo e Palmeiras, que têm 8. O clássico com o Flu foi o melhor jogo do campeonato até aqui, e com o melhor público: 76.205 pagantes, número que dificilmente será alcançado após o fechamento do Maracanã.

O Flamengo, por outro lado, sofre com a falta de pontaria de seus atacantes, sem marcar há seis rodadas, e já possui o segundo pior ataque do campeonato. O Fla somou apenas quatro pontos, caiu para o décimo lugar e é o pior dos cariocas, fato raro na era dos pontos corridos. Para piorar, Rogério Lourenço foi demitido logo quando os reforços Deivid e Diogo chegaram, e Silas será o responsável por tentar reerguer o time, que sofre com o atraso de salários e brigas internas.

A síndrome dos Atléticos e o Ponto G

Se você está sofrendo neste Brasileirão, muito provavelmente torce para algum Atlético ou o nome do seu time começa com G. Coincidência ou não, estes são os times com piores campanhas no momento. De fato, na 14ª rodada os três atléticos chegaram a estar juntos na zona de rebaixamento, mas graças a duas vitórias seguidas (uma delas sobre o Grêmio Prudente), o Atlético-PR conseguiu respirar novamente.

O Atlético-GO, lanterna desde a 5ª rodada, conseguiu uma sobrevida graças a uma inesperada vitória sobre o Palmeiras em São Paulo, somada a um também surpreendente empate com o Inter em pleno Beira-Rio. Contudo, isso só serviu para subir uma posição, deixando a rabeira para o rival Goiás, há nove jogos sem vencer e com cinco derrotas em seis rodadas. Naturalmente, a cabeça de Leão foi colocada a prêmio e o treinador foi demitido após a derrota em casa para o Fluminense, por 3 a 0.

Outro G que não engrena é o Grêmio, que mesmo após a chegada de Renato Gaúcho continua sofrendo. A estreia foi animadora, com vitória sobre o rival direto Goiás, mas duas derrotas seguidas, sendo uma em pleno Olímpico para o Santos com gol nos acréscimos, já acende o sinal amarelo para o tricolor do Sul.

Da mesma forma, o Atlético-MG não consegue se encontrar. Trocando diversas vezes de goleiro e de zagueiros, Luxemburgo não encaixa uma defesa consistente e, com uma das mais vazadas do campeonato (21 gols), somou apenas quatro pontos no período. Por mais que o Galo permaneça na zona de rebaixamento há seis rodadas, não há sinais de que Luxa deixará o clube. O Grêmio Prudente, apesar de ter conquistado uma vitória, foi punido pelo SJTD com a perda de três pontos por escalação irregular na derrota para o Flamengo, e continua rondando a zona de rebaixamento.

Campeões bem, eliminado mal

As conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores, que lhes garantiram vaga na Libertadores 2011, poderiam diminuir o ímpeto de Santos e Internacional. Entretanto, os dois campeões seguem bastante interessados no campeonato, apesar das naturais mudanças no elenco. As duas equipes tiveram o confronto direto da 13ª rodada adiado em virtude das decisões, e por isso aparecem com um jogo a menos e, ainda assim, em boas colocações: o Santos é o quarto e o Inter, o quinto.

Por outro lado, o São Paulo, que caiu na semifinal da Libertadores, ainda não se encontrou. Ricardo Gomes saiu, a diretoria efetivou Sérgio Baresi por não encontrar o nome que procura no mercado e o time não engrena: levou um passeio do Corinthians no clássico, empatou sem gols com o Vasco em casa, mostrando o pouco poder ofensivo, e sofreu até mesmo com cobrança de torcedores durante os treinos, algo incomum para o Tricolor, o time a mais cair no período: de 9ºpara 15º. Sem vitórias nas últimas quatro rodadas, a situação já preocupa, estando há três pontos da zona de rebaixamento e, neste momento, muito longe da Libertadores 2011 - ausência que seria a primeira desde 2003.

Confira os números e a comparação com os campeonatos anteriores. Voltaremos com a análise do final do primeiro turno.

16ª rodada

Melhor ataque
2010: Fluminense (28 gols)
2009: Barueri (33)
2008: Vasco (30)
2007: Botafogo (35)
2006: Paraná (30)

Melhor defesa
2010: Ceará (9 gols)
2009: Palmeiras (14)
2008: Grêmio (12)
2007: São Paulo (7)
2006: Santos (14)

Pior ataque
2010: Ceará (12 gols)
2009: Fluminense (13)
2008: Atlético-PR (15)
2007: América-RN e Grêmio (14)
2006: Fortaleza (10)

Pior defesa
2010: Atlético-MG (28 gols)
2009: Náutico (34)
2008: Portuguesa (32)
2007: América-RN (14)
2006: Ponte Preta (31)

Gols e média
2010: 384 (2,41)
2009: 453 (2,86)
2008: 434 (2,71)
2007: 445 (2,87)
2006: 411 (2,56)

Artilheiros
2010: Bruno César (Corinthians) - 8 gols
2009: Val Baiano (Baueri) e Diego Tardelli (Atlético-MG) - 9 gols
2008: Alex Mineiro (Palmeiras) e Kléber Pereira (Santos) - 10 gols
2007: Josiel (Paraná) - 12 gols
2006: Dodô (Botafogo) - 9 gols

Série de vitórias atual: Botafogo (5)
Série invicta atual: Fluminense (13)
Série de derrotas atual: Goiás (3)
Série sem vencer: Goiás (9)

Nenhum comentário: