segunda-feira, 9 de abril de 2007

Começa o jogo

Amo futebol. Sou apaixonado pelo jornalismo. Fruto desta união é o blog que apresento agora, mas não o único. Um livro-reportagem, o Ora, Copas!, foi o primogênito, mas o trarei em pílulas ao longo dos dias.

Pouco menos de um ano após a formatura, participei de uma Mesa que discutia os desafios do jornalista recém-formado. Entre repórteres, desempregados e assessores de imprensa, eu choquei a todos quando disse: "fiz jornalismo para trabalhar no esporte. Pouco me interessa uma assessoria de imprensa ou a cobertura diária de política ou cidades". Um louco? Muito provavelmente.

Como a maioria, comecei narrando partidas de futebol de botão na infância, organizava tabelas de campeonatos imaginários - algumas mais bem feitas do que as dos campeonatos que acontecem por aqui, o que não é muito difícil - e lia, via, ouvia, respirava futebol, esporte, jornalismo.

Sempre gostei de escrever. Na oitava série, a professora pediu para que fizéssemos uma redação para descrever o seu esporte predileto. Escrevi cinco páginas. Na época de Colegial - hoje Ensino Médio (como o tempo passa!) -, criei um jornaleco na escola que pouco durou e, na faculdade, a nossa turma, a "Bancada da bola", organizou bolões e editávamos um jornalzinho sobre nós mesmos - e sobre o futebol.

Enfim, um pouco sobre mim. Pouco pra mim, muito pra quem não me conhece. Entrem, amigos. Aqui, falaremos de futebol e de jornalismo esportivo também, por que não? Está fundado o Jornalismo Esporte Clube. Que ele trace o caminho das vitórias e não seja rebaixado logo de cara!

Abraços.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa, Mauricio.
Serei leitor assíduo do blog!
E não deixe o sonho de ser jornalista esportivo morrer, como está acontecendo comigo.
Bola pra frente. Abração.

Dassler Marques disse...

po, mais um primo do meu blog!

boa sorte cara
essa é uma maneira da gente sempre escrever e mostrar a cara de alguma maneira.

e que os campos de botão logo se tornem de verdade né?

grande abraço

Sergio Lima disse...

Moro nos Estados Unidos e aqui os blogs sao uma febre entre os jovens e entre aqueles cansados da mesmice da midia. Os pre candidatos a presidencia dos Estados Unidos arrecadaram juntos via blog mais de dez milhoes de dolares em doacoes para suas campanhas ainda ha dois anos da eleicao. Acredita-se que, pela primeira vez na historia deste pais, a eleicao do cargo mais importante do lugar sera resolvido por influencia direta da internet. Tudo isto para dizer que os blogs nao falam a mesma lingua dos jornalistas, alias, eles quase sempre nao sao tocados por jornalistas. Sei que voce e’ jornalista e sonhador, mas, vamos e venhamos, no que o seu blog e’ diferente dos tantos outros que por ai andam? Vai dar sua pitada em resultados de partidas que todos ja conhecem ou divulgar informacoes sobre campeonatos, demonstrando que os mesmos estao sendo feitos de maneira equivocada e prejudicial ao esporte? Desculpe, mas, o publico do blog atual ainda nao e’ o publico que deveria ser, eles sao apenas leitores do Lance que gostam de trocar caricias com seus idolos da tv. No Brasil, existem milhoes de pessoas havidas por novas informacoes ou por pessoas que tenham coragem de tratar os assuntos que a todos incomodam, de uma maneira mais parecida com aquela falada nas ruas, nos bares e nos escritorios, coisa que os super comportados jornalistas nao podem, exatamente, por estarem amarrados as suas profissoes e a orgaos donos de influencia gigantesca no mundo da midia. Continuemos, entao, sonhando com o dia em que os blogs verdadeiramente nascerao no nosso Brasil. Boa sorte a voce.