segunda-feira, 16 de abril de 2007

Na hora H

Apresento hoje a coluna de um grande amigo dos idos da faculdade, Thiago Felippe, que esporadicamente nos brindará com seus comentários. Espero que gostem.

Suspense ou Surpresa
Por Thiago Felippe

Passados os primeiros jogos das semifinais dos principais campeonatos regionais, a única certeza que se tem é de que não há certeza alguma. Nenhum clube conseguiu abrir margem que permita tranqüilidade na partida de volta, mas também poucos favoritos foram surpreendidos de maneira que pareça que a zebra vai desfilar na próxima semana.

Em São Paulo, Peixe e Tricolor tiveram amplo domínio em seus confrontos, mas como o que vale é bola na rede, ambos continuam em aberto. Bragantino e São Caetano foram dominados e pouco fizeram para quem almeja a final e um título regional. Mesmo assim estão vivos e, como o futebol é apaixonante pelo imponderável, podem na próxima semana aprontar pra cima dos grandes que restaram no Paulistão. Vão sim precisar de mais ousadia, pois pouco chegaram às metas adversárias porque pênalti, falta perto da área e escanteio só acontecem quando se ataca. Atacando, em um desses lances pontuais, podem achar o golzinho que precisam para seguir adiante. A dupla San-São segue favorita, mas é bom abrir o olho. A superioridade que não resultou em vitória nesse fim de semana também mostrou algumas fragilidades defensivas que podem comprometer.

Nos demais estados o discurso de indefinição pode ser aplicado com a mesma contundência. No Rio, Botafogo e Cabofriense seguem iguais para o segundo jogo. Em Minas, Cruzeiro e Atlético conseguiram bons resultados, empate e vitória respectivamente, mas nada que garanta um pé na final. No Paraná, houve empate no clássico e o Coxa perdeu, mas definição que é bom, só mesmo na próxima semana.

O único campeonato a apresentar algo de diferente é o Gauchão. De um lado, o Juventude é o único a confirmar favoritismo ao vence fora de casa. Parece caminhar para a final e quem sabe encontrar, surpreendentemente, seu grande rival municipal, o Caxias, que goleou o apático Grêmio por 3x0 na zebra do fim de semana. Claro que o Grêmio tem time para reverter o placar, mas o tricolor gaúcho parece estar em má fase que pode culminar, na mesma semana, com eliminações no campeonato regional e na Libertadores da América.

Como nos belos roteiros, todos estarão ligados para ver o desfecho dessas histórias. Basta saber se teremos o bom e velho final feliz com o mocinho (os grandes) vencendo no final ou se teremos algum desfecho heróico de superação e reviravolta. É esperar pra ver.


Rapidinhas:

1 – Tiro no escuro: o Corinthians contrata Carpegiani. Sua capacidade é indiscutível, mas está há anos fora do futebol. Será que era a melhor hora e lugar para se arriscar? Ou técnico também precisa de ritmo de jogo?

2 – Oba-oba de volta: Em sete dias, Felipe Massa foi do céu ao inferno e voltou ao paraíso novamente. De fato, sua vitória foi maiúscula, de gente grande. Mas aqueles que baixaram as orelhas depois do erro na Malásia já voltaram fanfarrões após a corrida do Bahrein. Haja coração.

3 – Pé de coelho: Como escreveu o dono desse blog recentemente, ninguém quer ganhar o campeonato espanhol. Tudo bem que o juizão operou o Real, mas perder do Racing atualmente requer muito esforço. O Sevilla perdeu fora de casa e deixou o Barça abrir vantagem. Diga-se de passagem, o Barcelona não queria a liderança. Deu até pênalti ao adversário, perdido bisonhamente pelo Mallorca. No final, o pé do “conejo” Saviola salvou a pátria azul-grená. Que falta faz o Ronaldinho Gaúcho.

4 – Dupla Explosiva: Manchester e Chelsea garantiram vaga na FA Cup e farão a final deste torneio em 19 de maio. Este promete ser um dos grandes jogos do ano. Quem gosta de futebol não pode perder.

Ao dono deste blog, meu muito obrigado pela oportunidade.
Valeu Mauricio

4 comentários:

THIAGO A FELIPPE disse...

Amiga nossa ...

Anônimo disse...

São Paulo empata 0 a 0 com o São Caetano e está na final; Santos vence Bragantino por 2 a 0 e também está na final; o Campeão do Interior será o Guaratinguetá. Já o campeão Paulista será o São Paulo, que vai cair nas oitavas da Libertadores (isso se classificar). São meus palpites. Belo texto, Thiago! (é o sobrenome...) hahaha!

Anônimo disse...

hummmm... duro faze uma análise disso né... eu, uma super conhecedora do nosso futebol... e pior, uma nada nada parcial comentarista... mas.. ai vai..

achei bastante jornalistico.. rsrsrs.. gostei.. da estrutura do texto, claro... não do assunto em si...

potz.. cade a Mariela pra me ajudar!!!! Mariiiii????!!!!

Maurício disse...

Eu é que agradeço, Thiago. Parabéns pela coluna e volte sempre.