terça-feira, 10 de abril de 2007

O jogo dos 7 acertos


A avalanche vermelha de Alex Ferguson aplicou a segunda maior goleada da história da Uefa Champions League. A pressão avassaladora dos minutos iniciais é muito parecida com a que a Alemanha de Klinsmann exercia na Copa de 2006, e assim derrotou Costa Rica, Equador e Suécia. Tivesse o primeiro jogo terminado com um resultado diferente, poder-se-ia dizer que a Roma pagou pelo que não fez, visto que a derrota para o Portsmouth não estava nos planos do Manchester. Mas a vitória desta terça começou a ser construída uma semana atrás.

1) A ausência de Scholes, expulso em Roma, permitiu que Ferguson percebesse a opção antes pouco utilizada que era Carrick. Com mais liberdade, o volante pôde avançar e marcou dois gols.

2) A entrada de Alan Smith deu mais mobilidade à equipe do que se Solskjaer comecasse jogando, o que resultou no primeiro gol, logo aos onze minutos.

3) Em um gramado de dimensões menores que as do Estádio Olímpico, o Manchester arriscou de fora da área, prática de muito resultado mas pouco utilizada no Brasil, em parte devido à falta de precisão nos fundamentos. Chutar de fora muitas vezes é melhor que tentar entrar com a bola na área.

4) Os Red Devils marcaram sob pressão a saída de bola e induziram a equipe italiana a erros, como no quinto gol, após cobrança de escanteio.

5) Cristiano Ronaldo mostrou mais uma vez porque é o melhor jogador em atividade, se movimentando muito para servir aos companheiros e aparecendo no lugar exato para marcar duas vezes.

6) A velocidade com que o Manchester troca passes é algo impressionante. É uma das principais características do futebol inglês, e que foi praticada à beira da perfeição nesta partida.

7) Ferguson conseguiu anular Totti, Mancini e todo o meio da Roma. Mas nem precisava.

Em tempo: Parecia que daria para o Valencia, mas o momento é todo do futebol inglês. No "momento pitonisa" de hoje, amanhã passa o Bayern. E o Liverpool já planeja a viagem a Londres para a semifinal. Jogo que de nada vale contra o PSV.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, foi muito fácil! Mas demorou para uma realidade emergir: um time que tem o DONI no gol NÃO PODE ir a lugar NENHUM no MUNDO! Roma pífia! E o dono deste blog sabe muito bem que há MESES eu disse que o Manchester United iria ser campeão da UCL! Ele sabe muito bem, principalmente porque o palpite dele já caiu na fase anterior! XD

Luiz Fabiano disse...

quando alguém dizia "po, olha o Doni, tá na Roma!" eu sempre argumentei dizendo "a Roma não é tudo isso, ele tá num clube do tamanho certo pra ele". tá aí pra quem quis ver...

o blog tá legal Maurício, vc nem caiu no lugar comum de torcer contra ou a favor do gol 1000 do Romário. boa sorte e muito sucesso na sua carreira como jornalista

Anônimo disse...

po, valeu, comentei legal e inventaram essa de "Quem será?". era eu mesmo!

Anônimo disse...

O que mais me impressiona no Manchester Utd é a forma com que dominam o jogo, não deixam o adversário sequer respirar.

Presenciamos um grande espetáculo cara!

abração,
Dassler

Anônimo disse...

quem é o quem será?