segunda-feira, 9 de abril de 2007

Pedala, Ronaldo!

Os dentes mais famosos do futebol voltaram a sorrir. Voltaram a mastigar a bola com a mesma voracidade com que recentemente mastigavam, bem, outras coisas. Ronaldo está em forma, está cabeludo (?), está feliz. Amigos próximos garantem que não vêem o Fenômeno tão bem desde que saiu da Itália. E agora está ele, de novo, respirando os ares milaneses. O gramado é o mesmo, embora mude a torcida e, conseqüentemente, o nome do estádio. Mas fato é que Milão faz bem a Ronaldo. E Ronaldo faz bem ao Milan, que sofre na Liga dos Campeões com um ataque pouco eficiente.

Na capital da moda, quem assina a grife rossonera é Kaká, que costura todas as jogadas do time de Ancelotti. Foi dele o passe para Ronaldo pedalar, ziguezaguear e abrir o placar contra o Empoli. Ronaldo, motivado, não dá ponto sem nó. E as pedaladas do 99 trazem à memória duas cenas muito parecidas com a do último sábado, ainda que em momentos muito diferentes. A primeira, uma das mais conhecidas, aconteceu também em solo italiano e mostrou os dentes chorando a dor de uma contusão sofrida após meses de recuperação. A segunda, sob o pano de fundo ufanista de uma propaganda, mostrou a primeira volta por cima do atacante, culminando com a campanha vitoriosa em 2002 na Coréia e no Japão. Ronaldo é brasileiro e não desiste nunca.

Ninguém teve que provar seu valor mais vezes que ele. Ninguém foi tão unânime e tão questionado como ele. As pedaladas fenomenais deste sábado, além de mostrar um Ronaldo que não se via há tempos, mostraram um Ronaldo que sempre existiu, mas que às vezes foi esquecido por todos ou escondido por ele mesmo. De volta à Milão, Ronaldo prova que ainda tem muito pano para manga. E ao vestir a 99 como tem vestido, prova que pode ser ainda 9 duas vezes: no Milan, obviamente, e na seleção, por que não?

Nenhum comentário: