quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Craques das Copas - Fritz Walter

A história de Kaiserslautern confunde-se com a de Fritz Walter, nascido nesta pequena cidade às margens do Rio Reno em 1920. De infância sofrida, viu o terror da Primeira Guerra Mundial de perto. Começou a jogar no clube que leva o nome da cidade aos oito anos e, como reconhecimento de seu talento, estreou no time principal aos 17.

Com 19, foi convocado pela primeira vez pelo técnico da seleção alemã e, em seu primeiro jogo, marcou três gols na vitória de 9 a 3 sobre a Romênia. Entretanto, como a maioria dos jogadores de sua época, Fritz Walter perdeu seus melhores anos para a guerra, época em que todas as competições esportivas internacionais foram paralisadas. Prisioneiro dos russos em 1942, teve sorte de voltar ileso para casa - e para o futebol - em 45.

Sem perder a velha forma, Fritz Walter levou o Kaiserslautern a vencer o campeonato alemão em 51 e em 53, com o time sendo conhecido por "os 11 de Walter", tamanha era sua representatividade. Na Copa de 54, ele era o capitão alemão e teria que cumprir a difícil tarefa de derrotar os até então invencíveis húngaros. Os alemães tiveram sua auto-estima destruída pela derrota na Segunda Guerra e o esporte era a única válvula de escape da população, muito pobre pelos estragos da guerra.

Apesar da vitória contra a Turquia na partida de estréia, a Alemanha foi humilhada pela Hungria por 8 a 3. Fritz não fez nenhum gol neste jogo, cabendo ao seu irmão, Ottmar Walter, o papel de artilheiro da seleção alemã naquela Copa. Os germânicos se classificaram após outro jogo contra a Turquia, e dessa vez Fritz Walter marcou.

Após vitórias sobre Iugoslávia - nas quartas - e Áustria - um massacre nas semifinais -, os alemães enfrentariam novamente a Hungria, favoritíssima ao título, na final. E na mesma Berna onde acontecera o jogo conhecido como "a batalha", houve também "o milagre". Os húngaros abriram 2 a 0, mas os alemães, liderados por Fritz Walter, viraram para 3 a 2 e conquistaram seu primeiro título mundial. O capitão da seleção alemã, aquele menino pobre de Kaiserslautern, levantava o troféu num momento em que toda a nação alemã se sentia viva novamente.

Na seleção, ainda disputou a Copa de 58 na Suécia, contundindo-se na semifinal. Os alemães ficaram em quarto lugar no torneio e Fritz Walter despediu-se do time nacional. Encerrou sua carreira no Kaiserslautern, único clube que defendeu a vida toda, em 1959, após marcar 306 gols em 359 jogos - uma marca notável para um meio-campo.

Em 1985, o estádio Betzenberg foi renomeado para Fritz Walter Stadium, uma homenagem pequena se considerado tudo aquilo que ele fez pela cidade. Morreu em 2002, aos 81 anos.

Nome: Fritz Walter
Data de nascimento: 31/10/1920
Date de morte: 17/06/2002
Local de nascimento: Kaiserslautern, Alemanha

Carreira:

Em clubes:
1928 a 1959: Kaiserslautern (306 gols em 279 partidas)

Na seleção:
33 gols em 61 jogos (3 gols na Copa de 54)

Títulos:
1951 e 1953: Campeão alemão
1953: Artilheiro do campeonato alemão
1954: Campeão da Copa de 54
1970: Grande Cruz da Ordem do Mérito da Alemanha Ocidental

Nenhum comentário: