sábado, 27 de fevereiro de 2010

Una buena idea


51 jovens já estrearam na Espanha na temporada 2009/10; Málaga já promoveu nove

Que o futebol espanhol é o que mais chances oferece aos garotos, dentre os principais campeonatos europeus, não é nenhum segredo. A participação de Lionel Messi, então com 19 anos, no triunfo do Barcelona na Champions League de 2005/06, e o recente surgimento de Sérgio Canales no Racing Santander são apenas dois exemplos desta realidade, que tem influência direta sobre o nível da seleção espanhola na atualidade, chegando à Copa de 2010 como uma das principais favoritas após conquistar a Euro em 2008.

Outra verdade sacramentada do futebol é que, quando não se tem dinheiro para contratações, a alternativa é voltar os olhos para as bases. E após um 2009 crítico economicamente para todos os setores, este fenômeno foi percebido também na Liga. Segundo um estudo intitulado “Football Transfer Review – Winter Market” (em tradução livre, Balanço das Transferências do Futebol – Mercado de Inverno), divulgado nas últimas semanas pelo grupo espanhol Prime Time Sport, a recessão econômica do ano passado afetou as transferências nas cinco principais ligas (Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e França) de tal forma que, em comparação com o mercado de inverno da temporada 2008/09, as negociações caíram 66%.

“A tendência, com isso, foi de uma busca maior por vendas, para fazer caixa, e de incorporação de jovens das bases para suprimento das lacunas”, afirmam os pesquisadores. No comparativo, o campeonato espanhol foi exatamente o que apareceu como o menor gastador da janela, com queda de 85% no montante das transferências e com o número de saídas superando o de entradas. As restrições econômicas, assim, proporcionaram a estreia de 51 canteranos na Liga durante a primeira metade da temporada 2009/10, de longe o maior índice do Velho Continente.

Edu Ramos, Iván González, Javi López, Juanmi, Manu Torres, Pedrito, Oscar, Juanfri e Toribio. Estes são os nove nomes promovidos pelo Málaga desde o início do campeonato. Após um início negro na Rosaleda, com apenas uma vitória nas quatorze primeiras rodadas, os boquerones começam a se recuperar graças, principalmente, à força que veio da base. Os andaluzes foram os que mais garotos trouxeram das divisões inferiores, à frente do Espanyol, que incorporou sete. Almería, Sporting Gijón, Real Madrid, Tenefire e Xerez, por outro lado, não abriram espaço aos meninos.
Curiosamente, dada a fraca campanha inicial e os inúmeros testes, o time de Juan Ramón Muniz foi o segundo que mais utilizou jogadores diferentes até aqui: foram 28, atrás apenas do Zaragoza, que lançou mão de 31 e está na outra ponta da tabela comparativa: foi quem mais contratou na janela de inverno no país e o segundo na Europa, atrás apenas do Schalke 04.

Dos nove promovidos, quatro se firmaram a tal ponto que já foram convocados para a seleção sub-21 que disputa as rodadas finais das eliminatórias para o Europeu da categoria. Javi López, Toribio, Manu Torres e Iván González firmaram-se na equipe de Muniz e já despertam o interesse de clubes maiores, como até mesmo o Real Madrid, um dos integrantes da lista que não promoveu ninguém de sua cantera neste ano. Manu Torres e Iván González foram os que mais atuaram até agora, o primeiro assumindo a titularidade na lateral esquerda e o segundo formando a dupla de zaga com o brasileiro Weligton, cria do Paraná Clube e desconhecido por aqui. “As bases do Málaga precisavam de um técnico valente que desse oportunidade aos garotos”, avaliou firmemente Torres.

No Espanyol, segundo da pesquisa, os nomes de destaque são o zagueiro Victor Ruiz e o meiocampista Javi Márquez. À relação dos promovidos nesta temporada, somam-se os mais conhecidos De Gea, do Atlético de Madrid, Muniain, do Athletic Bilbao, e Assulin e Jonathan, do Barcelona. Ótimos nomes, que certamente farão da lista final de revelações da Liga, novamente, uma das mais interessantes do futebol europeu. Provando, afinal, que apostar na base é sempre uma boa ideia.

* Publicado originalmente no Olheiros

Nenhum comentário: