quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ranking Olheiros das categorias de base - Fevereiro/2010


A dupla Gre-Nal dominou as principais competições de base em 2009, mas o São Paulo está se aproximando. Esta é apenas uma das muitas constatações da nova edição do Ranking Olheiros das categorias de base, a primeira atualização de 2010 – contendo todos os resultados do ano que passou e alguns já concluídos deste que está apenas iniciando. Foram 27 campeonatos estaduais sub-20, sub-19, sub-18 ou até mesmo sub-17, além de competições importantes como o Brasileiro Sub-20, as Copas Promissão e Santiago, o Efipan e a grande vedete, a Copa São Paulo 2010 – além de duas novidades: a Copa Brasil Sub-17, realizada no Espírito Santo, e o Efipan, importante torneio sub-14 realizado no Sul.

Centenas de pontos em disputa e a atualização com mais mudanças até aqui: dos 116 times presentes na última edição, apenas seis não trocaram de posição. Isso sem contar os 21 novatos, número recorde, vindos em sua maioria de boas campanhas nos estaduais e levando o Ranking ao também número recorde de 137 equipes. Pela primeira vez estão presentes, por exemplo, clubes tradicionais como Guarani e Portuguesa, ausentes das melhores posições nos campeonatos de base nos últimos tempos. Vale lembrar também que, como o período analisado é de três anos, as competições já finalizadas em 2010 tiveram os resultados de 2007 retirados da conta.

Antes dos números, entretanto, cabe novamente a ressalva: trata-se de um levantamento estatístico realizado para analisar tão-somente o desempenho recente dos clubes nas principais competições amadoras do país, sem a pretensão de avaliar qual tem de fato a melhor infraestrutura ou capacidade de revelar talentos em sua base. Ainda assim, acreditamos que o Ranking fornece um panorama bastante preciso da realidade sub-15 a sub-20 no Brasil.

Nenhum comentário: