terça-feira, 6 de abril de 2010

Estádios Clássicos - San Siro / Giuseppe Meazza


O San Siro - ou Giuseppe Meazza, como queiram - é um templo do futebol digno de orgulho tanto para os Nerazzuri da Internazionale como para os Rossoneri do Milan. Não é exagero chamá-lo de um símbolo para os amantes do futebol de todo o mundo, da mesma maneira que o La Scala e o Il Duomo ressoam para os milaneses amantes da música. Situado na zona oeste da cidade e com uma capacidade de 85.700 espectadores, suas íngrimes rampas de acesso e os três andares de arquibancada fazem cada centímetro parecer com uma fortaleza intransponível.

Tamanha é a sua grandeza que o San Siro já sediou jogos de duas Copas do Mundo diferentes: as de 1934 e 1990, ambas oferecendo encontros históricos nos maiores momentos do futebol. A estrutura original foi construída no modelo inglês, com quadro arquibancadas separadas e capacidade para apenas 35 mil pessoas. No outono de 1926, a primeira partida foi realizada, naturalmente um clássico milanês, o qual a Inter venceu por 6 a 3, feito que se orgulha até hoje.

O primeiro jogo da seleção foi em 20 de fevereiro de 1927, quando a Squadra Azzurra emapatou em 2 a 2 com a então forte Tchecoslováquia. Entretanto, o verdadeiro batismo foi sete anos depois, na segunda edição da Copa do Mundo. O estádio recebeu três partidas, todas emocionantes: a primeira, uma vitória da Suíça por 3 a 2 sobre a Holanda; depois, a partida das quartas-de-final entre Alemanha e Suécia, com os alemães vencendo por 2 a 1.

Mas foi em 3 de junho de 1934 que o estádio ganhou seu lugar no coração dos tifosi italianos. O clima era eletrizante antes da semifinal entre Itália e Áustria, considerada por muitos a melhor seleção do Mundial. Um gol de Enrico Guaita logo aos 10 minutos foi suficiente para eliminar o fantasma austríaco e garantir a vaga na final, embora os jogadores da Áustria tenham reclamado muito de um pênalti não marcado. O craque e artilheiro do time Giuseppe Meazza e seus companheiros venceram a Tchecoslováquia por 2 a 1 em Roma e levantaram o troféu Jules Rimet pela primeira vez.

Em um país onde o cristianismo tem raízes muito fortes e as tradições familiares permanecem, os milaneses nascem já vestindo as cores do time de seus pais. E assim como isso é verdade para os fãs, a história dos próprios clubes foi moldada por laços familiares inquebráveis. Cesare Maldini e seu filho Paolo deixaram marcas inegáveis no Milan. Do outro lado da cerca, Massimo Moratti vem tentando nos últimos anos reviver as glórias que seu pai Ângelo alcançou na presidência do clube na década de 60, quando a Inter ganhou suas duas Copas Européias, em 64 e 65, três a menos que o arqui-rival Milan. Embora Moratti Junior tenha passado a presidência da Inter para Giacinto Facchetti em 2004, ele ainda é dono do clube.

Em quase um século de rivalidade, só um homem chegou perto de atravessar o precipício: tendo passado os melhores anos de sua carreira na Inter, o craque Giuseppe Meazza vestiu a camisa rubro-negra e defendeu o Milan por uma temporada. Após sua morte, ambos os clubes entraram num acordo e decidiram renomear o estádio em sua homenagem, e desde 3 de março de 1980, é oficialmente conhecido como Giuseppe Meazza. Entretanto, para os torcedores mais supersticiosos, será sempre o San Siro.

A Alemanha Ocidental construiu boa parte de sua campanha vitoriosa na Copa de 90 no San Siro. Com três estrelas da Inter em seu time (Andreas Brehme, Lothar Matthäus e Jürgen Klinsmann), a torcida local deu ao time notável apoio. E das seis partidas sediadas em Milão, os alemães estiveram presentes em cinco. Foi ali que os futuros campeões derrotaram a Iugoslavia por 4 a 1, os Emirados Árabes Unidos por 5 a 1, empataram com a Colômbia em 1 a 1, venceram os rivais holandeses por 2 a 1 e a Tchecoslováquia por 1 a 0. Mas foi no jogo de abertura da Copa que o San Siro ofereceu ao mundo um espetáculo inesquecível. A Argentina, atual campeã, abriria o Mundial contra Camarões, que muitos apostavam que faria apenas figuração. Entretanto o que se viu foi a vitória camaronesa com o gol de Omam-Biyik. Os poucos torcedores camaroneses presentes vibraram como loucos no que é, até hoje, o jogo mais lembrado da história do San Siro.

Desde muito tempo, horas de tifosi entusiasmados rumam para o estádio a cada rodada do campeonato italiano para torcer ou pelo Milan, ou pela Inter. Do derby inicial em 1926 até hoje, o San Siro já abrigou 250 jogos, um dos quais, recentemente, fez a Inter amargar sua pior derrota para o arqui-rival. Em 21 de maio de 2001, o time do técnico Marco Tardelli sofreu uma humilhante derrota por 6 a 0. Mas a torcida e, principalmente, esse estádio, sabem que essa rivalidade ainda vai durar por muitos e muitos anos.

Nome: Estádio Giuseppe Meazza (San Siro)
Local: Milão, Itália
Capacidade: 85.700
Inauguração: 19/09/1926

Sediou 3 jogos da Copa de 34 e mais 6 jogos da Copa de 90, além da Eurocopa de 1980.

Nenhum comentário: