segunda-feira, 26 de abril de 2010

Os novos meninos do Villa


Tricampeão da liga de reservas do Sul da Inglaterra, Aston Villa mostra boa safra


Publicado no Olheiros

Na semana passada, a coluna abordou neste espaço a necessidade do outrora emergente Portsmouth, falido e rebaixado, de escorar-se nos frutos de sua base para recomeçar do zero. Ainda em território inglês, vemos hoje um exemplo exatamente do oposto: um dos clubes mais tradicionais do país, o Aston Villa segue firme em seu processo de reestruturação e volta a ocupar, mesmo que ainda timidamente, as primeiras posições da Premier League. Tudo isso graças, principalmente, ao pesado investimento em suas divisões inferiores, reconhecidamente dentre as melhores do país e que acaba de oferecer mais uma prova de sua força: a conquista, pelo terceiro ano consecutivo, do campeonato de reservas do sul da Inglaterra, a Premier Reserve League South.

A vitória de virada sobre os reservas do Fulham veio com gols de Barry Bannan e Ciaran Clark, assegurando o título com duas rodadas de antecedência e coroando uma campanha perfeita de onze vitórias e quatro empates, com 33 gols marcados e apenas nove sofridos. Clark, capitão da equipe, foi fundamental na campanha (sólido na defesa, marcou duas vezes na goleada sobre o Chelsea por 4 a 0, fora de casa) e mostrou o espírito do time na declaração pós-jogo. “Estamos todos contentes em ganhar a liga, afinal é o que queríamos. Agora, lanço um desafio para meus colegas: que permaneçamos invictos nas duas partidas finais”, disse. Contra o Stoke City, empate sem gols. Resta ainda a partida diante do Portsmouth.

Espírito, aliás, é a palavra considerada chave por Kevin MacDonald, técnico dos garotos, para explicar o terceiro triunfo seguido no campeonato que tem equipes fortes na categoria, como Arsenal, Chelsea e West Ham. “A camaradagem deste grupo foi gigantesca. Mesmo com um ou dois meninos tendo sido emprestados, eles ainda se falam e até vêm acompanhar os jogos. São, acima de tudo, amigos”, afirmou.

O segredo vem de mais longe: de todo o elenco dos reservas (composto por jogadores de 19 a 22 anos, já que na Inglaterra a última categoria nas academies é o sub-19, e garotos acima dessa idade passam a integrar esta espécie de “time B”), apenas um não traçou todo o caminho nos alojamentos de Villa Park – o holandês Arsenio Halfhuid, zagueiro da seleção sub 18 holandesa oriundo do Excelsior Rotterdam. O garoto, natural de Voorburg, é o mais jovem do elenco campeão, nascido em novembro de 91.

Também da geração 91, o austríaco Andreas Weimann foi a coqueluche da liga sul: artilheiro com nove gols, marcou em jogos importantes, como no clássico contra o arquirrival Birmingham, na vitória por 1 a 0 sobre o West Ham e no grande triunfo sobre o Chelsea por 3 a 1. Oriundo do Rapid Viena, é um dos muitos jogadores da base do Villa com convocações regulares para suas seleções, tendo iniciado na Áustria sub 16 e protagonizando no momento a boa campanha das eliminatórias do Europeu Sub 21. Rápido mas também com ótimo senso de posicionamento e faro de gol, já renovou seu contrato até 2012 com o clube azul celeste e bordô.

Weimann foi um dos garotos que esteve em campo no início da temporada pela Peace Cup, torneio amistoso disputado na Espanha que culminou o título do Villa nos pênaltis sobre a Juventus. O austríaco foi, aliás, titular na decisão, ainda que não tenha conseguido marcar. Antes, já havia anotado em amistoso contra o Peterborough United, da terceira divisão. Vale lembrar que ele não é o único alpino na equipe: Thomas Dau, goleiro companheiro de equipe, também é compatriota de Mozart, Schüber e Strauss, e o incrível Benjamin Siegrist, campeão mundial sub 17, veio da vizinha Suíça.

Outros que também jogaram o torneio de verão e foram fundamentais na campanha do tri foram Barry Bannan e Marc Albrighton. Bannan, emprestado durante a temporada para o Blackpool, era um dos mais experientes do elenco de reservas, já tendo jogado pelo Derby County em 2009. O meia escocês de 20 anos marcou 13 gols em 32 jogos durante sua primeira temporada na academia, quando o Villa faturou o título de 2007/08. Apesar das boas performances, incluindo participações na Europa League, acabou envolvido em polêmica aparição em uma casa noturna ao lado de dois colegas de Blackpool, mesmo estando machucado e com o time brigando contra o rebaixamento na Championship. Na decisão da Peace Cup, converteu o primeiro pênalti, provando-se decisivo, ainda que de temperamento instável.

Albrighton, por sua vez, também já estreou pela equipe profissional, na primeira partida da temporada 2009/10 da Premier League. Ala direito de ritmo e habilidade interessantes, marcou um dos gols da vitória de 3 a 1 sobre o Atlante, do México, na Peace Cup, e também anotou tentos importantes durante a campanha da Premier Reserve League. Elogiado por Martin O’Neill, parece ser um dos mais prontos a afirmar-se de vez no elenco profissional na próxima temporada.

Com mais um título, o Villa mostra a força que possui nas bases – afinal, basta lembrar que foi de lá que vieram nomes notáveis da equipe principal, como Gabriel Agbonlahor e Nathan Delfouneso, além de outras revelações como Darius Vassell, Craig Gardner e Steven Davis. A experiência de atuar em nível internacional, contra equipes de peso como Porto e Juventus, é única para garotos que já atuam com alta exigência na liga doméstica – afinal, jogar contra os rivais de Londres e ser campeão por três anos seguidos não é pouco. O último desafio será a final da Liga de Reservas, contra o campeão do norte, ninguém menos que o Manchester United. Com tantos obstáculos difíceis ultrapassados com tamanha propriedade, não há como não esperar nada além de boas notícias vindas do Villa Park, com sua nova safra de meninos.

Nenhum comentário: