domingo, 18 de abril de 2010

Grandes técnicos - Rinus Michels



Se a seleção holandesa da década de 70 era, de fato, a "laranja mecânica", Rinus Michels era o responsável pela manutenção da máquina. Como técnico de uma das mais brilhantes equipes do futebol moderno, o holandês era o homem por trás da teorida do futebol total. Nascido em 28 e atacante do Ajax durante toda sua carreira como jogador, Michels fez seu nome como técnico do clube que defendeu no final da década de 60 e depois na seleção holandesa na Copa da Alemanha em 74.

Apesar de seu maior sucesso ter sido com os laranjas, ele também dirigiu times nos Estados Unidos, na Alemanha e, especialmente, o Barcelona: Michels estabeleceu uma conexão holandesa com o clube catalão que existe até hoje, contratando sempre atletas dos países baixos. Ele foi, impressionantemente, o primeiro holandês designado para dirigir o Ajax: o clube tinha uma tradição de contar sempre com treinadores dos maiores centros europeus. Na primeira temporada, sagrou-se campeão nacional e fez do Ajax um clube que disputava de igual para igual com as grandes potências européias, conquistando em 71 a Copa Européia, atual Copa da Uefa. O time ainda conquistou mais duas taças continentais, mas sem Michels, que assumira o comando do Barcelona em 71.

Àquela altura, Michels já era conhecido por suas estratégias que enfatiizavam uma movimentação inteligente e jogadores habilidosos em todas as posições. Teve desempenho discreto no Barça, mas voltou ao topo com um time holandês que revolucionou o futebol. A figura mais ligada a Rinus Michels e ao sucesso da Holanda é Jhoan Cruyff, um jogador que parecia ter sido feito para o esquema do técnico, tendo uma capacidade inigualável de analisar uma partida ao mesmo tempo que a disputava. O mentor e seu comandado trabalharam juntos no Ajax e no Barcelona, mas foi mesmo na seleção holandesa que ambos ensinaram um novo estilo de jogo para o mundo. Com pouco tempo de treinamento, o time não despertava muitas expectativas, mas o grupo - composto em sua maioria por jogadores do Ajax e do Feyenoord - se entrosou rapidamente, sempre sob a batuta de Michels.

O time rapidamente ficou conhecido com seu jogo rápido com muitos passes. Na segunda fase, a Holanda passou de zebra para favorita, e foi assim que chegou contra os donos da casa. Numa dessas injustiças histórias do futebol, a laranja mecânica perdeu aquele jogo para a eficiência robótica dos alemães, mas saiu aplaudida de pé como melhor time do Mundial e um dos melhores da história. Assim como o Brasil quatro anos antes, a Holanda era o futebol arte, a habilidade máxima posta em campo. Após a Copa, Michels voltou ao Barcelona, mas nunca se desligou totalmente da seleção. Em 84, tornou-se coordenador técnico e, dois anos depois, reassumiu o comando do time. Com mais uma geração de ouro,

Michels conquistou a Eurocopa em solo alemão, vingando na semifinal a derrota para os donos da casa na Copa de 74. A vitória contra a União Soviética na final coroou uma carreira brilhante de um homem inteligente que, além de tudo, sabia ousar. Morreu em março de 2005, deixando o mundo do futebol com certeza um pouco mais triste.

TÁTICAS

Rinus Michels é conhecido pelo que foi essencialmente uma anti-tática: o "futebol total", mais um estilo de jogo do que uma estratégia. Michels permitia que os jogadores trocassem de posição e corressem por todo o campo para explorar os espaços dados pelos adversários e também para confundí-los. A laranja mecânica era inicialmente escalada no 4-3-3 com Jonny Rep avançando pelo lado direito e Rob Rensenbrink pelo flanco esquerdo. Os ataques dos zagueiros Wim Suurbier e Ruud Krol abriam o leque de opções ofensivas, enquanto Cruyff tinha liberdade para andar por todo o campo procurando uma maneira de furar os bloqueios adversários. As chaves para o sucesso do esquema de Rinus Michels eram uma movimentação inteligente, conhecimento tático e forma física apurada.

Nome: Rinus Michels
Data de nascimento:09/02/1928
Data de morte: 03/03/2005
Local de nascimento: Amsterdam, Holanda

CARREIRA

Como jogador
1946 a 1958: Ajax - 121 gols em 269 jogos
5 jogos pela seleção holandesa

Como treinador
1965 a 1971: Ajax
1971 a 1975: Barcelona (acumulando a função de técnico da seleção holandesa)
1975 a 1976: Ajax (Diretor Técnico)
1976 a 1978: Barcelona
1978 a 1980: Los Angeles Aztecs
1980 a 1983: FC Köln
1984 a 1988: Seleção holandesa
1988 a 1989: Bayer Leverkusen

Títulos
6 campeonatos holandeses (2 como jogador e 4 como técnico)
1 Copa Européia (1971, como técnico do Ajax)
1 Eurocopa (1988, como técnino da Holanda)
1 campeonato espanhol (1974, como técnico do Barcelona)

Nenhum comentário: