quarta-feira, 7 de abril de 2010

O fim da hegemonia?


Pela primeira vez em sete anos, não há um clube inglês na semifinal da Champions League

Lembra-se da temporada 2002/03 da Liga dos Campeões da Europa? O Milan de Dida derrotou a Juventus nos pênaltis na decisão, após eliminarem Real Madrid e Internazionale nas semifinais.

Aquela foi a última temporada em que não houve ao menos um clube inglês na semifinal do maior campeonato de futebol do mundo - sim, maior até que a Copa do Mundo, principalmente pelo nível técnico apresentado.

Naquela temporada, o Manchester United foi o inglês a chegar mais longe, sendo eliminado pelo Real Madrid após derrota por 3 a 1 no Santiago Bernabéu e vitória por 4 a 3 no Old Trafford - circunstâncias semelhantes às da eliminação desta quarta, assim como foram semelhantes as doses de heroísmo deste Bayern de Munique às daquele Manchester campeão europeu em 1999. Vingança tardia, mas finalmente saboreada.

De 2002/03 para cá, o Chelsea caiu na semifinal diante do Mônaco em 2003/04; Liverpool e Chelsea se enfrentaram nas semis de 2004/05, com os Reds avançando para o título diante do Milan; o azarão Arsenal eliminou o surpreendente Villareal em 2005/06, para ser derrotado pelo Barcelona de Ronaldinho Gaúcho.

A hegemonia consolidou-se a partir de 2006/07: naquele ano, Chelsea, Liverpool e Manchester United chegaram às semifinais - então apenas a segunda vez na história que três times do mesmo país conseguiam o feito; em 2007/08, os mesmos três repetiram a escrita, desta vez sem intrusos na final e com vitória do Manchester; e no ano passado, o Arsenal substituiu o Liverpool no trio de semifinalistas, que ao final acabaram sucumbindo à qualidade técnica de Messi e seu Barcelona mágico.

O golaço de Robben em Manchester marca não apenas a volta do Bayern de Munique às semifinais de competições europeias após nove anos (na última vez em que chegou, em 2000/01, foi campeão), mas também coloca um ponto de interrogação sobre a pouco questionada hegemonia dos clubes ingleses nos últimos anos. Com estruturas administrativas mais modernas, bastante diferentes daquelas de seus rivais espanhois e italianos, os ingleses transformaram a Premier League na NBA do futebol e pareceram bastante à frente de seus adversários - e por um bom tempo.

Entretanto, a primeira semifinal de UCL com clubes de quatro países diferentes desde 2003/04 mostra que, apesar do poder econômico, os ingleses perderam sim um pouco de sua força nesta temporada - basta ver, com a falência do Portsmouth e as severas críticas dos torcedores aos proprietários de Manchester, Chelsea e Liverpool, que o modelo de administração talvez não seja tão perfeito assim.

Obviamente, a queda do Manchester tem muito a ver com a expulsão de Rafael e a lesão de Rooney, da mesma forma que os problemas de formação de elenco para a temporada afastaram o Liverpool da disputa e a queda de produção de Drogba em 2010 - um pouco fruto da cirurgia que o marfinense teima em adiar - limou as chances de avanço do Chelsea. Também, a forma como o Arsenal foi derrotado lembra - de maneira horrível para os torcedores dos Gunners - que os outros times têm, sim, MUITAS qualidades.

Ainda assim, serve de alerta para os ingleses o fato de que, apesar de tantas participações e tamanha hegemonia, eles tenham vencido apenas um dos últimos quatro títulos. Porque se eles se julgavam superiores nos primórdios do futebol e, ao demorar para se perceberem iguais aos outros, acabaram ficando para trás, o mesmo pode acontecer de novo, agora com os clubes.

2 comentários:

Andre disse...

Olá Maurício, não consigo postar fora dos assuntos que coloca, enfim...

Gostei do seu blog e gostaria de saber se conhece alguem do futebol que posso mandar meu currículo,quero trabalhar em alguma consultoria de esporte ou olheiro, etc...

Se souber algo te agradeço.

Meu nome é André dos Santos Dimitriou,tenho 33 anos, sou Consultor e Gerente de Negócios de uma empresa de TI que trabalhei durante 9 anos mas agora decidi em Abril sair da empresa e gostaria de ingressar no mundo do futebol.

Tenho vontade de trabalhar em alguma empresa voltada para área futebol e acredito que possa ajuda-lo para crescer nesse meio.

Agradeço a atenção.

Aguardo seu retorno.

Att,

André Dimitriou
Consultor
Cel: 11-7762-4643
Casa: 11-5584-7924
@: andredimitriou@gmail.com

O autor disse...

Acho que o fim da hegemonia se deve, principalmente, à falta de preparo - com exceção do Chelsea.

O Manchester vendeu seu principal jogador e não contratou ninguém à altura.

O Arsenal, com seus jovens talento s e promessas, esbarra sempre na inxeperiência do time.

Enquanto isso, o liverpool, que tem um time arrumadinho, com ótimos jogadores e um craque no meio, acabou eliminado precocemente antes da oitavas...Lamentável!

Para piorar, ainda há uma crise no futebol inglês, com falências de clubes...

ABS