quinta-feira, 29 de abril de 2010

Qual clube dá mais espaço para as bases em seu site?


Especial do Olheiros analisa os 20 integrantes da Série A do Brasileiro

Publicado no Olheiros

A internet transformou-se rapidamente no meio de comunicação mais completo e eficaz à disposição. Ainda que não atinja a maioria da população mundial (a expectativa é que apenas em 2012 o numero de pessoas com acesso chegue a 25%), a verdade é que a parcela mais representativa do planeta, aquela que consome informação diariamente também através dos meios convencionais como rádio, televisão e jornal, está plugada na grande rede.

E para quem quer saber mais sobre futebol não é diferente: os antes misteriosos e desconhecidos campeonatos internacionais – da Copa dos Campeões da Oceania ao campeonato senegalês – todos podem ser acompanhados com detalhes a alguns cliques de distância. Nós mesmos, do Olheiros, somos a prova viva deste fenômeno: somente a internet possibilita a reunião de tantas informações a respeito de campeonatos de base que, apesar de antes não terem cobertura da mídia, sempre despertaram interesse.

Atentos à busca cada vez maior dos torcedores por informações, os clubes passaram a investir, já na década passada, quando a internet ainda engatinhava no Brasil, em sites oficiais. Atualmente, as ações se concentram na interatividade e nas promoções, no conteúdo exclusivo e nas TVs oficiais, transformando as páginas em verdadeiros portais de informação sobre as equipes.

Além de procurarem saber da escalação da próxima partida ou de quem pode ser o próximo reforço, os torcedores querem também conhecer a nova geração em formação nas bases – se não houvesse tamanho interesse, sequer estaríamos aqui. Por isso, o Olheiros resolveu fazer o trabalho sujo para você, amigo leitor: visitamos os sites dos vinte clubes da Série A do campeonato brasileiro para ver quem oferece mais informações sobre as bases e montamos um ranking, pontuando as páginas que permitem o melhor acompanhamento dos garotos.

O Ranking

Da mesma forma que o Ranking Olheiros das categorias de base, nosso ranking dos sites foi elaborado através de análise minuciosa do espaço destinado às divisões inferiores em cada uma das vinte páginas oficiais dos clubes da primeira divisão. Para isso, foram estabelecidos três critérios: informações dos atletas (nome completo, data de nascimento, foto, ficha técnica, por quais clubes passou e etc.); resultados das competições (calendário, placar dos jogos, artilharia e tabela); e notícias (frequência de atualização, conteúdo, fichas técnicas dos jogos, fotos e etc.). Para cada critério, estabelecemos a pontuação de 0 a 10, recebendo a nota máxima aquele clube que tivesse a melhor apresentação de cada critério ou, ainda, o que tivesse todos os itens atendidos. Para diferenciação, a escala foi a seguinte: 10 – excelente; 7, 8, 9 – ótimo; 4, 5, 6 – regular; 1, 2, 3 – ruim; 0 – ausente.

Além disso, estabelecemos uma pontuação de 0 a 5 para os extras: informações sobre escolinhas de futebol, peneiras, infraestrutura dos centros de treinamento, títulos conquistados na base e outros. Desta forma, a pontuação máxima conferida a um clube poderia ser 35: nota 10 nos três critérios principais e 5 nos extras. Como veremos, ao passo que alguns clubes chegaram muito perto disso, outros passaram longe, muito longe.

Antes de passarmos aos números, entretanto, fica uma ressalva: nem sempre a falta de informações sobre as equipes amadoras ou seus atletas é sinal de falta de atenção para com os interesses do torcedor ou mesmo desorganização. Em muitos casos – mais até do que se imagina –, a falta de dados dos garotos é uma estratégia do clube, preocupado em não perder seus meninos, que afinal não possuem vínculo profissional algum nas categorias inferiores.

Veja o Ranking abaixo e confira a matéria completa no Olheiros, clicando aqui

Nenhum comentário: