segunda-feira, 5 de abril de 2010

Paulistão: quem se classifica para a semifinal?

JustificarO Paulistão chega à sua última rodada com uma pitada de emoção maior que nos últimos anos, pelo fato de dois dos grandes ainda buscarem a classificação. O curioso é que eles são exatamente Corinthians e São Paulo, que no início da temporada priorizaram a Libertadores, promovendo rodízios de jogadores nas partidas do Estadual, e encaram a classificação à semifinal como exigência, tanto para acalmar a torcida quanto para encontrarem o time ideal para a competição sul-americana, já que ambos ainda estão devendo em futebol.

Veja do que cada time precisa para se classificar:

Grêmio Prudente – Tem a situação teoricamente mais confortável dos quatro, pois joga em casa diante do São Caetano e precisa de uma vitória simples para se classificar. Caso Corinthians e Portuguesa não vençam, até mesmo uma derrota garante a equipe de Toninho Cecílio nas semifinais. O Grêmio vem de quatro vitórias consecutivas (contra Corinthians e Portuguesa, adversários diretos) e tem pela frente um São Caetano praticamente garantido nas semifinais do Interior, mas sem muita inspiração como visitante.

São Paulo – Apesar de entrar na última rodada na zona de classificação, tem o adversário mais difícil dos quatro: pega o já classificado Santo André, como visitante. A partida, entretanto, será em Piracicaba a pedido do mandante, o que pode favorecer o Tricolor – ainda que, mesmo que o jogo fosse no ABC, o São Paulo teria maioria da torcida. A dúvida é se o Santo André entrará com os titulares ou não, o que pode influenciar diretamente na dificuldade encontrada pelo time de Ricardo Gomes. Outra questão é se o treinador manterá a equipe que goleou o Botafogo, deixando Washington no banco e mantendo Marlos no meio – em suas entrevistas pós-jogo, afirmou que a formação usada neste domingo é opção, e não solução. Caso chova em Piracicaba, o campo pesado pode exigir uma referência na área.

Corinthians – Segundo sites de matemática, o Corinthians tem até mais chances de classificação que o São Paulo, mesmo tendo chegado à última rodada na quinta colocação. Isto porque joga em casa diante do Rio Claro, que briga para não cair. O Timão precisa vencer, já que um empate significaria os mesmos 33 pontos do São Paulo, mas perderia nos critérios de desempate. Dentinho estará de volta à equipe, mas Chicão, Ralf e Jorge Henrique estão suspensos. Ronaldo deverá ir para o sacrifício, emplacando sua quinta partida consecutiva – algo que não fez ainda nesta temporada.

Portuguesa – A situação da Lusa é a mais improvável. Para se classificar, precisa vencer o Ituano (que ainda briga contra o rebaixamento) no Canindé e torcer por tropeços de dois dos três concorrentes – empates de Corinthians e São Paulo já servem. A classificação pode até vir na terceira posição, caso o Grêmio Prudente perca – aí, a Portuguesa ficaria na frente pelo saldo de gols. Para o jogo decisivo, Benazzi não contará com Glauber e Marcos Paulo, suspensos. O capitão Marco Antônio, que voltou a sentir dores no pé, é dúvida, e Domingos, suspenso diante do Rio Branco, volta à zaga.

Palpite do blog: Classificam-se Grêmio Prudente e Corinthians.


REBAIXAMENTO

Sertãozinho, Rio Branco e Monte Azul, três clubes que subiram no ano passado, já estão de volta à Série A-2. Na última rodada, cinco equipes lutam para fugir da última vaga: o Paulista, com 17 pontos, é o mais ameaçado e virtual rebaixado – recebe um desanimado Palmeiras, e precisa vencer, além de torcer para derrota de um de seus concorrentes, ou empates de Ituano ou Mirassol.

Caso o Galo consiga a vitória, as atenções recaem sobre Rio Claro e Ituano, ambos com 19 pontos e que jogam fora de casa respectivamente contra Corinthians e Portuguesa, que ainda sonham com a vaga na semifinal. Mirassol e Bragantino se enfrentam, e um empate ou vitória do Mirassol garantem os dois na elite no ano que vem. Para o Braga cair, só mesmo um desastre: derrota para o Mirassol e vitórias de Rio Claro, Ituano e Paulista.

Palpite do blog: Cai o Paulista


TROFÉU DO INTERIOR

A conta do Troféu do Interior é mais complicada, por envolver também o Grêmio Prudente, ainda na briga pela semifinal. Garantidos, o Botafogo, que recebe o já rebaixado Monte Azul, e o São Caetano, que visita o Prudente. Sobram mais duas vagas: Mogi Mirim e Ponte Preta se enfrentam por uma dessas vagas, e o Oeste recebe o rebaixado Rio Branco de olho nos resultados da rodada – até mesmo o Bragantino poderia se classificar, caso vença sua partida, a Ponte derrote o Mogi e o Oeste perca para o Rio Branco. Caso o Prudente fique de fora das semifinais do campeonato, sobraria apenas uma vaga, que ficaria entre Ponte e Oeste.

Palpite do blog: Classificam-se Botafogo, São Caetano, Mogi Mirim, Ponte Preta e Oeste

Um comentário:

O autor disse...

Apesar do time do Grêmio Prudente ter feito um excelente campeonato, não gosto da sua maneira de jogar. Prefiro muito mais a da Lusa.

A Portuguesa tem um time rápido, dinâmico, enquanto o Prudente é joga feio, pragmático. Assim como o Corinthians, que não joga feio, mas também não enche os olhos.

Por isso, torço pela classificação da Lusa.

Passa lá no meu blog: http://diarioesportivogolaco.blogspot.com

ABS