sábado, 12 de maio de 2007

Brasileirão 2007 - começou!

Havia pensado em fazer um preview do Campeonato Brasileiro, apresentando os times, mas seria um post extremamente longo. Deixo, então, a dica para passarem no blog do Dassler, onde ele aborda com mais profundidade (e mais competência também) cada uma das 20 equipes. Deixo aqui, então, meus pitacos para conferência posterior.

Tentando dividir os times em forças, aponto como candidatos ao título quatro equipes, na ordem de favoritismo: São Paulo, Santos, Grêmio e Inter. O atual campeão tem o elenco mais forte do país e vai se jogar de cabeça na competição. Santos e Grêmio dividirão as atenções com a Libertadores e, dependendo dos resultados, podem abandonar a disputa em um eventual título sul-americano ou um desmanche. Já o Inter é uma incógnita, mas ainda é forte.

Depois, brigando por uma vaga na Libertadores, aponto Flamengo, Botafogo e Atlético-MG. Ney Franco faz um excelente trabalho, o Botafogo é o time mais envolvente do momento e o Atlético deve surpreender, com a base que montou.

Um nível abaixo, vejo um Fluminense forte com a vinda de Renato Gaúcho; um Atlético-PR bom com Vadão, Dênis Marques e Alex Mineiro, um Cruzeiro que Dorival Júnior dará jeito e um Palmeiras que vai começar com tudo, mas deve cair de rendimento e ficar na zona da Sul-Americana.

Na zona da pasmaceira, Paraná e Goiás devem fazer campeonatos regulares, embora o sinal amarelo esteja aceso no centro-oeste. O Sport deve se manter na Série A, embora sem muito brilho. E dos 12 grandes, vejo Vasco e Corinthians como os piores, pelo menos hoje e pensando no que pode acontecer. Celso Roth (e o elenco cruzmaltino)me assustam e o Corinthians dá medo de ver jogar. Pode melhorar, mas acho difícil.

Por fim, brigam para não cair Figueirense, Juventude, Náutico e América de Natal. o Figueira deu sorte na Copa do Brasil, assim como o Náutico; o Juventude tem um time inferior ao dos anos anteriores e o América só manteve Souza e Paulo Isidoro, muito pouco para continuar na elite.

Só lembrando que há o desmanche do meio de ano, técnicos vão e vêm e é um campeonato que dura sete meses. Ou seja, muita coisa pode mudar. Mas, analisando as equipes em seu momento atual, é mais ou menos isso que se pode prever. E você, o que acha?

Um comentário:

Anônimo disse...

Poião, obrigado pela referência.
Foi profundo mesmo, até demais!
hahaha


concordo praticamente em tudo ctgo, só vejo o Internacional forte mesmo, sem ser incógnita, por confiar no trabalho do Gallo.

tbm tenho ressalvas qto ao Atlético Mineiro, cujo elenco considero insuficiente.

e particularmente torço e confio nesse Palmeiras.

é só :)

abração
Dassler