terça-feira, 1 de maio de 2007

O caminho para o El Dorado

Começa na noite desta quarta-feira, com cinco partidas, a terceira fase da Copa Libertadores. Este blog faz uma rápida análise dos confrontos, tentando o máximo possível NÃO ficar em cima do muro. Vamos aos jogos:

Santos x Caracas - Caraca, que zebra!

Dono de uma campanha impecável na primeira fase - 6 vitórias e 100% de aproveitamento -, o Santos não tem com que se preocupar diante de um time venezuelano, certo? Bem, não exatamente. O Caracas é a maior zebra desta Copa Libertadores e deixou pra trás LDU e River Plate (tendo inclusive ganhado na Argentina por 1 a 0). Se antes o time de Luxemburgo já devia prestar atenção nos Rojos, as últimas atuações do Peixe mostram que a zebra venezeuelana tem chances de galopar mais longe.
Destaques: Zé Roberto (SAN) / Guerra (CAR, meia)
Palpite: Santos 80% x Caracas 20%

Flamengo x Defensor Sporting - Deu pro gasto

O Defensor já está mais do que satisfeito por chegar nas oitavas-de-final. Tudo bem que pegou um grupo baba como o do Santos (e perdeu as duas para o Peixe, por 1 a 0 no Brasil e 2 a 0 em casa), mas o pior entre os 16 classificados sabe que não tem condições de enfrentar o muito bem arrumado Flamengo de Ney Franco. E nem vai conseguir. Jogo mais fácil dos oito.
Destaques: Renato (FLA) / Ithurralde (DEF, zagueiro)
Palpite: Flamengo 95% x Defensor 5%

Libertad x Paraná - Os paraguaios que dão dor de cabeça

Já estava praticamente certo que o Paraná enfrentaria o São Paulo nas oitavas. Chegaria como azarão, mas em um duelo doméstico tudo pode acontecer. E lá foi o São Paulo empatar com o Audax e estragar a festa. Diferente dos famosos whiskies falsificados, estes paraguaios são originais e darão muita dor de cabeça para Zetti. Semifinalista em 2006, o Libertad tem uma defesa forte, decide em casa e é favorito.
Destaques: Sarabia (LIB, zagueiro) / Dinelson (PAR)
Palpite: Libertad 75% x Paraná 25%

Toluca x Cucuta-COL - Duelo do norte

Mexicanos e colombianos se enfrentam no jogo mais ao norte destas oitavas-de-final. O Toluca, melhor dentre os três mexicanos, é considerado o rei do mata-mata. Pior para o Cúcuta, que embora seja o atual campeão nacional, possua o vice-artilheiro da competição e tenha deixado o Cerro Porteño para trás na fase de grupos, não deve ser páreo.
Destaques: Zinha (TOL, meia) / Blás Perez (CUC, atacante)
Palpite: Toluca 75% x Cúcuta 25%

Necaxa x Nacional-URU - Alguém arrisca um palpite?

Não, nem este blog. O Nacional provou ser uma equipe duríssima ao derrotar o Inter no Uruguai e arrancar um empate em Porto Alegre. Da mesma forma, os mexicanos acabaram com uma invencibilidade de quase cinco meses do São Paulo. Duas equipes que deixaram para trás os finalistas da edição passada. Se existe uma vantagem, é dos mexicanos decidirem em casa.
Destaques: Salgueiro (NEC, atacante) / Delgado (NAC, volante)
Palpite: Necaxa 55% x Nacional 45%

Velez x Boca - Bom pra nós

Os times brasileiros devem ter adorado este confronto, afinal o Velez é uma das melhores equipes do continente e o Boca, bem, é o Boca. Saber que uma das duas equipes vai cair já nas oitavas é uma bênção, menos para a torcida do Paraná, que se conseguir passar pelo Libertad pega uma pedreira ainda maior. O Fortín tem mais time, mas o Boca, bem, é o Boca.
Destaques: Zárate (VEL, atacante) / Palacio (BOC, atacante)
Palpite: Velez 55% x Boca 45%

Grêmio x São Paulo - Para entrar pra história

Outro clássico nacional, tem tudo para ser o duelo mais eletrizante das oitavas e entrar pra história. Em cirunstâncias normais, o São Paulo seria favorito, mas está em baixa após a eliminação no Paulistão e o empate contra o Audax e pega um Grêmio ainda em formação, mas embalado após a história classificação para as finais do Gauchão, com toda a tradição de um time copeiro e com Mano Menezes no banco.
Destaques: Lucas (GRE) / Dagoberto (SAO)
Palpite: Grêmio 50% x São Paulo 50% (desculpem, mas não dá!)

Colo Colo x América-MEX - Por um lugar ao sol

Duelo muito interessante. O América fez mais pontos que o Colo Colo, mas decide fora por causa do regulamento. Tudo bem que teve uma chave mais fácil que os chilenos, mas o atacante Cabañas exagerou na dose e disparou na artilharia com 9 gols. O Colo Colo tem boas promessas no elenco e quem passar pode aprontar e ter vida longa na competição.
Destaques: Suazo (COL, atacante) / Cabañas (AME, atacante)
Palpite: Colo Colo 45% x América-MEX 55%

5 comentários:

Anônimo disse...

Boa iniciativa poio!

Vamos lá..

* Santos x Caracas

Acho que os venezuelanos foram longe demais já. Dizem ter dois atacantes mto rápidos, mas ainda assim acho que dá Santos. No domingo não.

* Flamengo x Defensor

Ney Franco acena com uma equipe mais ofensiva para jogar no Uruguai. Eu não faria isso, mas dá Flamengo sem problemas. O Defensor só passou pq o grupo 8 era uma teta!

* Paraná x Libertad

Acho que é o confronto com mais chances de pintar a zebra. Libertad é arrumadinho, Guiñazu tbm joga bem, mas os paranistas são perigosos e eficazes qdo não pressionados.

* Necaxa x Nacional

Gosto mais da equipe uruguaia. Ficarei na torcida. E não vejo tanto potencial no Necaxa.

* Velez x Boca

Pra mim, é mais atraente que Sp x Grêmio. Dois grandes times com a bola no pé, sabem jogar, e o Boca qdo completo deu show. É esperar pra ver!

* América x Colo Colo

Depois do papelão no Japão, torço é pro Colo Colo de Alexis Sanchez e Suazo. Belíssimo time.

* SP x Grêmio

Se pesar o componente psicológico, dá Grêmio. Se souber jogar com inteligência, dá SP que é mais time. Perigo pro Muricy. Não queria falar, mas é.


abraço poio!
belíssimo post :)

Anônimo disse...

Vou dizer o que eu digo desde 2004: o São Paulo cai nas oitavas, hahahahaha!

E o Boca também...

E o Paraná passa...

Unknown disse...

Maurício, o destaque boquense não seria o Riquelme? O Palacio está bem - já faz tempo -, mas creio que o meia que foi reapatriado para a disputa da comepetição deveria ser o destaque.
No resto está ótimo!
Creio que o Grêmio passe e nas quartas tenha outro duelo brasileiro, Grêmio x Flamengo e este pegaria fogo!
Abraço.

Braitner Moreira disse...

Acho que os duelos de Santos e Flamengo são mesmo os mais insossos, mas nos outros só tem jogo bom - em teoria.

Aposto em Santos, Flamengo, Paraná, Toluca, Nacional, Vélez, Grêmio e América.

THIAGO A FELIPPE disse...

É INJUSTO FALAR DEPOIS, MAS ASSIM COMO ANTECIPOU MAURICIO...FLAMENGO PASSA FACIL.....HEHEHEHE...RELAXA,...VC TEM CREDITO