sexta-feira, 25 de maio de 2007

Uma espera interminável


Sexta-feira é um dia bom para reflexões, por ser talvez o dia mais morto para o futebol. E nestes dias frios, pensava eu cá com os botões do casaco marrom herdado de meu avô: mania ingrata essa do ser humano de viver mais na expectativa que na realização.

Porque nós da imprensa, que moldamos nossa rotina em função do esporte, passamos os dias fazendo análises pré e pós-jogo. Falamos da história e tentamos adivinhar o que vai acontecer, baseando-se em fatos já consumados, em um evento tão passível de variações quanto um jogo de xadrez.

Veja a ansiedade por uma Copa do Mundo, por exemplo. E falo principalmente por mim, mas também pelo que se pode perceber às vésperas de um Mundial. Fala-se tanto, espera-se tanto, e quando a hora chega, passa rápido demais. Pouco se aproveita.

Nunca se teve tanto futebol na tevê. Há vinte anos, assistir uma partida do campeonato alemão era tão fácil quanto manobrar aqueles caminhões Mercedes-Benz sem direção hidráulica. E mesmo assim, é como se nunca tivéssemos TÃO POUCO futebol para assistir. Porque é tudo tão mega, que a bola rolando vira mini.

Talvez essa sensação venha pelo fato de que o nível não tem sido lá aquelas coisas. Mas será mesmo? Às vezes parece que o futebol caiu porque a oferta é muito grande. Sabe como é, toda hora perde a graça. Era mais legal quando demorava. A espera valia a pena.

Fiquei intrigado com uma colocação de Oliver Seitz, colunista do Cidade do Futebol, em conversa recente durante entrevista para o Domingo Esportivo. Disse ele que o futebol em si não é tão importante no Brasil. O jogo. O que vale mais é o status de fenômeno social que atingiu. Por isso que falar de futebol parece mais importante que vê-lo. Por isso que, segundo ele, o mercado brasileiro para futebol não é tão grande como se pensa.

Vivemos por causa do jogo, mas o jogo é o menos importante. Vale mais a discussão antes e depois, a expectativa, a espera. Uma espera interminável.

3 comentários:

Dassler Marques disse...

sensacional cara! muito, muito bom.

existe um monte de gente que gosta mais de falar de futebol do que propriamente assistir.

não acho que o nível do futebol caiu, apenas aqui no Brasil, pois vivemos de exportar, ainda que a constante aparição de novos jogadores amenize. Lucas, por exemplo, está de partida.

e por fim, isso é igual cozinhar. vc fica uma hora pra fazer e devora tudo em 10 minutos.

abraço poio, parabéns pelo texto, mto legal mesmo!

Anônimo disse...

olha eu aqui no seu blog, nem sempre comentando, mas SEMPRE acompanhando
amo-teeeeeeeeee

Anônimo disse...

É minha primiera vez aqui. Gostei bastante e voltarei. Parabéns.