quinta-feira, 17 de maio de 2007

Carta aberta ao futebol brasileiro

Jogadores, técnicos, torcedores, dirigentes, narradores, repórteres, comentaristas, empresários, olheiros, preparadores físicos, treinadores de goleiros. Esta carta é endereçada a vocês, e a quem mais possa interessar.

Venho por meio desta fazer um pedido. Não, um apelo. Simplifiquem. É, simples assim. Não compliquem. O futebol é uma coisa tão simples, e vocês inventam fórmulas, táticas, palavras difíceis. Transformam o campo em um jogo de xadrez. Eu sinto que vocês pensam mais em evitar o gol do que buscá-lo! Mas afinal, não é o gol a razão disso tudo?

Eu sei que meus antepassados vieram da Inglaterra. Mas eu sou simples, nasci aqui, vim lá do interior. Do chão de terra batida. Quando criança, um par de meias velhas bastava. Ou um couro velho de boi. Simples. Hoje, só tecnologia! Parece que esqueceram de mim. Não sou mais tão importante, só um detalhe. Isso magoa.

Eu me lembro, não faz muito tempo, gostavam mais de mim. Me chamavam de você. Me conheciam pelo nome. Bons amigos! Pelé, Maradona, Zico, Cruyff, Puskas...mas as amizades vêm e vão. Hoje só me maltratam! Pisam em mim. Tudo bem, eu não reclamo, fazer o quê.

Mas eu só peço isso. Simplifiquem. O simples, muitas vezes, é mais bonito. Eu pelo menos gosto, porque sou simples.

Respeitosamente,

A Bola.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa poio!

lembrei de qdo era muleke...

fazia bolas de papel
jogava com pote de yakult..qqer coisa..

bons tempos!


abração