segunda-feira, 28 de maio de 2007

Feira livre


"Olha o zagueiro, tá acabando, quem vai querer...moça bonita não paga, mas também não leva!". É mais ou menos isso o que virou a seleção brasileira desde que Dunga assumiu. Sob o argumento de testar jovens jogadores para a seleção olímpica, Dunga tem convocado garotos que se destacam nos principais times brasileiros. Mas será que é isso mesmo?

O goleiro Cássio, do Grêmio, foi convocado para os amistosos contra Chile e Gana com a mesma desculpa, e não entrou em campo um minuto sequer. Adquirir experiência? Sinceramente, além do goleiro Roger, do Santos, não conheço nenhum reserva que seja experiente em alguma coisa que não seja saber sentar no banco de uma forma mais confortável.

Se é pra testar jogadores para os Jogos Olímpicos, que convoque uma seleção olímpica e faça um amistoso. Agora, da forma como é feita, só há uma explicação: a seleção brasileira virou um balcão de negócios. Uma feira livre. Vale lembrar que logo nas primeiras convocações, Dunga chamou Jônatas, do Flamengo. E lá foi ele para o Espanyol. Convocou Marcelo, do Fluminense, e ele assinou com o Real Madrid. Será diferente com Diego, goleiro do Galo, Thiago Silva, zagueiro do Fluminense, ou Carlos Eduardo, meia-atacante do Grêmio? Acho que não.

Porque uma convocação abre os olhos dos clubes europeus. O pensamento é simples: "seleção brasileira é o crème de la crème. Se foi convocado, é top. Vou comprar". Muito me preocupa essa história toda. E nem questiono se alguém está levando algum nessa - se bem que SEMPRE alguém leva algum.

Mas a seleção, que já virou uma espécie de Dream Team que só se apresenta na Europa, pode perder cada vez mais o status de equipe nacional para se transformar em uma equipe de aluguel, que embarca em caravanas de negócios em busca dos infindáveis dólares dispostos a comprar qualquer brasileiro. E quem pagar mais, leva.

5 comentários:

Sidarta Martins disse...

Podia ser uma seleção só de quem joga aqui.

Coloquei sua opinião no meu blogue. Se quiser dar uma olhada: http://nacal.blogspot.com/2007/05/repercusso-da-convocao-na-blogosfera_29.html

Abraços,

Dassler Marques disse...

Fiz quase um contra-ponto lá no meu blog. Espero que vc goste :)

E comentei tbm na comunidade.

abraço poião!

Anônimo disse...

Sim, concordo, é uma feira livre mesmo, ou melhor...um leilão, onde os empresários colocam o "gado" para desfilar em campo, com o aval da CBF (sócia).

Visando as olimpíadas, tem sentido a convocação do goleiro Diego, do meia Carlos Eduardo...mas kd o Pato? E o Lucas? E o Renato Augusto? Estranho...Pra q chamar os dinossauros Edmílson e Gilberto Silva? Os caras nem vão jogar a Copa do Mundo, muito menos as olimpíadas!

Muito bom seu blog! Vamos trocar links ou banners? Abraços!!!

Anônimo disse...

Fala Maurício! Já está linkado no meu blog, e obrigado por me linkar. Valeu parceiro! abraços!!!

Sidarta Martins disse...

Cara, acho que achei o seu blog no technorati. Mas se não foi lá, foi no google mesmo.

O meu blogue é coletivo, por isso as coisas lá levam mais tempo para serem feitas. Mas quero colocar vc na minha lista de favoritos, fazer uma nova convocação.

Abraços,