terça-feira, 22 de maio de 2007

Ganhar é perigoso


Deu no Cidade do Futebol:



"Uma equipe da universidade de Cardiff, no País de Gales, realizou um estudo com torcedores de rugby e constatou que os que viram o seu time ganhar, ou pelo menos empatar com o adversário, saíam do estádio mais agressivos do que os que viram seu time perder ou mesmo aqueles que foram entrevistados antes dos jogos.

O estudo foi divulgado pela publicação especializada “Criminal Behavior and Mental Health” e o fator que pode ter levado a esta constatação é a euforia de uma vitória e a perda do senso de perspectiva."


Aí eu pergunto, como diria Marcelo Rezende: como resolver um problema desses? Porque eu concordo que o espírito de conflito existente em um jogo de futebol ressalta traços adormecidos de agressividade de algumas pessoas. Nem cito aqui os marginais que se degladiam ANTES de clássicos, como é comum ver no Rio e em São Paulo. Estes não são torcedores.

Mas o que dizer do vandalismo praticado nas ruas da capital paulista quando o São Paulo foi campeão da Libertadores? É certo que a maioria era composta por pessoas que já tinham uma certa inclinação para a violência, mas também é certo que alguns simplesmente "entraram na onda" eufórica de uma vitória.

Acima de tudo, é uma questão de (falta de) educação. E além disso, tem também o estado lamentável dos banheiros dos estádios brasileiros (só quem já foi urinar no banheiro da geral do Maracanã sabe do que eu estou falando), a (in)cultura idiota de jogar lixo no chão e muitas outras atitudes pequenas que se transformam em algo grande.

E a Copa do Mundo vem pro Brasil. Que medo!

Nenhum comentário: