segunda-feira, 1 de março de 2010

Amistosos pré-Copa


29 das 32 seleções que disputam o Mundial vão a campo neste meio de semana

Última chamada para o vôo 2010 com destino à África do Sul. A exatos cem dias da abertura da Copa, 29 das 32 seleções que disputarão o primeiro Mundial da África entram em campo neste meio de semana em amistosos preparatórios. Os destaques ficam por conta de Brasil x Irlanda e de dois clássicos mundiais: Alemanha x Argentina e França x Espanha.

Interessante notar que, em amistosos pré-Copa, são mais frequentes encontros pouco comuns em jogos de seleções, como duelos África-Ásia, Europa-África e América-Oceania, por exemplo. Na busca por tentar se adaptar ao estilo dos adversários da primeira fase da Copa (e considerando que a FIFA proíbe amistosos entre equipes sorteadas no mesmo grupo), as seleções enfrentam equipes que são rivais de seus antagonistas da primeira fase.

É esse o caso, por exemplo, de Costa do Marfim x Coreia do Sul: enquanto os marfinenses procuram assimilar o estilo de jogo asiático dos vizinhos de seus adversário da Coreia do Norte, os sul-coreanos buscam aprender mais sobre o estilo de jogo africano, já que enfrentam a Nigéria na primeira fase.

Brasil x Irlanda

O Brasil de Dunga venceu a Copa América, as Eliminatórias e a Copa das Confederações, mas o treinador sabe que nada disso adianta se a seleção não voltar da África com o hexa. Por isso, Dunga adotou postura ainda mais defensiva em suas entrevistas e chegou a afirmar que, se a Copa fosse daqui a uma semana, o grupo que está em Londres é que iria para a disputa. Tudo isso porque cresce o clamor, mais da imprensa que popular, na verdade, para a convocação de Ronaldinho Gaúcho - emulando algo parecido com o lobby por Romário em 2002. Se for campeão sem o craque, Dunga irá calar os críticos de uma vez por todas.

Para o jogo desta terça, Dunga não poderá contar com Luís Fabiano, lesionado. Adriano deve entrar no seu lugar. Na lateral esquerda (posição ainda sem dono), Michel Bastos é a bola da vez, por mais que não atue desta forma no Lyon. Ramires também deverá começar jogando, já que Elano apresentou-se com uma pequena lesão muscular. O Brasil deve começar o jogo com Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires e Kaká; Robinho e Adriano.

A Irlanda "ganhou" o amistoso com o Brasil como prêmio de consolação por ter ficado de fora da Copa no famoso lance da mão de Henry, na repescagem contra a França. As duas seleções se enfrentaram recentemente: em 2008, vitória por 1 a 0, com gol de Robinho. O time irlandês, comandado pelo italiano Giovanni Trapattoni, não contará com sua maior estrela: Robbie Keane, atacante do Celtic, está fora por contusão.

Alemanha x Argentina

A partida que prometem mais emoção será entre Alemanha e Argentina, na Allianz Arena de Munique. As duas equipes repetem o duelo das quartas de final da Copa passada, vencida pelos alemães, então anfitriões.

Os argentinos podem ter esta como única partida de preparação até o torneio caso a federação atenda o desejo de Maradona e cancele o jogo de 24 de maio diante do Canadá, em Buenos Aires. Já a Alemanha tem outros três amistosos programados - contra Malta, Hungria e Bósnia -, mas nenhum deles tem a importância da Argentina, o que torna o confronto desta quarta especial.

O jogo serve ainda para Maradona e Joachim Löw, este técnico da Alemanha, solucionarem algumas dúvidas sobre a lista de convocados para o Mundial. O meia Michael Ballack, capitão da seleção alemã, esquentou o clima da partida ao lembrar da briga generalizada depois da eliminação no Mundial e afirmar que este tipo de atitude "diz muito" da personalidade dos argentinos.

"Eles assumem cada jogo como uma coisa de vida ou morte e recorrem a tudo para tentar vencer. Acho que eles aprendem isso desde pequenos", disse Ballack, apimentando o confronto.

França x Espanha

França e Espanha fazem um replay das oitavas de final da Copa de 2006, quando os franceses, comandados por Ribéry, eliminaram os espanhóis em mais uma campanha "morre na praia". Desta vez, porém, é a Fúria a favorita ao título e os Bleus que correm por fora, tendo se classificado apenas na repescagem, graças a um gol irregular.

O técnico da Espanha, Vicente del Bosque, classificou o amistoso como "uma grande oportunidade para medir o nível de jogo em que estamos. Muito se falou sobre nosso retrospecto recente, mas já vimos coisas desagradáveis acontecerem com favoritos em Copas, e por isso precisamos estar preparados", afirmou.

No time espanhol, Fernando Torres, que se recupera de lesão, não deverá atuar os 90 minutos. A novidade será Jesus Navas, recuperado de seus problemas de saúde a tempo de ganhar uma vaga na lista dos 23. Já na equipe francesa, a lista de desfalques por contusão é enorme: Karim Benzema, William Gallas, Eric Abidal, Sebastien Squillaci e Andre-Pierre Gignac. Franck Ribéry, que ainda não está 100%, deverá começar no banco.

Itália x Camarões

A Itália enfrenta Camarões no estádio Louis II, em Mônaco. Curiosamente, as duas equipes podem se enfrentar nas oitavas do Mundial - os africanos estão no Grupo E, junto com Holanda, Dinamarca e Japão, enquanto os europeus fazem parte do F, com Nova Zelândia, Eslováquia e Paraguai.

O principal desfalque da Itália é o goleiro Gianluigi Buffon. O jogador da Juventus está com uma lesão na coxa direita. Para o restante da preparação, a expectativa é contar com o brasileiro Amauri. Segundo o jornal La Gazzetta dello Sport, o atacante do time de Turim já terá nesta quarta seu passaporte italiano. Leonardo Bonucci, Andrea Cossu e Salvatore Sirigu foram convocados pela primeira por Marcelo Lippi vez e são as novidades.

O técnico de Camarões, Paul Le Guen, excluiu os experientes Rigobert Song e Geremi de sua lista mas promoveu o retorno dos zagueiros Sebastien Bassong e Benoit Assou-Ekotto, do Tottenham.

Inglaterra x Egito

A Inglaterra tenta esquecer os problemas extracampo em Wembley diante do Egito, recente vencedor da Copa Africana de Nações e que não está entre os classificados ao Mundial. A boa fase do atacante Wayne Rooney é destaque. "Ele é o melhor atacante do mundo", disse o goleiro egípcio Essam El-Hadary.

A expectativa é que Rooney faça todos esquecerem os problemas com o zagueiro John Terry, que perdeu a braçadeira de capitão. O jogador do Chelsea perdeu o posto para o meia Steven Gerrard, do Liverpool, por conta do escândalo sexual que protagonizou com uma antiga namorada de seu ex-companheiro de equipe Wayne Bridge, agora no Manchester City. Como consequência, Bridge anunciou semana passada que desistia da seleção para não criar um ambiente ruim no grupo que vai à Copa.

A decisão do técnico italiano Fabio Capello ainda não é definitiva - sua intenção é dar a braçadeira de capitão durante o Mundial ao zagueiro Rio Ferdinand, do Manchester United, que está machucado.

Veja os jogos deste meio de semana:

02/03
Brasil x Irlanda

03/03
França x Espanha
Holanda x EUA
Nova Zelândia x México
Japão x Bahrein
Austrália x Indonésia
Nigéria x Rep. Dem. Congo
Itália x Camarões
África do Sul x Namíbia
Turquia x Honduras
Eslováquia x Noruega
Costa do Marfim x Coreia do Sul
Áustria x Dinamarca
Grécia x Senegal
Bósnia x Gana
Argélia x Sérvia
Inglaterra x Egito
Suíça x Uruguai
Alemanha x Argentina
Eslovênia x Catar
Portugal x China

Nenhum comentário: