terça-feira, 30 de março de 2010

Grandes técnicos das Copas - Joseph 'Sepp' Herberger




Conhecida como "O Milagre de Berna", a vitória da Alemanha na Copa de 54 está intrinsecamente ligada a Joseph Herberger, um homem cujas conquistas transcendem as fronteiras convencionais do mundo dos técnicos de futebol. De fato, ele é considerado o pai da ressurreição alemã pós-Segunda Guerra, um homem do esporte que se transformou em um ícone da reconstrução do país após o triunfo sobre os favoritos húngaros na final.

"Sepp", como era conhecido, era o caçula de seis filhos de uma família podre. Quando seu pai morreu, teve que trabalhar com apenas 14 anos nas empreiteiras de construção civil e depois em metalúrgicas. Mas mesmo assim, ele mantinha sua paixão pelo futebol e estreou no clube local, o Waldhof Mannheim, aos 17 anos. Convocado pelo exército, afastou-se dos gramados por dois anos até voltar ao Waldhof e ser convocado para a seleção alemã. Jogou apenas três jogos, mas deixou sua marca de artilheiro também no futebol internacional.

Jogou por mais dois clubes e, aos 30 anos, começou a estudar para virar treinador. Formou-se em primeiro em sua turma com a tese "Buscando a máxima performance no futebol" e trabalhou por quatro anos como técnico de juvenis na federação alemã. Após o fracasso alemão nas olimpíadas sediadas por Berlim em 36, Sepp foi nomeado treinador da seleção principal. Na medida do possível, fez um bom trabalho na Copa de 38, mas foi tolhido pelas políticagens da época, que o obrigaram a convocar jogadores da Áustria, então anexada pelo regime nazista alemão. Durante a Segunda Guerra, as competições foram suspensas e Sepp ocupou seu tempo tentando sobreviver à destruição dos combates. Em 1950, voltou a comandar a seleção, que foi excluída do Mundial do Brasil.

Em 54, Sepp já tinha montado um time-base para a seleção alemã, com o jogo todo centrado no capitão Fritz Walter do Kaiserslautern. Apesar de serem uma boa equipe, os alemães eram considerados azarões e estavam com a moral muito baixa após a derrota na guerra. Na primeira fase, uma derrota humilhante por 8 a 3 para os incríveis húngaros de Puskas e Kocsis parecia ter provado que essa afirmação era verdadeira. Muito criticado, Sepp afirmou que decidiu por escalar um time mais fraco como estratégia para um plano mais ambicioso: ele havia poupado seus jogadores para o jogo contra a Turquia, que a seleção venceu. Depois, no desempate contra os mesmos turcos, mais uma vez escalou a força máxima. E deu certo: a Alemanha estava na segunda fase. Os críticos se calaram e mais uma vez ele foi reconhecido como um grande estrategista do futebol.

Sua fama cresceu, em parte graças ao seu árduo trabalho: ele mantinha um caderno em que anotava todos os detalhes dos próximos adversários, inclusive suas forças e fraquezas. Em 4 de julho de 54, a seleção alemã, contrariando todos os prognósticos, chegou a final e enfrentaria os amplamente favoritos húngaros. "Era uma final previsível", diziam, mas não foi bem o que aconteceu. Autoritário, Herberger sabia como motivar seus jogadores e arrancou deles o máximo naquele dia: os alemães foram mais fortes, mais valentes, determinados e, acima de tudo, tiveram espírito de equipe. Sepp sempre cobrava isso de seus jgoadores: "vocês têm que ser um grupo de 11 amigos", dizia. E o que se viu foi uma vitória impressionante, uma conquista histórica que serviu de exemplo para o povo alemão, que se sentia menosprezado. O "Milagre de Berna" não poderia ter outro nome, nem outro responsável: Sepp liderou um grupo cabisbaixo para uma vitória triunfante.

A conquista alavancou uma nova onda de otimismo e muitos jovens começaram a jogar futebol, orientados pelas recomendações de Sepp, que coordenava até as categorias de base da seleção alemã. Em 62, recebeu a Ordem Nacional do Mérito de Primeira Classe e permaneceu no cargo até 64, conquistando resultados expressivos nas Copas de 58 (quarto lugar) e de 62 (chegou até às quartas-de-final). Seu sucessor foi Helmut Schön. Em 77, morreu de uma infecção no pulmão, aos 80 anos.

TÁTICAS

Herberger era um estrategista nato. Após a vitória alemã na estréia da Copa de 54 sobre a Turquia por 4 a 1, ele fez oito mudanças na equipe, deixando seus melhores jogadores descansarem para a partida decisiva. Com o time reserva, perdeu para a Hungria por 8 a 3. Entretanto, a manobra se mostrou um golpe de mestre quando o time alemão, recuperado, derrotou novamente os turcos no jogo-desempate.

Nome: Joseph 'Sepp' Herberger
Data de nascimento: 28/03/1897
Data de morte: 20/04/ 1977
Local de nascimento: Mannheim, Alemanha

CARREIRA

Como jogador
1914 a 1921: Waldhof Mannheim
1921 a 1926: VFR Mannheim
1926 a 1930: Tennis Borussia Berlim
3 jogos pela seleção alemã, 2 gols

Como técnico

Em clubes
1930 a 1932: Tennis Borussia Berlim

Na seleção alemã
1936 a 1964 (campeão da Copa de 54)

Nenhum comentário: