segunda-feira, 22 de março de 2010

Craques das Copas - Gerd Müller


.

O início da carreira foi de superação. Após jogar por 9 anos nas categorias de base do pequeno TSV Nördlingen, time de sua cidade natal, e, aos 16 anos, já atuar no time titular (tendo marcado 180 gols após profissionalizar-se), foi contratado pelo Bayern de Munique, naquela época renegado à segunda divisão. O técnico Zlatko Cajkovski, quando viu o jogadr pela primeira vez, brincou: "O que é que eu posso fazer com um levantador de peso?". De fato, as pernas curtas de Müller não combinavam bem com o resto do seu corpo, forte e "em forma de barril", como brincavam seus companheiros. Müller teria que provar seu valor com gols.

E foi o que ele fez na sua estréia contra o Freiburg, após amargar o banco por dez rodadas. Marcando dois gols, Müller calou o técnico e fez as fundações de uma carreira sólida e vencedora. Em 1965, juntamente com o goleiro Sepp Maier e com o `Kaiser` Franz Beckenbauer, levou o time à primeira divisão e, no primeiro ano na Bundesliga, já terminaram em terceiro. Em 69, ajudou o time a conquistar seu primeiro título alemão, fato que se repetiria depois em 72, 73 e 74. Sem ele, as glórias do Bayern seriam inconcebíveis, uma vez que Müller foi o artilheiro do time em todas as temporadas em que esteve no clube, por 15 anos. Além disso, foi artilheiro do campeonato alemão por 7 vezes. Com tal desempenho, era apenas uma questão de tempo para que ele fosse convocado para a seleção alemã.

O técnico Helmut Schön convocou-o pela primeira vez em 66, após a derrota na final da Copa para a Inglaterra. Não demorou muito para que fosse efetivado ao time titular e, também na seleção, provou ter um faro de gol incomparável: marcou 68 gols em 62 partidas pela seleção e foi o artilheiro da Copa de 70, com 10 gols. Marcou três gols em duas oportunidades e, na semifinal contra a Itália, fez 2. Em 72, foi fundamental para a conquista da Eurocopa e, em 74, alcançou a glória final com a conquista da Copa do Mundo em sua terra natal. Desta vez ele não foi o artilheiro, mas seus quatro gols bastaram para que ele alcançasse a marca que perdurou até 2006 de maior artilheiro de todas as Copas, com 14 gols marcados. O mais especial deles foi exatamente o último, o gol da virada na final contra a Holanda.

Müller deixou a seleção precocemente, logo após a conquista do Mundial, com 28 anos. Na época, o motivo mais comentado era de que a decisão era uma represália à proibição da participação das esposas na festa de comemoração do título, algo que teria desagradado muito o atacante, que desmente tudo.

Cinco anos depois, assinou um lucrativo contrado com o Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos, onde ele jogou pela primeira vez contra seu grande companheiro no ex-clube, Beckenbauer, que jogava no New York Cosmos. Depois, jogou mais uma temporada no Smith Brothers Lounge, um time pequeno também dos Estados Unidos, onde encerrou sua carreira. Lidar com o fim dela, entretanto, foi um problema. Müller, que estava acostumado com os holofotes, não aceitava voltar ao anonimato e caiu no alcoolismo, separando-se da esposa. Felizmente, seus ex-companheiros de Bayern de Munique o ajudaram a passar por essa fase e hoje ele é técnico das divisões de base do Bayern, além de ter sido o embaixador de Munique para a Copa de 2006.

Nome: Gerhard `Gerd` Müller
Data de nascimento: 03/11/1945
Local: Nördlingen, Alemanha

Carreira:

Em clubes:
365 gols em 427 jogos no campeonato alemão (recorde)
1955 a 1964: TSV Nördlingen
1964 a 1979: Bayern München
1979 a 1981: Fort Lauderdale Strikers
1981 e 1982: Smith Brothers Lounge

Na seleção:
68 gols em 62 jogos (10 na Copa de 70 (artilheiro); 4 na Copa de 74 - o segundo maior artilheiro da história das Copas)

Títulos:
Campeão Mundial em 1974
Campeão da Eurocopa em 72
Tetracampeão alemão (1969, 1972, 1973 e 1974)
Tricampeão da Copa Européia de Clubes (1974, 1975 e 1976)

Nenhum comentário: