sexta-feira, 12 de março de 2010

Morre Euzébio, ex-jogador do Santos e campeão paulista de 73


Faleceu na noite desta quinta-feira, após um acidente automobilístico ocorrido no km 149 da Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), altura do distrito de Tupi, no sentido Santa Bárbara d’Oeste, o ex-jogador do Santos e União Barbarense Carlos de Jesus Euzébio, popularmente conhecido como Euzébio.

Ouça entrevista com Euzébio feita em 2008, para o Domingo Esportivo da rádio Azul Celeste de Americana, afiliada à Rádio Bandeirantes:



O motivo do acidente ainda não foi esclarecido, mas de acordo com informações preliminares obtidas junto à família de Euzébio, ele estava sozinho em um Toyota/Corolla e teria batido contra uma mureta.

Revelado pelo União Barbarense, Euzébio foi campeão paulista de 1973 com o Santos de Pelé e atuou por onze anos no futebol mexicano. Mais que um ex-jogador, era uma pessoa de caráter irreprensível, honesto, grande amigo e excelente contador de histórias.

A ele, a homenagem deste blog, reproduzindo parte de um texto que fiz em 2005 sobre sua carreira e vida. Abaixo, deixo o texto completo para leitura. São sete páginas de uma história de vida impressionante, que merece ser conhecida.

"A religião esteve com Euzébio em toda sua vida, especialmente no centro do gramado do estádio do Morumbi na tarde nublada daquele domingo, 26 de agosto de 1973. O Santos, escalado com Cejas; Zé Carlos, Carlos Alberto, Vicente e Turcão; Clodoaldo e Léo; Jair da Costa, Euzébio, Pelé e Edu empatara com a Portuguesa em 0 a 0 na final do campeonato paulista. Da beira do gramado, a imprensa, toda a favor da Portuguesa, via as arquibancadas lotadas de santistas após entrevistar alguns dos outros 10 mil que ficaram do lado de fora sem ingresso. O público de 116.156 torcedores é recorde paulista até hoje e dificilmente será quebrado. Jogo nervoso. A Portuguesa tinha um elenco jovem e, no Santos, Euzébio era o mais jovem e o mais nervoso. O garoto não foi escalado para cobrar os pênaltis, mas ficou ajoelhado no campo, mãos justapostas, camisa molhada de suor, rezando um Pai-Nosso. O goleiro santista defendeu os três primeiros pênaltis da Portuguesa, enquanto Zé Carlos desperdiçou a cobrança para desespero de Euzébio. Faltando ainda duas cobranças de cada lado, só uma tragédia tiraria o título do Santos. Então, na terceira defesa de Cejas, o árbitro Armando Marques, erroneamente, apita e declara o Santos campeão. O menino que cortava cana no interior de São Paulo vibra com seus companheiros e com os mais de 100 mil torcedores, corre, pula, grita. Só que, cinco minutos depois, os jogadores já perceberam o que havia ocorrido."

Clique aqui para visualizar o texto compledo do perfil de Euzébio.

Nenhum comentário: