quarta-feira, 31 de março de 2010

Série estádios clássicos - Estádio Centenário


Campos sagrados, fortalezas inexpugnáveis, arenas gigantescas e sedes intimidadoras - eles são também os locais de disputa dos momentos mais memoráveis das Copas do Mundo. A partir de hoje, o Jornalismo Esporte Clube leva até você os perfis das catedrais do futebol.

ESTÁDIO CENTENÁRIO

O estádio Centenário em Montevidéu permanece na trilha do passado e do presente do planeta futebol. Um monumento ao amor dos sul-americanos pelo esporte, o colosso de concreto que abrigava 100 mil pessoas foi o palco principal da primeira Copa do Mundo, introduzindo ao mundo a irrefutável visão do futebol como o único esporte verdadeiramente global.

Construído para sediar a Copa de 30 e em comemoração ao 100º aniversário de independência do Uruguai, o Centenário permanece até hoje como um marco inquestionável do futebol e da identidade nacional. Apesar de ter acontecido no cume de uma das maiores crises econômicas da história, a Copa do Mundo atraiu 13 seleções que buscavam o sucesso e o reconhecimento mundial, e o Centenário foi palco de pelo menos um jogo de cada uma das equipes. O estádio recebeu 10 das 18 partidas do Mundial, incluindo os três jogos-desempate, já que naquela época não havia disputa por pênaltis. Conquistou o título de "templo do futebol", dado pelo então presidente da FIFA, Jules Rimet.

O ambicioso projeto de construção do estádio começou em 21 de julho de 1929, a cerca de um ano do início do torneio. Mas o dinheiro era escasso para atender aos requisitos de infraestrutura da FIFA e também para garantir a segurança econômica que a organização de um evento como esse exigiam. Apesar disso, multidões de operários trabalharam incansavelmente para assegurarem que o estádio estivesse pronto a tempo. Cada parte do estádio foi designada para uma companhia construtora, enquanto os suprimentos de água e energia elétrica sendo garantidos pela comunidade local. Sob a supervisão do arquiteto Juan Antonio Scasso, três turnos foram organizados para que a construção não parasse, seguindo 24 horas por dia.

Os esforços intermináveis foram recompensados na abertura da Copa, no dia 18 de julho, quando o Uruguai bateu o Peru por 1 a 0 e toda a nação explodia em êxtase, orgulhosa pela vitória e pelo grande feito que fora a construção daquele estádio. Embora o Centenário seja considerado o palco principal da Copa de 30, havia outros dois estádios na capital Montevidéu - o relativamente pequeno Pocitos e o Parque Central. De fato, oficialmente a primeira partida disputada na história das Copas, a vitória da França por 4 a 1 sobre o México, aconteceu no estádio Pocitos para um público de cerca de mil espectadores no dia 13 de julho. Mas o mais importante para os uruguaios é que as cinco partidas da Celeste Olímpica na campanha do título mundial foram disputadas no gigante de concreto.

A final viu os anfitriões recuperarem-se após um gol dos arqui-rivais argentinos e virarem o jogo para 4 a 2 para conquistarem a primeira Copa do Mundo. O capitão uruguaio José Nazassi foi o primeiro jogador a erguer a Taça Jules Rimet. As comemorações duraram dias e mais dias em Montevidéu, ao passo que a era global do futebol começava com um triunfo doméstico. O futebol nunca mais seria o mesmo.

Mesmo 75 anos depois, quando o Centenário já se aproxima de sua própria comemoração de cem anos, o estádio permanece como a casa e, muitas vezes, como uma fortaleza inexpugnável para a seleção uruguaia.
O time conheceu raras vitórias em seu estádio, e mesmo os melhores do mundo encontram dificuldades neste templo do futebol. O Brasil, por exemplo, só conseguiu duas vitórias em 20 partidas disputadas lá até hoje. As estatísticas do Uruguai no Centenário em Copas América se aproximam da perfeição. O país sediou o evento por sete vezes, mas só quatro após a construção do estádio. E em todas as quatro, eles não só não perderam um jogo sequer como foram campeões.
Os dois maiores clubes uruguaios, Peñarol e Nacional, eternos rivais e ambos sediados na capital, já jogaram inúmeros clássicos no estádio que ambos chamam de casa. Tirando algumas modernizações, o estádio permanece muito parecido com o que era quando construído para sediar a primeira Copa do Mundo. E até hoje, quem entra nesse estádio é transportando de volta à época em que as camisas dos uniformes tinham botões e cordões e o futebol era algo muito mais inocente. Mas nem por isso menos belo.
Estádio Centenário

Localização: Montevideu, Urugui
Inauguração: 18/07/1930
Sediou 10 jogos da Copa de 30 e quatro Copas América (1942, 1956, 1967 e 1995).

Nenhum comentário: