quarta-feira, 17 de março de 2010

As melhores seleções estrangeiras de todos os tempos

Se o mundo da bola discute até quem é o “Pelé” do futebol (Pelé? Mara-
dona? Garrincha?), definir as melhores seleções de todos os tempos (fora as
brasileiras) é assunto para a vida toda. É quase impossível comparar períodos
distintos do esporte, e pode resultar anacrônico igualar o futebol de dife-
rentes décadas. A bola que voa em 2010 é outra pelota, se comparada a que
rolava em 1970. Piorou? Melhorou? Mudou. Como a vida. Como o mundo.

É com estas palavras que a bola começa a rolar e Mauro Beting abre o jogo em seu "As melhores seleções estrangeiras de todos os tempos", lançamento da Editora Contexto que teve sua noite de autógrafos realizada nesta terça-feira, na Livraria Saraiva do Shopping Eldorado.

Habilidoso com as palavras como jamais seria com a bola nos pés - ato confesso dele próprio, ainda que seja dos melhores goleiros que este país não viu -, Mauro Beting escalou os amigos André Rocha e Dassler Marques para o auxiliarem na escolha, análise e tradução para o ótimo futebolês as sete melhores seleções de todos os tempos, campeãs mundiais ou não.

Em ano de Copa do Mundo, entender porque a Hungria de 54 e a Holanda de 74 não foram campeãs (mas sim a Alemanha, em ambos os casos), conhecer de lances perdidos da conquista inglesa em 1966, como o lençol de Pedro Rocha em Bob Moore, e render-se às conquistas de Itália em 82, Argentina em 86 e França em 98, por mais que as derrotas brasileiras nestes três mundiais tenham sido por demais doloridas, é fundamental para todos os que param tudo por um mês a cada quatro anos, como Mauro tão bem lembra em sua deliciosa dedicatória.

Por ter tido o privilégio de estar presente no lançamento e a honra de aprender demais com este craque de todas as linhas, fica aqui uma dica para os fãs de futebol, de Copa do Mundo, de literatura e de Mauro Beting.

O livro já está disponível nas melhores livrarias e aqui, no site da Saraiva.

Faça como as seleções descritas neste livro: não perca!

Um comentário:

Felipe Noronha disse...

Maurício, tudo bom?
Agradeço pelo comentário e visita!
Eu vi sim seu e-mail no twitter, inclusive enviei um, pedindo autorização para te citar e outras coisas. Infelizmente não deve ter chego...
Bom, curto muito também colecionar, mas só possuo os álbuns de 98 pra cá... Agora que você citou que talvez tenha alguns antigos, será que não gostaria de nos ajudar?
Vivemos caçando álbuns por aí para incrementar mais o blog!
Sobre o álbum de 90. vi alguns sendo vendidos no mercado livre. Quem já comprou por lá falou que esses vendedores de álbuns são confiáveis.
Além disso, comentei lá no e-mail que não chegou se seria possível você colocar nosso blog na lista que há no seu? Nós sofremos com divulgação... E sem dúvida colocarei o seu no nosso.

Abraço!