segunda-feira, 21 de junho de 2010

Chile consegue furar a retranca e vence a Suíça por 1 a 0


Foram necessários 75 minutos para que o Chile conseguisse furar a retranca suíça e vencer por 1 a 0, ficando muito próximo à classificação para as oitavas de final. O jogo entra para a história pelo fato de a Suíça ter ficado 556 minutos sem sofrer gol - a maior invencibilidade da história dos Mundiais.

Primeiro tempo
Como esperado, o Chile começou pressionando, especialmente nas jogadas de velocidade de seu trio de ataque, jogando pelos lados. A Suíça marcava, como sempre, e buscava sair nos contra-ataques.

Os ataques chilenos paravam na linha de impedimento suíça, e no total foram nove impedimentos marcados contra o time sul-americano. Após a expulsão de Behrami, que no mesmo lance desferiu cotoveladas em dois adversários, a pressão apenas se intensificou, e as melhores jogadas vinham pelo lado esquerdo, em cruzamentos de Beausejour, que quase se transformaram em gol em finalizações de Sanchez e Suazo.

Segundo tempo
Na segunda etapa, o panorama não se alterou: Chile atacando e Suíça defendendo. Sabendo que precisava do resultado, porque ainda irá enfrentar a Espanha, o técnico Marcelo Bielsa lançou Valdivia e Mark González no intervalo, e o time melhorou.

Aos 22 minutos, a Suíça bateu o recorde que pertencia à Itália de 1986-1990 e completou 551 minutos sem sofrer gol - compreendendo o final da partida contra a Espanha, pelas oitavas de final da Copa de 94, toda a participação na Copa de 2006 e estes dois jogos de 2010. Porém, a invencibilidade foi quebrada aos 30: Valdívia dá lindo passe em profundidade para Paredes, que dribla o goleiro e cruza na pequena área, para Mark Gonzalez cabecear sozinho.

A partir daí, a Suíça se lançou desesperada ao ataque e deu mais chances para o Chile ampliar, mas o time sul-americano esbarrou na própria falta de qualidade para finalizar - assim como aconteceu contra Honduras. A vitória quase garante a classificação, mas o saldo de gols pode acabar sendo decisivo na última rodada - vitória angustiante, portanto. Ainda assim, o grupo H segue aberto e emocionante.

Chile 1x0 Suíça

21/06/10 - Nelson Mandela Bay (Grupo H)
Khalil Al Ghamdi (ARA)

Chile
Bravo; Medel, Ponce e Jara; Isla, Carmona e Vidal (Mark Gonzalez, int); Matias Fernandez (Paredes, 20’ST); Alexis Sanchez, Suazo (Valdivia, int) e Beausejour.

Suíça
Benaglio; Lichtsteiner, Van Bergen, Grichting e Ziegler; Behrami, Huggel, Inler e Fernandes (Bunjaku, 32’ST); Nkufo (Derdiyok, 23’ST) e Frei (Barnetta, 42’PT).

Gol: Mark González (C) aos 30/2ºT
Amarelos: Medel, Ponce, Carmona, Matias Fernandez, Valdivia e Suazo (C); Inler, Nkufo, Barnetta (S)
Vermelho: Behrami (S)

Um comentário:

O autor disse...

Esse time do Chile promete. Principalmente pela ofensividade e velocidade que vem demonstrando nesta Copa Do Mundo. Vejo com bons olhos essa equipe nas quartas de finais e, até mesmo, nas semi finais.

No entanto, para se classificar, terá que, ao menos empatar com a Espanha. Se não, terá que torcer por outros resultados. E´Marcelo Bielsa, que vem realizando um trabalho excepcional, já tem um grande problema: um dos meias mais criativos da equipe, Matías Fernandez, ppor ter recebido um segundo cartão amarelo, contra a Suíça, não jogará. Em seu lugar deve entrar Paredes, que entrou muito bem nessa última vitória.

http://diarioesportivogolaco.blogspot.com

Abraços, Lucas.