segunda-feira, 14 de junho de 2010

Em outro jogo fraco, Japão bate Camarões por 1 a 0

A Copa do Mundo definitivamente ainda não engrenou. Em outra partida de nível técnico sofrido, muita disputa no meio-campo mas poucas chances claras de gol ou mesmo finalizações decentes, o Japão foi mais eficaz em sua estratégia de jogo e, segurando-se na defesa para apostar nos contra-ataques, venceu Camarões por 1 a 0, pelo Grupo E.

Primeiro tempo

Aplicado taticamente e bem disposto defensivamente num 4-4-2, o Japão dava poucos espaços para Camarões, que detinha maior posse de bola e tentava chegar com mais frequência. Faltava, entretanto, qualidade no meio-campo formado por três volantes de Paul Le Guen, ao passo que Samuel Eto"

O jogo japonês se deu pelo lado direito, com Matsui. Era ele o alvo de todos os passes de saída de bola do time, que aproveitava os erros de passe dos camaroneses para aplicar velocidade ao ataque. Em uma destas escapadas, Matsui conseguiu efetuar o cruzamento para a área. A bola passou por todo mundo e encontrou Honda, desmarcado na pequena área, que apenas chutou para abrir o placar.

Segundo tempo

Com o gol, o posicionamento japonês na defesa apenas se intensificou, e mesmo sem criatividade no meio-campo, Camarões conseguiu chegar com mais intensidade, especialmente nos minutos iniciais da segunda etapa, graças a um Samuel Eto'o mais presente. Entretanto, o ritmo de jogo era ditado pela equipe asiática, que trocava pases e fazia o tempo passar.

Buscando a tão ausente criatividade, o técnico Paul Le Guen lançou Emana no meio, e ele até conseguiu oferecer mais presença ofensiva ao time camaronês. Enquanto isso, Takeshi Okada tirou Matsui, o melhor japonês em campo, e colocou Okazaki, atacante, para tentar matar o jogo no contra-ataque. Mbia ainda acertou um belo chute no travessão, contudo, a partida se arrastou até o fim sem os africanos conseguirem de fato ameaçar o gol de Kawashima.

Foi mais um jogo de morno para frio nas geladas tardes e noites sul-africanas, conferindo à Copa até o momento a horrível média de 1,6 gols por partida. E mesmo a Dinamarca, que foi muito mal na preparação e mostrou pouco poder de fogo contra a Holanda, ainda pode se classificar neste grupo.

Japão 1x0 Camarões

14/06/10 - Free State Stadium (Grupo E)
Olegário Benquerença (POR)

Japão
Kawashima; Komano, Nakazawa, Tanaka e Nagatomo; Matsui (Okazaki, 24/2ºT), Hasebe (Inamoto, 43/2ºT), Abe e Endo; Honda e Okubo (Yano, 37/2°T)

Camarões
Souleymanou; Mbia, N’Kolou, Bassong e Assou Ekotto; Makoun (Geremi, 30/2ºT), Matip (Emana, 18/2ºT) e Eyong; Eto’o, Webo e Choupo-Moting (Idrissou, 30/2ºT)

Gols: Honda (JAP), aos 38/1ºT)
Amarelos: N'Kolou e Ekotto (C); Abe (J)

Um comentário:

Gerson Sicca disse...

Foi fraco, mas pior que Argélia e Eslovênia eu não sei se vai ter.
E Camarões é uma desorganização só. Poderia jogar mais.