quinta-feira, 17 de junho de 2010

Grécia marca seu primeiro gol em Copas e vira sobre a Nigéria


A Grécia fez história em um dos jogos mais emocionantes da Copa, ao vencer a Nigéria por 2 a 1 na primeira virada deste Mundial. O jogo começou devagar, mas após o gol nigeriano e a expulsão de Kaita, a retrancada Grécia mostrou que joga melhor atacando, e criou inúmeras chances até marcar seu primeiro gol em Copas e conquistar sua primeira vitória.

Primeiro tempo
O jogo começou como se esperava, com as equipes se estudando e criando poucas oportunidades. Aos 16, a Nigéria abriu o placar em cobrança de falta de Uche, que passou por todo mundo e entrou. A partir daí, a Grécia, postada num 3-4-1-2 que privilegiava o contra-ataque, teve que se lançar à frente, e era de se imaginar que os africanos matassem o jogo.

O lance capital da partida aconteceu aos 33 minutos do primeiro tempo: em uma dividida na lateral, Kaita deu uma solada em Torosidis e foi expulso. Com isso, a Grécia cresceu e passou a dominar a partida, chegando ao empate aos 44, em chute forte de Salpingidis.

Segundo tempo
Na segunda etapa, a Grécia, com um homem a mais, foi para cima e pressionou. O jogo ganhou em movimentação e em um minuto cada equipe perdeu uma grande chance: Gekas cabeceou para linda defesa de Enyeama, novamente o destaque do time nigeriano, e no contra-ataque Obasi perdeu sozinho, sem goleiro.

A pressão grega se intensificou até que Enyeama não suportou: após a cobrança de escanteio, Tziolis chutou forte de fora da área, o goleiro rebateu e Torosidis apareceu para completar para o gol. A Nigéria, sem forças para reagir, por pouco ainda não sofreu o terceiro. Tristeza para os africanos, que possuem grande população no país, e alegria para os gregos, que marcaram seu primeiro gol em Copas e por tabela ainda venceram sua primeira partida.

As duas equipes chegam com chances de classificação na próxima rodada, e podemos ter um empate triplo com três pontos: basta que a Nigéria vença a Coreia do Sul e a Grécia perca para a Argentina, para que o classificado saia no saldo de gols.

Grécia 2x1 Nigéria

17/06/10 - Free State Stadium (Grupo B)
Oscar Ruiz (COL)

Grécia
Tzorvas; Sokratis (Samaras, 37/1ºT), Papadopoulos e Kyrgiakos; Vyntra, Tziolis, Katsouranis e Torosidis; Karagounis; Salpingidis e Gekas (Ninis, 34/2ºT)

Nigéria
Enyeama; Odiah, Yobo, Shittu e Taiwo (Echiejile, 10/2ºT (Afolabi, 32/2ºT)); Kaita, Haruna, Etuhu e Uche; Odemwingie (Obasi, int) e Yakubu

Gols: Uche (N) aos 16/1ºT, Salpingidis (G) aos 44/1ºT e Torosidis (G) aos 36/2ºT)
Amarelos: Sokratis, Samaras, Tziolis e Gekas (G); Obasi (N)
Vermelho: Kaita (N)

Um comentário:

O autor disse...

O grande mérito da Grécia foi, no caso, um demérito nigeriano. A expulsão de Kaita, duvidosa e polêmica, aos 33 da primeira etapa, mudou o panorama do jogo, que passou a ter uma Grécia mais audaz e com muito mais vontade de vencer daquela da estreia contra a Coreia do Sul. Agora, para os gregos, resta-lhes "zebrar" contra a Argentina, provavelmente recheada de reservas...

Passa la no meu blog: http://diarioesportivogolaco.blogspot.com

Abraçoc