quinta-feira, 24 de junho de 2010

Com dois golaços de falta, Japão vence Dinamarca e confirma classificação


Com dois belos gols de falta, o Japão continuou surpreendendo na África do Sul e venceu a Dinamarca por 2 a 0, garantindo a classificação em segundo lugar no Grupo E. Esta é a segunda vez que os japoneses avançam para as oitavas de final, repetindo o feito de 2002, quando foram anfitriões. Por outro lado, é a primeira vez, nas quatro participações dinamarquesas, que o time europeu é eliminado ainda na fase de grupos da Copa.

Primeiro tempo
O jogo foi equilibrado nos primeiros minutos, já que o Japão jogava pelo empate e manteve sua postura defensiva, num 4-1-4-1 muito bem disposto taticamente em campo. A Dinamarca, que também tem na defesa e no contra-ataque seus pontos fortes, viu-se obrigada a partir para cima desde o início, e acabou dando espaços exatamente para o contragolpe japonês.

Foi assim que o time de Takeshi Okada chegou aos dois gols, sofrendo faltas próximas à grande área em jogadas de velocidade. Aos 17, linda cobrança de falta de pé esquerdo de Honda na ponta esquerda da grande área, entrando no lado direito do gol de Soerensen. A Dinamarca acusou o golpe e não conseguia mais chegar, até que levou o segundo: outra bela cobrança de falta, desta vez próxima à meia lua, chutada de direita por Endo, no canto esquerdo de Soerensen.

Segundo tempo
Mesmo precisando marcar três gols para virar o jogo e se classificar, a Dinamarca não mostrou em nenhum momento ser capaz de alcançar tal feito. O técnico Morten Olsen bem que tentou, sacando o zagueiro Kroeldrup para a entrada do atacante Soren Larsen, mas de nada adiantou.

Os torcedores dinamarqueses presentes no estádio em Rustemburgo até se animaram com o pênalti infantil cometido por Hasebe, que Tomasson cobrou para defesa de Kawashima e gol de Tomasson no rebote. Mas, em linda jogada de Okubo e Honda, os japoneses ampliaram com Okazaki e carimbaram o passaporte para as oitavas de final, em que enfrentam o Paraguai, em um jogo improvável antes do início da Copa. Uma classificação merecida, de uma equipe consistente na defesa e rápida e habilidosa no ataque.

""Dinamarca 1x3 Japão""

24/06/10 - Royal Bafokeng (Grupo E)
Jerome Damon (AFS)

Dinamarca
Soerensen; Jacobsen, Agger, Kroeldrup (Soren Larsen, 11’ST) Simon Poulsen; Cristian Poulsen e Jorgensen (Jakob Poulsen, 34’PT); Rommedahl, Tomasson e Kahlenberg (Eriksen, 18’ST); Bendtner

Japão
Kawashima; Komano, Nakazawa, Túlio Tanaka e Nagatomo; Abe; Matsui (Okazaki, 29'ST) Endo (Inamoto, 46'ST) e Okubo (Konno, 43'ST); Honda

Gols: Honda (J) aos 17/1ºT e Endo (J) aos 30/1ºT; Tomasson (D) aos 36/2ºT e Okazaki (J) aos 42/2ºT
Amarelos: Kroeldrup, Christian Poulsen e Bendtner (D); Nagatomo e Endo (J)

Nenhum comentário: