quarta-feira, 9 de junho de 2010

Apresentação das seleções - Suíça

A Suíça disputará sua nona Copa do Mundo. O seu treinador, o alemão Ottmar Hitzfeld, quer chegar longe na África do Sul. O ex-técnico do Borussia Dortmund e do Bayern de Munique assumiu o comando da seleção helvética após a decepcionante campanha na Euro 2008 quando, jogando em casa, o país não passou da primeira fase, e conduziu a equipe ao seu segundo Mundial consecutivo. Na Alemanha, os suíços chegaram às oitavas de final e foram eliminados nos pênaltis pela Ucrânia com a incrível marca de primeira seleção da história a não sofrer um gol sequer.

O principal motivo do sucesso da seleção é a mescla entre jogadores jovens, como Eren Derdiyok, Tranquillo Barnetta e o goleiro Diego Benaglio, e outros mais experientes, como Alexander Frei e Blaise N'Kufo.

O caminho à África do Sul
O início do caminho de Hitzfeld e seus comandados não poderia ter sido pior. Após um empate em Israel, os suíços tiveram uma penosa derrota por 2 a 1 para Luxemburgo em Zurique, o momento mais complicado da seleção nas eliminatórias.

Mas o desempenho decepcionante contra a seleção do grão-ducado serviu como um alerta para que os suíços acordassem. Nas partidas seguintes, vieram cinco vitórias em seguida, contra Letônia (2 x 1), Grécia (2 x 1 e 2 x 0) e Moldávia (duas vezes 2 x 0). Apenas na sexta partida, contra a Letônia, a seleção da terra do chocolate e dos relógios interrompeu a sequência, empatando em 2 a 2. Uma vitória por 3 a 0 sobre Luxemburgo e o empate na partida final contra Israel em casa, na cidade da Basileia, garantiram para a seleção de Alexander Frei a primeira colocação no Grupo 2 da Europa.

As estrelas
Alexander Frei é indiscutivelmente o líder dentro de campo. O atacante do Basel é o maior goleador de todos os tempos da seleção e também ostenta a braçadeira de capitão. Ele marcou cinco gols nas eliminatórias. Blaise N'Kufo, do clube holandês Twente, é outro que costumar balançar as redes para os suíços. Nascido em Kinshasa, no Congo, ele forma a dupla de ataque com Frei e faz parte da seleção desde o ano 2000.

O técnico
Ottmar Hitzfeld, nascido em Lörrach, cidade quase na divisa entre Alemanha e Suíça, é um dos técnicos mais bem-sucedidos do futebol europeu. É um dos dois treinadores que conseguiram conquistar a Liga dos Campeões da UEFA por dois clubes diferentes, o Borussia Dortmund e o Bayern de Munique.

No dia 1º de julho de 2008, ele assumiu o comando da seleção suíça e, após alguns contratempos iniciais, conquistou a classificação direta para o maior evento do futebol mundial. Hitzfeld chegou a atuar pela seleção alemã como jogador, mas foi no futebol suíço que ele jogou durante a maior parte da carreira, defendendo o Basel (1971-75), o Lugano (1978-80) e o Lucerna (1980-83).

"Se o meu pai estivesse vivo para ver o sucesso que estou tendo como técnico da Suíça, e não do Bayern de Munique ou do Borussia Dortmund, ele teria pulado de alegria. É a nossa verdadeira pátria", resume bem o treinador.

Participações anteriores
- Na África do Sul, a Suíça estará participando pela nona vez de uma Copa do Mundo.

- A seleção helvética chegou às quartas de final nas edições de 1934, 1938 e 1954. Na Alemanha, venceu o grupo G, que tinha França e Coreia do Su, e parou nas oitavas de final.

Time-base
Benaglio; Lichtsteiner, Senderos, Grichting, Magnin; Padalino, Fernandes, Inler, Barnetta; Nkufo e Frei.

Jogos
16/06 - 11h - Espanha x Suíça (Moses Mabhida)
21/06 - 11h - Chile x Suíça (Nelson Mandela Bay)
25/06 - 15h30 - Suíça x Honduras (Free State)

Lista final de convocados


Goleiros

Diego Benaglio (Wolfsburg)
Marco Wolfli (Young Boys)
Johnny Leoni (Zurich)

Defensores
Stephan Lichtsteiner (Lazio)
Philippe Senderos (Everton)
Stephane Grichting (Auxerre)
Steve von Bergen (Hertha Berlin)
Mario Eggimann (Hannover 96)
Reto Ziegler (Sampdoria)
Christoph Spycher (Eintracht Frankfurt)

Meias
Valon Behrami (West Ham)
Gokhan Inler (Udinese)
Benjamin Huggel (Basel)
Pirmin Schwegler (Eintracht Frankfurt)
Gelson Fernandes (Saint-Etienne)
Tranquillo Barnetta (Bayer Leverkusen)
Xherdan Shaqiri (Basel)
Marco Padalino (Sampdoria)

Atacantes
Alexander Frei (Basel)
Blaise Nkufo (Twente)
Eren Derdiyok (Bayer Leverkusen)
Marco Streller (Basel)
Hakan Yakin (Luzern)

Nenhum comentário: